Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Não há provas de que cães da raça Shih Tzu serão abandonados se não forem adotados

Não há provas de que cães da raça Shih Tzu serão abandonados se não forem adotados

2 cães Shih Tzu que donos morreram têm que ser adotados ou serão abandonados, diz boato (Foto: Reprodução/Instagram)

Boato – 2 cães da raça Shih Tzu foram abandonados porque os donos morreram e vão para rua se não forem adotados.

Análise

Postagens sobre doações de animais de estimação, principalmente se forem de “raça”, fazem sucesso na internet. Tanto que um post que fala sobre cães da raça Shih Tzu está viralizando em diversos locais do país.

A mensagem aponta que os donos de dois cachorros da raça em questão teriam morrido e eles estariam “vagando” pelas ruas. Mais do que isso, um homem teria dado um lar “temporário” para os Shih Tzu e iria os colocar na rua se não fossem adotados. Leia:

2 Shitzus. Os donos morreram, estão num lar temporário, mas se até sábado ninguém quiser, vão colocá-los na rua. Me Ajuda a divulgar pfv* *Artur 99111-1929 São machos. O nome do amarelo é Bethoven e o cinza Napo.*  ajude a divulgar por favor

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Checagem

Como o conteúdo circulou por diversos locais, estamos aqui para realizar a checagem respondendo às seguintes questões: 1) É verdade que os tais Shih Tzu estão disponíveis para doações? 2) Por que consideramos postagens como a do Shih Tzu como um boato? 3) Como uma mensagem como esta seria útil?

É verdade que os tais Shih Tzu estão disponíveis para doações?

Não. Para começar, a mensagem tem um elemento que prejudica muito a sua utilidade: o caráter extremamente vago. Não há referência geográfica e sequer há o DDD da pessoa que estaria com os cães.

Isso tem feito com que o caso esteja circulando como se fosse de diversas regiões do Brasil. Em uma primeira busca, descobrimos que versões que apontam que o “Artur” estaria com os Shih Tzu em cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Resolvemos, então, colocar o número para diversos DDDs. Descobrimos que, no “21” (do Rio de Janeiro) havia uma mensagem que apontava que os cachorros já foram doados. Enviamos algumas perguntas para saber o contexto do caso e aguardamos respostas.

Por que consideramos postagens como a do Shih Tzu como um boato?

Mesmo que em algum lugar a mensagem fosse real, ela acabaria se transformando em boato em todos os locais que a história está circulando e não há nenhum cão Shih Tzu para adoção.

Podemos dizer o mesmo sobre o fato de o caso estar solucionado. Mesmo com o desfecho, a mensagem vai continuar viralizando na internet. Não é a primeira vez que isso ocorre. Temos exemplos aqui, aqui e aqui. 

Como uma mensagem como esta seria útil?

Alguns pontos poderiam deixar a mensagem menos suscetível a boatos. Um deles seria colocar a cidade que os cães estariam, a data e o contato correto (com DDD) da pessoa. Outro seria centralizar em um link a publicação. Sendo assim, se o caso fosse resolvido, poderia ser atualizado.

Conclusão

Fake news ❌

Não é verdade que cães da raça Shih Tzu esteja perdidos e vão para a rua se não forem adotados. Apesar do pouco lastro da mensagem, conseguimos identificar a origem do caso e saber que ele foi solucionado.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).