Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Canil de golden foi desativado e cachorros estão sendo doados #boato

Canil de golden foi desativado e cachorros estão sendo doados #boato

Boato – Um canil só de cães da raça golden retriever foi desativado em Bragança Paulista (SP). Cachorros precisam ser doados senão serão sacrificados. Compartilhe vídeo dos animais.

Uma das (dentre tantas) coisas positivas que a internet trouxe foi o fortalecimento da cultura de doação de animais em detrimento da compra e venda deles. É uma pena que nem todas as doações que circulam online são reais.

Aqui no Boatos.org já falamos de doação falsa de cães da raça labrador, dálmatas e outros. Hoje, vamos falar de animaizinhos da raça golden retriever. De acordo com uma mensagem que viralizou (junto com um suposto vídeo dos cachorros) em redes sociais, um canil de Bragança Paulista (cidade do interior de São Paulo) foi desativado e os cães precisam ser doados para “não serem sacrificados”. Ao final, a mensagem tem o contato de um tal de Diego. Leia:

Pessoal, tenho umo amigo que me contou algo que fiquei bem triste…é um canil de golden em bragança que esta sendo desativado por problemas com a vigilância sanitária e vão doar todos….sao muitos! Os que não conseguirem doar serão sacrificados por “NORMA” da vigilância.Eles querem fazer a doação amanhã…caso alguém tenha interesse, veja video e contato abaixo. Contato Diego Canil [telefone]

Canil de golden foi desativado e cachorros serão sacrificados se não forem doados?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Muita gente saiu compartilhando feito louca a informação. Mas será mesmo que essa informação que aponta que o canil foi desativado e que cães estão sendo doados é real? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Como vocês viram, essa história de doação de cães é uma constante nas fake news da internet. Só por isso já ficamos alerta e resolvemos buscar mais informações sobre a tal história do “canil de golden retriever fechado em Bragança”.

Procuramos nos “locais possíveis” de se encontrar alguma informação. 1) Mídia em geral. 2) Suposta página oficial do canil. 3) Página da Prefeitura de Bragança Paulista.

Não achamos nada na mídia. (uma batida como essa viraria notícia pelo menos na mídia local). Quanto à página do suposto canil, não conseguimos localizar. Isso porque a mensagem carrega todas as principais características de boatos online: vaga, alarmista, com erros de português, pedidos de compartilhamento e sem citar fontes confiáveis. Ou seja: sequer cita o nome do canil.

A única fonte citada na história é o tal do Diego e seu telefone. Tentamos entrar em contato com ele pelo WhatsApp. Mas a pessoa (que tem uma foto de um carro no avatar e um DDD que não é de Bragança Paulista) não nos respondeu (por sinal, ele deve estar de saco de cheio de pessoas perguntando pelos cães).

Ao buscar por informações na Prefeitura de Bragança Paulista, descobrimos que a história foi desmentida. Por meio do Facebook, a Secretaria de Saúde do órgão declarou o seguinte: “A Vigilância Sanitária NÃO DESATIVOU nenhum canil em Bragança Paulista. A notícia que está sendo compartilhada nas mídias sociais é FALSA. NÃO DIVULGUE. #FAKENEWS #SaúdeBragançaEmAção”.

Só para terminar: se a mensagem fosse real (coisa que não é), ela não teria mais validade. Os motivos são dois: 1) do jeito que viralizou, o problema já teria sido solucionado e os cães doados (e não há um único anúncio de doação). 2) A história já está viralizando há, no mínimo, uma semana. Logo, o “amanhã” citado nela já não seria mais válido.

Resumindo: a história que aponta que um canil foi fechado em Bragança Paulista e que os cães da raça golden retriever precisam ser doados para não serem sacrificados é falsa. O contato citado não responde às mensagens e a própria prefeitura da cidade já desmentiu a informação.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.