Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Bandidos estão distribuindo máscaras com produtos químicos de casa em casa para assaltar #boato

Bandidos estão distribuindo máscaras com produtos químicos de casa em casa para assaltar #boato

Bandidos estão distribuindo máscaras com produtos químicos de casa em casa para assaltar, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Para realizar assaltos em casas, criminosos oferecem máscaras com produtos químicos que deixam pessoas inconscientes. 

Golpe e crimes, infelizmente, se tornaram bastante comuns em diversas cidades do Brasil, apelando para diversas estratégias. E atingem, especialmente, pessoas desavisadas, causando prejuízos financeiros e também psicológicos, por conta do trauma.

Nos últimos dias, uma história tem chamado a atenção na internet ao indicar que criminosos estariam praticando golpes utilizando máscaras de proteção contra a Covid-19. Se não bastasse a onda negacionista com informações falsas sobre o uso do equipamento, agora também temos histórias sobre golpes que, de alguma forma, podem desestimular o uso da máscara.

De acordo com uma publicação, pessoas não identificadas estariam oferecendo máscaras, gratuitamente, de porta em porta. Segundo a história, os criminosos também estariam pedindo para as pessoas experimentassem o equipamento (que estaria encharcado com produtos químicos). Ainda de acordo com a história, ao experimentar as máscaras, as pessoas ficariam inconscientes e seriam roubadas. Confira:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

“BOLETIM DA POLÍCIA. Aviso!!! Pessoas não identificadas estão indo de porta em porta distribuindo máscaras, dizem que é uma nova iniciativa do governo local. Eles sempre pedirão que você, por favor, coloque para ver se cabe em você. Foi encharcado com produtos químicos que o deixam inconsciente e, uma vez que você desmaia, eles o roubam. Por favor, não aceite máscaras de estranhos. Lembre-se, estamos vivendo em tempos críticos e as pessoas estão desesperadas para tirar proveito com o objetivo de ganhar dinheiro. A taxa de crimes disparou, então seja cauteloso e jogue pelo seguro! Envie a todos os seus amigos, colegas e entes queridos para os ajudar a ficarem vigilantes nesta situação adversa. Lembre-se de que compartilhar é cuidar!”.

Bandidos estão distribuindo máscaras com produtos químicos de casa em casa para assaltar?

A informação causou pânico nas redes sociais, em especial, no Facebook e deixou muita gente apreensiva com os supostos golpes. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta pela falta de provas e de lógica do tal golpe.

Ao olhar para a mensagem, é possível perceber que ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista e a falta de fontes confiáveis. Se isso não bastasse, histórias falsas sobre supostos golpes não são novidade na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas.

Exemplo disso é a informação que dizia que bandidos estariam usando roupas de profissionais de saúde e van vermelha dos Bombeiros para realizar assaltos. Também a que indicava que bandidos estariam fazendo o app do Uber travar para realizar assaltos como falsos motoristas e, por fim, a que apontava que o SIM Swap Fraud seria um novo golpe, onde bandidos pediriam para as pessoas pressionarem a tecla 1 no celular.

Pois bem, resolvemos procurar por mais informações sobre o tal golpe e não encontramos nada. Por ser um crime bastante sistematizado, o que não faltaria seriam relatos e casos de pessoas que foram enganadas pelos tais bandidos. Entretanto, não conseguimos achar nenhum relato (nem de pessoas e muito menos da polícia).

Se isso não bastasse, o crime lá não tem lá muita lógica. Estamos vivendo a pandemia da Covid-19 há um ano e meio e a máscara é um item obrigatório desde a primeira quarentena no país, em 2020. Por isso, quase todo mundo já possui o equipamento de proteção. Ou seja, quem iria cair numa balela dessas?

Além disso, o boato não leva em conta que, em meio à pandemia, a probabilidade de alguém estar sozinho em casa é bastante pequena. E se alguém realmente aplicasse o golpe, imobilizando apenas um morador, o crime seria completamente arriscado (uma vez que outras pessoas ofereceriam resistência).

Por fim, ainda existe a grande questão de que vizinhos ou pessoas que estivessem passando na rua poderiam ver tudo, tentar oferecer ajuda à pessoa inconsciente (achando se tratar se um desmaio casual) e ligar para a polícia (se percebessem que se tratava de algo intencional). Ou você colocaria pessoas não identificadas, totalmente estranhas, dentro da sua casa? Não faz sentido!

Em resumo: a história que diz que bandidos estariam aplicando golpes ao pedir para pessoas experimentarem máscaras com produtos químicos que causariam desmaios é falsa! Ao procurar pela informação na internet, não encontramos absolutamente nada: nenhum relato de alguém que sofreu o golpe e muito menos um aviso da polícia sobre o assunto. Ao analisar o sistema do suposto golpe, também percebemos que, além de arriscado, ele não faz muito sentido. No momento, 99% das pessoas já possuem máscaras de proteção e, com certeza, ficariam desconfiadas com “distribuições massivas” do equipamento. Além disso, um desmaio em um local onde outras pessoas pudessem ver toda a ação geraria desconfiança. Ou seja, a história não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso