Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Mensagem que aponta que bandidos estão colocando moedas em portas de carros para realizar assaltos não é real

Mensagem que aponta que bandidos estão colocando moedas em portas de carros para realizar assaltos não é real

31 de outubro de 2023 vai marcar o fim do mundo e do arrebatamento, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Bandidos usam tática da moeda para carros não travarem e eles terem acesso ao interior do automóvel para roubar seus pertences.

  Análise

A cada dia que passa, os bandidos estão cada vez mais criativos para conseguirem realizar seus roubos de forma rápida e fácil. E o brasileiro que lute para aprender as novas técnicas e se proteger da perspicácia dos bandidos.

De acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, dessa vez, os bandidos teriam ido longe demais. Segundo a publicação, bandidos estariam colocando moedas nas portas dos carros, para evitar que os motoristas travem as portas e os bandidos consigam roubar seus pertences que estão dentro do automóvel.  Confira:

Versão 1: “Se você ver uma moeda na porta do seu carro, chame a polícia imediatamente! Os ladrões encontraram uma nova maneira de roubar veículos. Eles colocam uma moeda na maçaneta da porta do seu carro, assim, no lado do passageiro, já que você, provavelmente, não vai ver. Então, é só os ladrões te seguirem e, quando você for bloquear o seu carro, a porta não vai travar direito e eles vão conseguir abrir ela e roubar seus pertences e o o seu carro!”. Versão 2: “Se você avistar uma moeda na porta de seu carro, ligue imediatamente para a P0L!C!@”. Versão 3: “Ela não viu a Moeda na porta do seu Carro e teve uma surpresa que custou muito caro”.

Vídeo: é falso que Quiz do Pix dê R$ 150 para quem compartilhar no WhatsApp

A história ganhou uma enorme repercussão nas redes sociais, principalmente, no TikTok (onde apenas um vídeo já tem mais de 94 mil curtidas) e no Facebook (onde uma publicação tem quase 300 mil visualizações). Ao se deparar com os vídeos que estão sendo compartilhados, reparamos que eles seguem o velho roteiro de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, a falta de fontes confiáveis (a polícia, por exemplo) e a ausência de notícias sobre o suposto roubo. Se isso não bastasse, histórias falsas sobre crimes mirabolantes, cheios de criatividade, já foram desmentidas no Boatos.org aqui, aqui e aqui.

A partir daí, três questões importantes surgiram: 1) Os bandidos estão colocando moedas na porta de carros para realizar roubos? 2) Se você encontrar uma moeda na porta do carro, deve chamar a polícia? 3) É possível que bandidos resolvam usar a tática para roubar?

Checagem

Bandidos estão colocando moedas na porta de carros para realizar roubos?

Não. Até o momento, não conseguimos encontrar nenhum caso real da suposta tática de roubo. Além disso, não existe muita lógica e nem sempre a tática funciona. Em 2016, o serviço de fact-checking Snopes escutou um especialista sobre o assunto e descobriu que a estratégia não funciona como parece. De acordo com ele, a maior parte dos carros atualmente não possuem mais a maçaneta mostrada no vídeo e não há espaço para colocar uma moeda. Além disso, dependendo do modo como o carro for manuseado, o sistema de alarme sonoro pode disparar.

Se isso não bastasse, em 2022, uma página no TikTok resolveu fazer o teste e tirar a história a limpo. No vídeo, é possível ver que o carro não fica aberto e, caso ficasse, o carro não emitiria os sinais luminosos, indicando que existe algo de errado.

Se você encontrar uma moeda na porta do carro deve chamar a polícia?

Não. É só tirar a moeda e conferir se a porta está fechada. A situação não é indicativo para pânico, ainda mais se não ocorreu nada com o carro.

É possível que bandidos resolvam usar a tática para roubar?

Sim, é possível que alguns deles tentem usar a tática para realizar roubos, ainda mais depois de tamanha exposição dessa história. Mas só aqueles que não estão bem informados, uma vez que a estratégia pode dar mais problemas do que resultados. Como já lembramos ali atrás, ao tentar abrir a porta do carro travado, o alarme pode disparar e denunciar todo o plano.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

A história que diz que bandidos estão usando moedas em maçanetas para realizar roubos é falsa! Nem bandidos estão usando essa tática e muito menos ela funciona. A história é antiga, já circula desde 2015 ao redor do mundo na internet. Especialistas explicam que os carros mais atuais não possuem espaço para se colocar moedas em suas maçanetas. Além disso, a maioria esmagadora de carros possuem sistema de alarme sonoro. Se você tentar abrir a porta com o alarme ativado, ele vai disparar e denunciar o plano. Por fim, pessoas já testaram a tática e descobriram que ela não funciona.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm