Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Bandidos oferecem viagem para Disney em porta de cinema para realizar falsos sequestros #boato

Bandidos oferecem viagem para Disney em porta de cinema para realizar falsos sequestros #boato

Bandidos oferecem viagem para Disney em porta de cinema para realizar falsos sequestros, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Um novo golpe está na área. Bandidos estão indo nas portas de cinemas e oferecendo uma viagem da Disney para roubar dados e realizar falsos sequestros.

Se existe um tipo de boato que podemos classificar como atemporal é aquele do “novo golpe na área”. Isso é tão válido que hoje vamos falar de uma versão nova de uma fake news que foi desmentida aqui no Boatos.org lá em 2014.

A história que está circulando por aí aponta que bandidos estão se utilizando de uma estratégia para realizar o golpe do falso sequestro em portas de cinemas. Os bandidos estariam abordando jovens e oferecendo uma passagem para a Disney. Depois disso, eles pegavam os dados dos adolescentes para ligar para parentes para dizer que ele havia sido sequestrado. Leia o texto que circula por aí:

RED ALERT. Importante!! pais de adolescentes, leiam!! Encaminhe para os pais que vc conhece. Vou aproveitar e deixar registrado aqui algo que aconteceu com uma conhecida recentemente. Principalmente para quem tem filhos adolescentes orientar a respeito. Ela deixou o filho no shopping com amigos para irem ao cinema. Qd os meninos chegaram na porta do cinema tinha uma moça com a blusa de uma empresa de viagem a Disney fazendo cadastro para o sorteio de uma viagem com acompanhante. E é *óbvio* que todos quiseram concorrer.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

O que tinha no folheto para preencher? Nome Endereço Telefone Nome do responsável Telefone Qd se entra no cinema o que se faz no celular? Desliga. Col Coloca no silencioso… Foi aí que o golpe foi dado. Ligaram para o responsável alegando que tinham sequestrado o adolescente no shopping e pedindo pix de resgate. A mãe tentando ligar para o filho, celular na caixa. O “sequestrado” disse que deixaria o adolescente no endereço dela (tava lá na ficha preenchida), assim que o pix fosse realizado. Realmente uma situação dessa n tem como não acreditar.

Bandidos estão oferecendo viagem para Disney em porta de cinema para realizar falsos sequestros?

A história, com direito a texto falando em “red alert”, se espalhou, principalmente, em “grupos de pais”. Só que, além de a denúncia (pelo menos até o momento) não proceder (esperamos que nenhum bandido se utilize da “ideia brilhante”), o texto que circula por aí é uma nova versão de um boato já desmentido aqui.

A mensagem já nos deixa muito desconfiados da veracidade da informação. O texto é vago, alarmista, tem erros de português e não cita nenhuma fonte confiável que confirme a informação. E, ao buscar por qualquer caso real sobre a história, nada encontramos em fontes confiáveis.

O fato de não existir a descrição em fonte confiável de um caso real do tal tipo de sequestro já elimina a hipótese de que seja um crime realizado em massa. Além disso, o fato de termos desmentido lá em 2014 um boato muito parecido também elimina a hipótese de que se trata de “um novo golpe”.

Vale apontar que o tal modus operandi descrito na mensagem não é lá muito inteligente. O que escrevemos em 2014 sobre o assunto:

Disfarçar-se de pesquisadores na porta de cinemas dentro de shoppings para recolher informações se não é inviável, é no mínimo dificílimo. A política de segurança dos shoppings costuma ser rígida e pesquisas não são permitidas sem credenciais devidamente verificadas e aprovadas. Além disso, o local é recheado de câmeras de segurança.

Além disso, o golpe do falso sequestro é antigo, de fato existe, mas não exige toda essa logística. Basta discar números aleatórios e fazer algumas afirmações sobre possíveis familiares que as pessoas caem no golpe. É tentativa e erro, simples.

Resumindo: é falsa a história que aponta que bandidos estão oferecendo uma viagem para Disney (específico, não) para roubar dados e realizar o golpe do falso sequestro. Trata-se de uma nova versão de um boato que desmentimos aqui em 2014.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso