Enfermeira alerta que ninguém deve tomar a vacina contra febre amarela #boato

Boato – Enfermeira afirma que febre amarela é uma farsa inventada pelo governo e que ninguém deve tomar a vacina contra o vírus.

Essa não é a primeira vez que surgem histórias sobre enfermeiras e febre amarela na internet. Você pode não lembrar, mas, em um passado não muito distante (não mesmo), tratamos justamente desse assunto.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Pois bem, em mais um viral sobre a febre amarela, uma enfermeira aponta que a doença é uma farsa e que ninguém deve tomar a vacina contra o vírus. O texto aponta ainda que “a forma grave da febre amarela é raríssima” e que, em 17 anos, nunca viu um caso grave da doença em Belo Horizonte. Confira:

Enfermeira alerta que ninguém deve tomar a vacina contra febre amarela e que doença é uma farsa, diz boato
Enfermeira alerta que ninguém deve tomar a vacina contra febre amarela e que doença é uma farsa, diz boato

Relato de uma enfermeira que pensa. “Deixem-me dizer o que eu penso sobre esse tal “surto” de febre amarela. Estudei enfermagem há quase 20 anos e na literatura sempre falou que : “a forma grave da febre amarela é raríssima.” Trabalho há 17 anos em dois dos maiores hospitais de Belo Horizonte. Não me lembro, em todos esses anos, de um só paciente internado pela forma grave da doença. Pergunto: que história é essa de “surto” de febre amarela, na forma grave, pelo país??? Porque ninguém fala sobre o que aconteceu para que a forma rara se tornasse tão ‘popular’? Eu faço minhas conclusões: primeiro, não acredito nas estatísticas divulgadas pela mídia.

Segundo, não confio no treinamento e cartilhas dadas as médicos, que lhes confere como fechar o diagnóstico. “A febre amarela é uma doença infecciosa, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.

Está acontecendo uma campanha no Brasil, pois o Governo está com estoque alto e não quer ter prejuízo se a validade vencer, jogar fora sai mais caro que vacinar o povo pelos exigências de descarte adequado para não contaminar o meio ambiente.

Também tem os lucro$ obtidos da BigPharma se bater a meta… Negócios, sempre negócios!!! Esta vacina não é segura, alguns meses atrás houve alerta para suspender, agora estão fazendo terror no povo de novo falando que encontraram macacos mortos pra lá e pra cá… Não tomem!!!…

Enfermeira alerta que ninguém deve tomar a vacina contra febre amarela e que doença é uma farsa?

Se a intenção de quem compartilhou a mensagem era conter o alvoroço da população pela vacina, atenção: você está fazendo isso errado. Sem mais delongas, vamos entender o porquê dessa história não fazer o menor sentido.

Para começo de conversa, essa história de “enfermeira” já está ficando batido. Há menos de um dia, desmentimos a história de outra enfermeira que teria dito justamente o contrário: todos têm que tomar vacina da febre amarela. Como já explicamos diversas vezes, quando a pessoa não dá a cara para bater, não se identifica e não é uma fonte confiável, não dá para acreditar. Com base na nossa experiência com boatos online, podemos afirmar que o texto não é de uma enfermeira, até porque está cheio de erros de português.

No texto, a suposta enfermeira afirma que, em 17 anos, nunca viu casos graves da doença em Belo Horizonte. Bem, ela deveria estar muito distraída para não ver casos graves. Nos últimos dias, BH registrou a morte de uma pessoa relativamente conhecida, o compositor e presidente da Rede Minas, Flávio Henrique.

De fato, em alguns casos da doença, não há gravidade (como aponta o texto). Porém, dizer que a doença não é grave é, no mínimo, irresponsável. Afinal, a doença tem uma taxa de letalidade de cerca de 30%, que pode variar de ano e ano.

Outra informação que merece ser melhor interpretada é a que aponta que a vacina é letal. De fato, há alguns grupos que não podem receber a vacina dado os riscos de reações graves, são eles: gestantes, idosos, pessoas em quimioterapia e em determinados tratamentos de saúde.

Porém, o índice de letalidade da vacina contra a febre amarela são muito menores do que os 30% da doença. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC – em inglês), dos Estados Unidos, efeitos colaterais graves, que colocam a vida do paciente em risco, acorrem em 1 a cada 250 mil pessoas que são vacinadas contra a doença.

Além disso, essa história de mercúrio em vacina é comum no mundo da boataria. A propósito, o Boatos.org já desmentiu muitas delas como na história da vacina contra a gripe, gripe A, veneno mortal em vacina e muitas outras. Ou seja, boato velho.

E mais: essa história de que o governo inventou a febre amarela para vender vacina vencida é uma bobagem tão absurda que será pauta para outro desmentido (aguardem). Mas, vamos refletir: por que o governo fracionaria a vacina, se o objetivo era acabar com os estoques vencidos?

Por fim, não custa relembrar: as pessoas que não pertencem aos grupos citados acima e que estão em áreas de risco para a contaminação do vírus devem procurar o posto de saúde da sua cidade ou município para tomar a vacina. Por sinal, em Belo Horizonte, pelo menos por enquanto, a orientação é se vacinar. Pessoas que não estão em área de risco NÃO devem tomar a vacina. Nem 8 nem 80, deu para entender?

Resumindo: o alerta da enfermeira que aponta que ninguém deve tomar a vacina contra febre amarela e que doença é uma farsa é #boato. A história não passa da soma de desinformação e sensacionalismo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.

