Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Caminhoneiros não pensam em fazer greve por conta de aumento dos combustíveis

Caminhoneiros não pensam em fazer greve por conta de aumento dos combustíveis

Caminhoneiros vão fazer paralisação por causa de aumento dos combustíveis, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Por causa do aumento no preço dos combustíveis, caminhoneiros, transportadoras e empresas de ônibus falam em fazer greve.

  Introdução

Depois do que ocorreu na grande greve de caminhoneiros de 2018, oposicionistas não demoraram a “clamar” por greves da categoria para desestabilizar governos. Também já vimos fake news que ligavam a greve para causas políticas.

A última das histórias que circulam na internet aponta que a classe tem falado em fazer uma paralisação por conta do anúncio de aumento no preço dos combustíveis feito na última semana. Leia algumas das mensagens que estão circulando junto a vídeos:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 1: 💣bomba acabou de acontecer 🚚🚛paralisação nacional 🇧🇷🇧🇷dos caminhoneiros e confirmada Versão 2: Caminhoneiros se preparam para paralisação apos aumento dos combustíveis Versão 3: APAGÃO PEGA O BRASIL E PARALISAÇÃO DE CAMINHONEIROS PODE ACONTECER Versão 4: Caminhoneiros, transportadoras e empresas de ônibus já sinalizam com paralisação, em função da alta nos combustíveis

  Análise

As mensagens se espalharam em diversas redes sociais como Twitter, Facebook e TikTok. Identificamos características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, erros de português e falta de citação de fontes confiáveis.

Na parte da checagem, vamos responder a três perguntas. A primeira é se haverá paralisação de caminhoneiros por causa do aumento do preço dos combustíveis. A segunda é se há chances de ocorrer uma greve de caminhoneiros por este motivo. A terceira é o que devemos fazer quando ouvimos rumores como este.

Checagem

Haverá paralisação de caminhoneiros por causa do aumento do preço dos combustíveis?

Não há nada que indique isso. É fato que foi anunciado um aumento no preço dos combustíveis e que isso deve ter causado insatisfação na classe. Porém, próprios líderes da classe descartaram que haverá paralisação.

Há chances de ocorrer alguma greve de caminhoneiros nos próximos tempos?

Tudo indica que não. A greve de 2018 (a única que ocorreu nos últimos tempos no país) teve uma junção de diversos fatores de insatisfação da classe. Além disso, ninguém imaginava o que poderia com uma greve. Agora, há, sim, ideia do que poderia ocorrer e qualquer ameaça passaria por uma grande negociação.

O que devemos fazer quando ouvimos rumores como este?

A primeira coisa que temos que levar em conta é que uma “nova greve” como a de 2018 será algo raríssimo. O que é possível fazer é buscar se há manifestações de entidades representativas da classe como a CNTA, Abicam, Unicom e outros. Também é possível buscar por notícias de supostas negociações em relação a greves. Se houver ameaça, haverá negociação.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

Não há provas de que haverá uma paralisação de caminhoneiros por conta do aumento no preço dos combustíveis. Lideranças apontaram que não há previsão de greve e que não há nada para além de mensagens que soltas que indiquem para isso.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm