Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Toque de recolher na Tijuca, no Rio de Janeiro, a partir de hoje #boato

Toque de recolher na Tijuca, no Rio de Janeiro, a partir de hoje #boato

Boato – Facção da Cidade de Deus está promovendo arrastões na região da Tijuca, Vila Isabel e Grajaú. Toque de recolher foi imposto no Rio de Janeiro.

Desde que o helicóptero da polícia do Rio de Janeiro caiu, no dia 19 de novembro de 2016, diversas notícias falsas sobre segurança na cidade têm se espalhado na internet. A última delas deixou muita gente das regiões da Tijuca, Vila Isabel e Grajaú (Zona Norte da cidade) apreensivas. Elas dá conta que um toque de recolher vai acontecer “hoje” a partir das 22h.

Boato que aponta que facção da Cidade de Deus impôs toque de recolher na Tijuca é falso
Boato que aponta que facção da Cidade de Deus impôs toque de recolher na Tijuca é falso

O texto, que circula por WhatsApp e Facebook, aponta que a “mesmo facção da Cidade de Deus” vai promover arrastões, assaltos e furtos no local. Leia o texto que tem circulado na internet e deixa muita gente preocupada.

‼ *ATENÇÃO* ‼ A região da *Grande Tijuca, Vila Isabel e Grajaú* está com toque de recolher a partir de hoje. Bandidos da mesma *facção da Cidade de Deus* vão estar nas ruas a partir das *22hrs* todas as noites, promovendo *arrastões, assaltos e furtos*. Todo cuidado é pouco! Repassem à todos e avisem aos parentes e conhecidos que moram nessas regiões.

Toque de recolher vai acontecer na Tijuca, no Rio de Janeiro, a partir de hoje?

A história foi compartilhada a torto e a direito, mas a questão é: será mesmo que está acontecendo um toque de recolher nas regiões citadas acima? Se está aqui, você deve imaginar que se trata de um boato. Vamos aos fatos.

Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos

Quando recebemos a mensagem, ficamos imediatamente com o “dedo coçando” para escrever o desmentido da história. Afinal, o texto conseguia contemplar todos os elementos dos boatos modernos que circulam online: é alarmista, pede compartilhamento, tem um bocado de informações vagas, erros de português e ainda bate numa tecla que já foi desmentida há alguns tempos (afinal, essa história de toque de recolher é velha).

Mesmo assim, esperamos por duas coisas (afinal, não seríamos irresponsáveis de desmentir uma informação dessa gravidade sem ter certeza): a primeira delas foi fazer uma observação para verificar “como estava a vida nas regiões citadas” após o ocorrido. Como podemos perceber, em uma ronda de notícias, nada aconteceu depois que o toque de recolher foi “imposto via WhatsApp”.

A segunda coisa que estávamos esperando era um desmentido oficial. E ele veio por meio da conta da Polícia Militar do Rio de Janeiro no Twitter. Leia o que eles publicaram: “#ÉBOATO Não é verdadeira a mensagem a respeito de toque de recolher imposto por criminosos na região da Grande Tijuca. #PMERJTrabalhando”.

Junte essas duas informações com mais dois pensamentos lógicos: a regiões citadas têm policiamento ostensivo (ao contrário de algumas comunidades onde o tráfico “manda”). Na Tijuca, Grajaú e Vila Isabel seria mais complicado impor o tal “toque de recolher”.

A segunda coisa a se observar é que o WhatsApp não é a melhor forma de se impor um toque de recolher. Normalmente, os traficantes usam um método mais direto: intimidação com armas. Vale apontar que, por exemplo, a comunidade do Lins (na capital carioca) teve o toque de recolher.

Resumindo: a história que aponta que foi imposto um toque de recolher na Tijuca é falsa. Não passa de mais um dos muitos boatos sobre segurança pública que circulam pelas redes sociais. Mais uma balela.

PS: Esse artigo foi uma sugestão dos leitores Roseli de Paula, Marcela Zampronha, Marcio Carvalho, Márcia Dias e outras 3 pessoas. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.