17 comentários em “Enfermeira alerta que ninguém deve tomar a vacina contra febre amarela #boato

  • 18/02/2018 em 14:44
    Permalink

    Tá na cara que isso tudo é parte do controle populacional e extermínio em massa de uma forma disfarçada. Qual seria o interesse em manter saudável os aposentados, os segurados na previdência e a população em geral para que venham a ter cada vêz mais filhos que gerarão mais gastos com auxilio maternidade, exames de pré-natal, cirurgias, medicamentos, internações e etc…?
    Acorda povo! Governo é negócio $$$$$$$!!!!!!!!
    Farão qualquer coisa pra cortar gastos e que se ferre td mundo!
    Inteligência td mundo tem, basta saber usar e juntar as peças.
    Quem acredita em governo que siga suas orientações, afinal temos que respeitar a crença de cada um.
    Tenho meu ponto de vista e respeito o seu. EU NÃO TOMO!

    Resposta
  • 08/02/2018 em 01:17
    Permalink

    O que esperar de um MINISTÉRIO DE SAÚDE, quem tem seus dados em um MAÇO de cigarro !

    Resposta
  • 08/02/2018 em 00:55
    Permalink

    O povo não deixa de ser GADO, e adorador do SISTEMA NUNCA, por isso que os senhores do MUNDO estão chegando em seu objetivo de reduzir a população MUNDIAL, pois já tem um numero muito alto de escravos fiéis e não necessitam de mas pessoas dando prejuízos há eles.
    Gente acodem !!! Ao longo do tempo e ao decorrer da humanidade o de cima sempre massacrou o de baixo, usando sempre como diversão assistir e se deliciar com o sofrimento e a aflição das pessoas mas pobres… Para isso negou-se instrução, desde a época de Cristo, somente nobres poderiam LER e ESCREVER, e participar de atividades de nobreza.
    O mau do povo é que não se esclarecem nunca e não querem se esclarecerem, LEIAM O ” MITO DA CAVERNA DE PLATÃO “, para concluir amigos, lembrem-se NADA QUE VEM DO ESTADO É BOM PARA O POVO !

    Não tomei, não vou tomar, e peço que Deus tenha misericórdia de quem está tomando !
    Abraços !

    Resposta
  • 29/01/2018 em 00:55
    Permalink

    Gente, TODO MUNDO que visita o Pantanal, o Amazonas, a Austrália, a África precisa tomar vacina contra febre amarela ou produzir um certificado internacional que já tomou. TODO MUNDO, exceto as pessoas no grupo de risco. Todos os turistas estrangeiros, assim como todos os brasileiros. No aeroporto de Manaus tem stand da Anvisa para vacinar todo mundo que chega sem vacina. Só passageiros de cruzeiro, são uns 10mil por ano. Vacina salva vidas. Parem de prestar atenção à bobagem.

    Resposta
  • 28/01/2018 em 03:22
    Permalink

    sei la , mas isso esta deixando a populaçao confusa e com medo eu tenho uma filha de 10 meses e estou morrendo de medo :/

    Resposta
  • 24/01/2018 em 19:45
    Permalink

    Existem muitas contradições, uma inclusive que a vacina foi fracionada. A OMS agora diz que é dose única e o Brasil era o único país que era administrado o reforço .

    Resposta
  • 23/01/2018 em 23:17
    Permalink

    Recebi a semana passada, um audio pelo whatsapp de uma funcionária do Instituto Butanta, afirmando que as pessoas que não se encontram nas áreas de risco não devem tomar a vacina.

    Resposta
  • 23/01/2018 em 20:19
    Permalink

    o Jornalista do site afirma ser boato sem nem ao menos mostrar um indicio de que seja boato, não vi nada de mentira no texto da enfermeira, e contando que o Jornalista integra a EBC empresa brasileira de comunicação do Governo Brasileiro então sinceramente cai em todo o descredito, alem de não me convencer com sua opinião de que isso é boato.

    Resposta
    • 23/01/2018 em 23:17
      Permalink

      Putz…….!!!

      Entra no site da Fiocruz por favor antes de fazer o DESFAVOR de compartilhar mentiras !!!

      Resposta
    • 24/01/2018 em 14:05
      Permalink

      Então pega a sua família e vai para uma área de risco para ser picado pelo mosquito seu idiota.

      Resposta
    • 24/01/2018 em 18:27
      Permalink

      Concordo com você Leandro. Outra coisa o fato de ter erros de português não tira o crédito da enfermeira. Conheço advogados, médicos e juízes que cometem erros de português absurdos e ninguém questiona a competência deles por conta disso! Para finalizar se ela não quis se identificar não significa que não seja verdade. Talvez medo de sofrer represália ou até mesmo ser linchada pela população ignorante e hipócrita.

      Resposta
      • 08/02/2018 em 01:00
        Permalink

        Apoiada Ivanete, percebe-se que você realmente tem opinião formada, é centrada e intelectual, e não engole como obrigação qualquer ideia, macabra imposta pelo sistema CRUEL e OPRESSOR que comanda nosso país e o mundo !

        Resposta
  • 23/01/2018 em 19:23
    Permalink

    Também recebi esse texto. Nele também tinha um link da Anvisa que não funciona. Foi verificado?

    O estranho é que, no site da Anvisa, as reações adversas (ou efeitos colaterais) à vacina são exatamente as características da Febre Amarela “rara”, como disse a “enfermeira”.

    Resposta
    • 24/01/2018 em 14:11
      Permalink

      É melhor se calar e as pessoas pensarem que você é um idiota do que falar e as pessoas terem certeza.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)