Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Sinistro: 7 alertas falsos que assustaram internautas do Rio de Janeiro

Sinistro: 7 alertas falsos que assustaram internautas do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro ganhou fama por suas belas paisagens e patrimônio cultural. Mas, além de ícones culturais, a Cidade Maravilhosa também coleciona boatos. Conheça 7 alertas falsos que já assustaram os cariocas.  

A “Cidade Maravilhosa”, como é carinhosamente conhecida, se tornou um dos principais destinos turísticos do Brasil. Considerado o cartão-postal brasileiro, o Rio de Janeiro coleciona ícones culturais, como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, a Baía de Guanabara e as praias de Copacabana e Ipanema

A capital é campeã de audiência no blog via WhatsApp. Não é à toa que a Cidade Maravilhosa ganhou fama de “queridinha” no Boatos.org. Mas, além da fama e simpatia, o Rio de Janeiro também é conhecido pela violência. Apesar das mazelas, os boatos só servem para aumentar a sensação de insegurança. Por isso, separamos sete alertas falsos para você ficar por dentro do que é mentira e do que não é. Confere aí.

1 – Túnel Marcello Alencar corre risco de cair

Recentemente começou a circular no WhatsApp e Facebook um alerta de que o túnel Marcello Alencar, que liga a região central da cidade à região rodoviária da cidade, estava com um grave vazamento e pode ruir a qualquer momento. Claro que a mensagem deixou muita gente preocupada com a situação. Mas, a verdade é que essa informação não procede. Leia mais sobre o boato aqui. 

2 – Tiroteio no túnel Marcello Alencar

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Além de mensagens, vídeos falsos também circularam na internet. Um deles dava conta de um tiroteio no túnel Marcello Alencar. De acordo com o texto que acompanha o vídeo, o tiroteio teria ocorrido “ontem a noite” no local. Porém o vídeo é falso. As imagens são fruto de uma gravação de uma cena de novela. Leia mais sobre o boato aqui. 

3 – Ponte Rio-Niterói está com rachadura

Imagens registradas por um funcionário da ponte Rio-Niterói chamou atenção da internet. A foto mostrava rachaduras na ponte Rio-Niterói. Segundo o alerta, a imagem anunciava uma tragédia. A história não era nova e, ao contrário do que se imagina, não tinha nada a ver com rachadura. Leia mais sobre o boato aqui. 

4 – Bomba no metrô

Essa história surgiu com o áudio de um homem deixando um alerta: as estações de metrô da Pavuna e Central do Brasil estão ameaçadas por bombas e dinamites. Nem precisamos dizer que muita gente ficou com medo. Mas, a verdade é que essa história possui os furos clássicos de boatos. Leia mais sobre o boato aqui.

5 – Toque de recolher na Tijuca

No mundo da boataria, os alertas sobre toque de recolher são muitos comuns. A história dava conta de um toque de recolher vai acontecer “hoje” a partir das 22h. Acontece que a mensagem contemplava todos os elementos de um boato. Além disso, a história foi desmentida pela própria Polícia Militar. Leia mais sobre o boato aqui. 

6 – Golpe do perfume

O próximo boato da lista é sobre uma nova modalidade de crime: o golpe do perfume. De acordo com as informações repassadas pela internet, um homem aborda mulheres, faz elas cheirarem perfumes, as intoxica e depois realiza estupros na Penha. O caso, que viralizou no WhatsApp e Facebook, dava conta do relato de “uma conhecida”. Mais um vez, o alerta não passava de mais um falcatrua da internet. Leia mais sobre o boato aqui. 

7 – Fábrica de mendigos

O último alerta da lista dá conta de uma fábrica de mendigos. Isso mesmo, segundo a denúncia, as pessoas estavam comprando produtos para se disfarçarem de mendigos e pedir dinheiro nas ruas. O esquema teria sido desmentido por uma câmara escondida do telejornal JS. Apesar da história ter causado revolta em muita gente, ela é inteiramente falsa e literalmente uma piada. Leia mais sobre o boato aqui.