Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo de Zé Trovão falando sobre paralisação de caminhoneiros não é de 2023

Vídeo de Zé Trovão falando sobre paralisação de caminhoneiros não é de 2023

Caminhoneiros vão fazer paralisação no 7 de setembro de 2023, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Zé Trovão anunciou que caminhoneiros vão realizar uma paralisação no dia 7 de setembro de 2023.

  Análise

Ao contrário do que em outras situações, movimentos “patrióticos” (também conhecidos como golpistas) não ganharam corpo no 7 de setembro (assim como em, por exemplo, 2021 e 2022) deste ano.

Porém, um vídeo tem chamado atenção em redes sociais. Nas imagens, o agora deputado federal Zé Trovão fala em uma “paralisação de caminhoneiros” no dia 7 de setembro.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 1: Pena que o trovão não tem credibilidade nenhuma mais com o povo e nem com os caminhoneiros. Dizem até que nem um caminhão teve jamais! Não sei se é ou não… Versão 2:🚨🚨GREVE DOS CAMINHONEIROS,PELO IMPEACHMENT DO LADRÃO. Versão 3: ALERTA URGENTE SUPERMERCADOS NÃO SERÁ ABASTECIDOS Ouçam! Ouçam! PREVINAM-SE.

A mensagem tem algumas das principais características de fake news como o caráter vago, tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que confirmem que a história é recente.

Além disso, fake news sobre “greve de caminhoneiros” são comuns na internet. Desmentimos, por exemplo, em julho e em agosto de 2023.

Checagem

Na parte da checagem, vamos verificar as seguintes informações: 1) É verdade que caminhoneiros vão realizar uma paralisação no dia 7 de setembro de 2023? 2) De quando é o vídeo de Zé Trovão falando sobre a greve? 3) Há chance de termos uma paralisação de caminhoneiros no dia 7 de setembro?

É verdade que caminhoneiros vão realizar uma paralisação no dia 7 de setembro de 2023?

Não é verdade. Não há qualquer mobilização de classe (ou política de pessoas de dentro dos caminhoneiros) para realizar protestos no dia 7 de setembro de 2023. Dentre pessoas apoiadoras de Bolsonaro e/ou contrárias a Lula, há inclusive um movimento para “não sair de casa no feriado”. Uma das pessoas é o próprio deputado federal Zé Trovão (que aparece no vídeo)

De quando é o vídeo de Zé Trovão falando sobre a greve?

Não. Ele mesmo apontou recentemente que as imagens que estão circulando são de 2021. Na ocasião, Zé Trovão mobilizou caminhoneiros bolsonaristas para realizar um bloqueio na Esplanada dos Ministérios. Vale apenas apontar que, em 2021, não se tratou de um movimento de classe e sim de algumas pessoas que tinham ligação com a política.

Há chance de termos uma paralisação de caminhoneiros no dia 7 de setembro?

Não. Também não temos chances de termos uma paralisação de caminhoneiros como a de 2018. As entidades de classe costumam realizar paralisações ou greves por questões relacionadas à profissão. No momento, caminhoneiros estão tendo um canal de interlocução com o governo (que faria de tudo para evitar uma greve).

Conclusão

Fake news ❌

É falso que caminhoneiros vão realizar uma paralisação no dia 7 de setembro de 2023. O vídeo de Zé Trovão é de 2021 e não tem qualquer relação com a situação atual. O deputado, inclusive, pede que as pessoas “fiquem em casa”.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm