Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Atentado com bomba é a causa do rompimento ocorrido na barragem de Jati #boato

Atentado com bomba é a causa do rompimento ocorrido na barragem de Jati #boato

Atentado com bomba é a causa do rompimento ocorrido na barragem de Jati, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Rompimento da barragem de Jati foi causado por um atentado à bomba. Colocaram explosivos para sabotar trecho da transposição do Rio São Francisco no Ceará.

No sábado, 22 de agosto de 2020, moradores de áreas ribeirinhas no Ceará ficaram em alerta após o rompimento de um duto na barragem de Jati. Cerca de 2.000 pessoas foram retiradas de regiões próximas ao Rio São Francisco. Felizmente, ninguém se machucou. Mas o susto já começou a gerar algumas teorias da conspiração na internet.

A mais nova delas dá conta de que o rompimento da barragem se deu por conta de um “atentado”. Postagens em redes sociais apontam que foi colocada uma bomba no local em que se deu o rompimento do duto e que tudo seria uma sabotagem para “prejudicar Bolsonaro” (que há cerca de um mês esteve na inauguração do trecho da transposição). Leia algumas das versões da mensagem que circula online e é acompanhada de fotos do rompimento:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: PELOS ESTRAGOS COLOCARAM UMA BOMBA na barragem de captação de águas do Rio São Francisco em Jati?? TEM Q PEGAR OS RESPONSÁVEIS, ENCONTRAR OS MANDANTES. COMUNISTAS… Versão 2: NÃO ROMPEU NÃO. FOI UMA BOMBA! 😮 COLOCARAM UMA BOMBA na barragem de captação de águas do Rio São Francisco em Jati no Ceará. TEM QUE PEGAR OS RESPONSÁVEIS, ENCONTRAR OS MANDANTES E ENJAULAR, Quem foi que mandou explodir? ESQUERDA. DIREITA OU CENTRÃO?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 3: COLOCARAM UMA BOMBA na barragem de captação de águas do Rio São Francisco em Jati no Ceará. Quem você acha que está por trás disso? Versão 4: Alguém tenta me convencer que não houve sabotagem na barragem de captação de águas do Rio São Francisco em Jati?? Versão 5: SABOTAGEM NA REPRESA QUE COMPÕEM A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO EM …JATI…

Versão 6: COLOCARAM UMA BOMBA na barragem de captação de águas do Rio São Francisco em Jati?! PUNIÇÃO JÁ! COMUNISTAS TERRORISTAS MALDITOS Versão 7: ROMPIMENTO EM JATI? Isso está mais para atentado com explosivo. A agua não estava represada e era corrente. como pode agua retorcer o concreto armado? ISSO ESTÁ BEM DESENHADO COMO UM ATENTADO TERRORISTA!!!

Atentado com bomba na barragem de Jati é a causa do rompimento ocorrido no Ceará?

Como vocês viram, o que não faltaram foram versões diferentes da mesma história. Apesar das inúmeras acusações, o fato é que a história que aponta para “atentado” na barragem, pelo menos por enquanto, não passa de um boato sem muito sentido.

A mensagem e o histórico da mensagem já nos fazem ficar desconfiados. A mensagem (assim como tantos outros fakes) tem características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e não cita nenhuma fonte confiável.

Para além disso, especulações (falsas, aliás) são comuns após grandes acidentes. Já desmentimos teses de atentado no caso do rompimento de Brumadinho, de Mariana, da explosão no porto de Beirute, entre outros casos.

Para além disso, a “prova” apresentada de que seria uma bomba é rapidamente derrubada. A “comprovação” seria o buraco aberto no rompimento. Porém, de acordo com o próprio Ministério do Desenvolvimento Regional, o rompimento se deu por causa de um problema mecânico em um duto. O incidente se deu um dia após a abertura das comportas da região.

O Ministério do Desenvolvimento Regional apontou que abriu investigação que será concluída em até 40 dias. A hipótese de bomba está descartada. Estuda-se que o problema pode ter sido causado ou um problema de engenharia ou por causa do material utilizado na construção.

É importante citar que um vídeo mostra o momento do rompimento do duto. Como é possível nas imagens, não há qualquer menção a bombas ou relatos de que o rompimento tenha se dado por causa de um atentado. Assiste aí:

Resumindo: a história que aponta que o rompimento de um duto na barragem de Jati se deu por causa de um atentado à bomba é falsa. Além de um vídeo mostrar que não há explosão e a acusação ter surgido “do nada”, o próprio Ministério do Desenvolvimento Regional descarta a hipótese de explosão na apuração do caso. Ou seja: não passa de mais uma teoria da conspiração que surgiu em decorrência de um acidente.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/318Tn5c
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK

Assista também: 7 fake news sobre sabotagens contra Bolsonaro