Vídeo mostra resgate das crianças em caverna na Tailândia #boato

Boato – Vídeo compartilhado na web mostra resgate dos 12 meninos presos em caverna na Tailândia. Durante o resgate as crianças foram sedadas.

Os doze meninos de 11 a 16 anos e seu técnico de futebol, que ficaram presos em uma caverna inundada na província de Chiang Rai, na Tailândia, desde o dia 23 de junho, estão salvos. Quatro garotos foram resgatados no primeiro dia de trabalho, quatro no segundo e quatro foram retirados nesta terça-feira (10 de julho de 2018), junto com o técnico.

Em meio às notícias sobre a operação de resgate, circula no Facebook e no WhatsApp um vídeo que, supostamente, mostra o momento em que os meninos são retirados da caverna. “Imagens mostram suposta maneira de como estaria sendo o resgate dos meninos. Um trabalho meticuloso e difícil, em que os meninos precisam ser sedados!”, diz a mensagem. Assista ao vídeo:

Vídeo mostra resgate das crianças em caverna na Tailândia?

Não é mentira que o resgate foi um trabalho meticuloso e difícil. Mas não é verdade que os meninos precisaram ser sedados, assim como não é verdade que o vídeo mostra o resgate das crianças na caverna. Se você não entendeu o porquê, a gente te explica.

De cara, achamos a história muito estranha. Afinal de contas, as imagens da caverna da Tailândia mostram águas turvas, enquanto no vídeo a água é límpida e transparente. Além disso, o vídeo não condiz com o plano estratégico divulgado pelas equipes de resgate.

Ao contrário do que mostram as imagens e a mensagem que viralizou, os meninos não foram sedados e nem amarrados durante o resgate. Na verdade, os meninos receberam ansiolíticos antes de serem levados à superfície para não se estressarem e não correr o risco de ter uma eventual crise de pânico. Porém, eles tiveram que nadar.

Outro ponto que entrega a farsa na história é a maca que aparece no vídeo. Isso porque a maca é bem maior do que o tamanho de uma criança. Nem precisamos dizer que não faz muito sentido os mergulhadores carregarem uma maca desse tamanho em um percurso com trechos muito estreitos (no ponto mais estreito, a caverna tem 60 cm de altura por 90 cm de largura), com água turva e baixa visibilidade.

Note, que faz menos sentido ainda, uma equipe de filmagem acompanhar uma operação de resgate tão delicada. Afinal, a morte de um dos mergulhadores da Marinha Tailandesa durante uma operação de abastecimento mostra o nível de perigo da travessia.

Por fim, o leitor Ederson Donde, encontrou a origem do vídeo e matou a charada. Na verdade, as imagens foram registradas em 2010, na França. O vídeo mostra a simulação de um regaste durante o treinamento de mergulhadores. Ou seja, as imagens nada tem a ver com o resgate na Tailândia. Confira no vídeo:

Resumindo: os meninos já foram resgatados e já foram levados para hospital da província de Chiang Rai, onde permanecem em quarentena para evitar infecções. Porém, o vídeo não tem nada a ver com o resgate na Tailândia. Ou seja, tudo não passa de #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

3 comentários em “Vídeo mostra resgate das crianças em caverna na Tailândia #boato

  • 12/07/2018 em 15:41
    Permalink

    Sim, o vídeo é mesmo de 2010, conforme se verifica pela data de publicação do mesmo no Youtube. Porém, o texto merece alguns reparos, como por exemplo quando diz que “os meninos não foram sedados, mas receberam ansiolíticos”. Ora, receber ansiolíticos é por definição receber um tipo de sedativo; portanto, se os meninos receberam tais medicamentos, foram de fato sedados (sedação não precisa retirar totalmente a consciência, basta acalmar a pessoa que já é efeito sedativo). Também não há uma “equipe de filmagem”, mas simplesmente um dos mergulhadores levando uma câmera e registrando a ação. Quanto às águas límpidas, há uma dinâmica muito intensa na visibilidade das águas, que ficam muito turvas logo em seguida a chuvas fortes (devido à mistura da água com a terra presente na caverna), mas as águas tendem a voltar à limpidez com grande velocidade devido ao processo de decantação que ocorre logo que as chuvas param. Em resumo, o vídeo de fato não é do resgate dos meninos na Tailândia, mas as objeções apresentadas como argumento contra o mesmo me parecem indevidas.

    Resposta
    • 12/07/2018 em 04:45
      Permalink

      Isso mesmo, vi alguns peixes e já achei que era boato, pois se foi a chuva que inundou a caverna, como os peixes teriam ido parar lá? E, se o espaço era tão pequeno, como puderam filmar com tantos detalhes?

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)