Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Vídeo que mostra atendente de sorveteria salvando menina de uma tentativa de sequestro é uma simulação

Vídeo que mostra atendente de sorveteria salvando menina de uma tentativa de sequestro é uma simulação

Atendente de sorveteria salvou menina de tentativa de sequestro em vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato –  Uma atendente de uma sorveteria salvou uma menina de ser sequestrada por uma mulher e um motoboy. 

  Análise

Está circulando já há algum tempo na internet um vídeo que mostraria um ato heroico de uma mulher. Nas imagens, uma garota chega ao seu estabelecimento (que se assemelha a uma sorveteria) e é observada por uma mulher que está em uma garupa de uma moto.

Depois, a mulher conversa com a menina e fica à espreita. No final, há a impressão que ela iria sequestrar a garota com o homem da moto, mas a atendente da sorveteria a salva. Junto ao vídeo, há a seguinte mensagem: “Atendente salva menina de sequestro. O que está acontecendo?”. Assista e leia a transcrição dele:

Com uma mulher para do lado dela e segue. Observe veja que a garotinha chega em um mercado e vai comprar algo. Moça com motoboy eles ficam ali do lado do mercado e só observando o movimento. Força do mercado. Vai lá dentro procurar a mercadoria que ela quer.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Esse momento a moça que está com o motoboy se aproxima observe, ela chega a alisar o cabelo da garota. E fica ali trocando uma ideia com ela. Ela tenta convencer a criança a ir até onde o motoboy estar. Mas quando ela percebe que a moça do mercado chega, ela sai disfarçadamente. 

Moça do bar conversa com a garota. Ela desconfia que algo estranho está acontecendo. Veja que a garotinha pega álcool e dá pra moça do bar A moça do supermercado já está atenta, ela observa se os dois estão lá fora. Veja só, ela sai de mansinho e observa se eles estão do lado e em seguida ela vai até lá dentro do mercado, saindo e em seguida a moça com motoboy vai ao encontro da garota e é aí que a moça do supermercado age e toma a frente da criança foi por muito pouco, mas essa criança foi salva de um sequestro

@lulu9santos♬ som original – luci santos

Checagem

Na parte da checagem, vamos responder às seguintes perguntas: 1) O vídeo que está circulando da atendente salvando a menina do sequestro é real? 2) Qual a origem do vídeo que mostraria a atendente salvando a menina de um sequestro? 3) É possível que situações como estas sejam reais?

O vídeo que está circulando da atendente salvando a menina do sequestro é real?

Não é. O próprio corte de câmeras já começa a nos deixar desconfiados de que o vídeo é uma simulação. O fato de vídeos desta natureza fazerem sucesso na internet (temos exemplos aqui e aqui) reforça este pensamento. Algo que vira certeza quando descobrimos que o vídeo é mesmo criado por uma atriz.

Qual a origem do vídeo que mostraria a atendente salvando a menina de um sequestro?

Ao buscar na internet sobre situações de “salvações” de crianças em sequestros, encontramos outros vídeos, pasmem, com a mesma crianças e a mesma sequestradora ou “salvadora”. Mais algumas buscas e descobrimos que, na realidade, trata-se de uma gravação feita por uma atriz equatoriana.

A própria relatou em seu Instagram que os vídeos foram encenados, que havia dado uma pausa e que pensaria em voltar. Ou seja: o que está sendo vendido como “verdade absoluta” não passa de uma encenação.

É possível que situações como estas sejam reais?

A questão do sequestro de crianças (para diversos motivos) é, infelizmente, real. Não encontramos nenhuma notícia de situação idêntica à mostrada (de uma vendedora que salvou um sequestro de um motoboy). Porém, há casos de raptos em Santa Catarina e Distrito Federal mostram que é preciso termo cuidados (apesar do volume gigantesco de fake news que só servem para gerar pânico).

Conclusão

Fake news ❌

Cuidem dos seus filhos, mas saibam que o vídeo que está circulando na internet não passa de um teatro criado para viralizar em redes sociais. É falsa a história da atendente da sorveteria que salvou uma menina de um sequestro.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm