Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Não há provas de que bandidos estão realizando assaltos com base em embalagens de mercadorias encontradas no lixo

Não há provas de que bandidos estão realizando assaltos com base em embalagens de mercadorias encontradas no lixo

Bandidos estão procurando embalagens de mercadoria no lixo para realizar assaltos, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Bandidos estão realizando assaltos com base em embalagens de mercadorias encontradas no lixo.

  Análise

Uma mensagem de causar medo está circulando com força em redes sociais como o TikTok, Facebook, Instagram e aplicativos de mensagem como o WhatsApp. De acordo com o texto que está circulando na internet, ladrões estão se utilizando de uma nova tática para realizar assaltos.

A tática estaria em procurar no lixo por embalagens de produtos que foram entregues para pegar a etiqueta do endereço, colocar em uma embalagem e pedir para porteiros para entregar no condomínio. A partir daí, seria realizado o assalto. Leia a mensagem que circula online:

NOVO GOLPE: Bandidos estão procurando no lixeiro embalagens de mercadorias recebidas com o endereço intacto. Eles pegam a etiqueta do endereço, colam numa caixa nova e vão no condomínio para entregar. Eles pedem ao porteiro para entregar em mãos e assaltam a pessoa. Cuidado!!

Vídeo: é falso que Quiz do Pix dê R$ 150 para quem compartilhar no WhatsApp

A mensagem tem as principais características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis. Além disso, “denúncias de novos golpes” são comuns em fake news na internet (há exemplos aqui, aqui e aqui).

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) Há provas que bandidos estão realizando assaltos com embalagens encontradas no lixo? 2) Há lógica no modus operandi que fala em bandidos e embalagens? 3) É possível que alguém resolva, por conta da mensagem, realizar este tipo de roubo?

Checagem

Há provas que bandidos estão realizando assaltos com embalagens encontradas no lixo?

Não há. Assim como as tantas outras fake news que citamos, a mensagem não apresenta qualquer comprovação. Também não há nenhum caso conhecido de que bandidos tenham utilizado tal método para realizar assaltos.

Há lógica no modus operandi que fala em bandidos e embalagens?

Se não bastasse, não há lógica na tática em questão. Primeiro, porque, normalmente, condomínios não permitem que pessoas entrem com pacotes (fica com o porteiro mesmo). Segundo, porque há formas mais simples de se assaltar (não com disfarces como estes de entregador). Terceiro, porque ninguém garante que a pessoa que “esqueceu a embalagem” tem “bens para serem roubados”.

É possível que alguém resolva, por conta da mensagem, realizar este tipo de roubo?

É possível. Afinal, a mensagem, infelizmente, pode ser um gatilho. Porém, é improvável que a “tática” surja em casos isolados. Se vai ser bem-sucedida, não há muitos indícios.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

Não há provas de que bandidos estejam mexendo no lixo das casas para pegar etiquetas e para realizar assaltos. A história surgiu na internet e não tem um caso real que a ilustre de verdade.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm