Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Barras de ouro são enviadas da Amazônia para a França por meio de ONGs #boato

Barras de ouro são enviadas da Amazônia para a França por meio de ONGs #boato

Barras de ouro são enviadas da Amazônia para a França por meio de ONGs, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra centenas de barras de ouro que foram enviadas da Amazônia para a França via ONGs. França e ONGs estão de olho no ouro do Brasil.

Quando o povo que “gosta de criar” notícias falsas “implica” com um assunto, sai de baixo. E muitas dessas pessoas têm implicado nos últimos dias com a tríade “Amazônia”, “França” e “contrabando”. A prova disso está na sequência de fake news sobre esses assuntos que andam circulando por aí.

Se você não sabe o aconteceu, a gente explica por aqui: primeiro, um vídeo começou a circular na internet com a denúncia de que um diamante de duas toneladas e meia havia sido achado na Amazônia (desmentimos aqui). Depois, começou a circular a informação de que seria uma esmeralda que havia sido achada (também desmentimos). Agora, o que teria sido “achado” era ouro.

De acordo com mensagens que estão circulando acompanhadas de um vídeo, ONGs estão contrabandeando barras de ouro para a França. A filmagem mostra dois homens mexendo no metal precioso e a foto do presidente francês Emmanuel Macron. Leia a mensagem que circula online:

Atenção: Cuidado com fotos que mostram “riquezas da Amazônia” que foram pegas por ONGs

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: Olha porque o presidente da França brigou pela Amazonas, nosso ouro enviado para lá via ONGs , olha quanta riqueza nossa estáva indo embora debaixo do nariz do PT Versão 2: Da Amazônia para a França via ONGs com certeza já faz muitos anos que isso acontece todos dias A quanto tempo a França deve estar roubando o nosso ouro. E tem uns fdps que tem coragem de pedir perdão a Macron.

Versão 3: Pedrinha Preciosa (Diamante) de 2,5 toneladas encontrada na AMAZÔNIA e ja em uma ONG para ser enviada ao exterior. Toneladas de ouro conferida pelos gringos. A *AMAZÔNIA* O pulmão do mundo sendo protegido pelos europeus (Franceses, Alemães, Norueguêses,…) com ajuda das ONG. Versão 4: Da Amazônia para a França via ONGs. Gente !!! Pelo amor de Deus , veja o quanto a França rouba do nosso Brasil

Barras de ouro foram enviadas da Amazônia para a França por meio de ONGs?

Muita gente compartilhou a história na internet crente que, dessa vez, era real. Ledo engano. Assim como das outras vezes, o vídeo em questão nada tem a ver com a Amazônia. Senta aí que a gente explica tudo para vocês.

Antes de falar dos detalhes, vamos ao básico. Além desse tipo de boato já estar batido, todas as mensagens têm algumas das principais características de boatos online: são vagas, alarmistas, com erros de português e não citam fontes confiáveis.

Ao analisar o vídeo, percebemos algumas coisas que também não batem. A primeira delas é que ninguém fala em português no vídeo. A segunda é que, em nenhum momento, é mencionado o nome de Macron ou da Amazônia nas imagens. Isso já nos fez ficarmos desconfiados.

Desconfiança que virou certeza da ajuda graças ao leitor José Zanetti Junior. Quando estávamos na apuração, tivemos acesso a um link do site Observers (serviço de fact-checking do France 24), que traz toda a explicação para o caso e foi enviado por ele.

No artigo (que pode ser lido em inglês aqui), foi observado que o vídeo não é recente graças a um detalhe. Em certo momento, é mostrada uma edição do jornal B&FT (distribuído em Gana). A notícia que está na capa da edição é do dia 10 de junho.

Também foi observado um logotipo de uma empresa de investimentos. Ao entrar em contato com a empresa, o site descobriu quem é a pessoa do vídeo. E aí ela explicou que estava representando potenciais compradores de ouro provindo da África. Ele (que é italiano) afirmou, ainda, que o vídeo foi mesmo gravado em Gana e que o negócio não foi fechado.

Resumindo: mais uma vez, um vídeo que nada tem a ver com a Amazônia ou Macron tem circulado na internet. No fim, descobrimos que a filmagem foi feita na África e não tem nada de ONG de meio ambiente envolvida em tudo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.