Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > 7 boatos sobre a febre amarela que sempre enganam os menos informados

7 boatos sobre a febre amarela que sempre enganam os menos informados

A vacina da febre amarela tem causado muita discussão e medo. Mas a equipe do Boatos.org tem procurado trazer a verdade sobre o que andam falando por aí. E se a vacina já reúne diversas histórias por aí, imagine a doença. Separamos sete boatos que causaram frisson nas redes sociais sobre a febre amarela.

Desde que um novo surto de febre amarela atingiu o país, no primeiro semestre de 2017, os brasileiros tiveram medo. Foi um corre-corre aos postos de saúde e hospitais em busca da vacina contra a doença. Porém, histórias que andaram circulando pela internet trouxeram desinformação e questionamentos sobre a doença e a vacina, deixando os brasileiros receosos. Hoje, reunimos sete boatos que causaram um verdadeiro susto sobre a febre amarela. Vem conferir!

1) A culpa é dos macacos

Essa foi uma das primeiras histórias que começaram a circular pelas redes sociais após o surto de febre amarela acontecer. E o pior: esse boato começou a influenciar ações na vida real. Macacos começaram a ser mortos, por acreditarem que eles transmitiam a febre amarela para humanos. Acontece que os macacos são tão vítimas quanto nós. Para a febre amarela ser transmitida, é necessário um vetor, ou seja, um mosquito. Macacos não transmitem a doença para humanos e nem para outros macacos. E vale lembrar que matar animais silvestres é considerado crime ambiental.

2) Febre amarela é uma farsa criada para vender vacinas

Essa afirmação não é nova. Sempre que o surto de uma doença é registrado, teorias de que a doença é uma farsa e só foi inventada para que a indústria farmacêutica venda vacinas ou medicamentos começam a pipocar pela internet. No caso da febre amarela, o vídeo afirmava que a doença teria sido criada pelo governo para desviar recursos. A história é tão sem pé nem cabeça, que os fatos apresentados pela pessoa que aparece no vídeo são simplesmente mentiras. Ou seja, boato.

3) Médica do Butantan alerta contra febre amarela

Esse foi um áudio muito divulgado no Whatsapp e enganou muita gente. No áudio, uma suposta médica do Instituto Butantan teria dito que a vacina contra febre amarela não é segura. Além disso, ela também afirmava que a vacina só era dada, porque era melhor se vacinar do que morrer de febre amarela. O fato da mulher usar o nome do Instituto Butantan e até trazer alguns fatos verdadeiros sobre o assunto confundiu muita gente. Apesar disso, a história não passou de boato. A vacina é segura sim, basta ficar de olho na lista do grupo de risco.

4) Médico de Sorocaba diz que vacina paralisa o fígado

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

E parece que os médicos “gostaram” de falar sobre a vacina da febre amarela. Nessa história, a esposa de um médico de Sorocaba afirma que o marido alertou para os riscos de se tomar a vacina da febre amarela. De acordo com o médico, a vacina paralisa o fígado. E tem mais, ele também acusa o governo de usar essa manobra para matar a população sem que ela perceba. A teoria da conspiração é tão doida, que só a equipe do Boatos.org para desvendar a história. E, claro, colocá-la no lugar onde ela merece: na estante de boatos.

5) Enfermeira de MG diz que ninguém deve tomar a vacina

E nem só da classe médica vivem os boatos envolvendo a febre amarela ou a vacina contra a doença. Nessa história, uma enfermeira de Belo Horizonte (MG) teria afirmado que a vacina é uma farsa inventada pelo governo e que ninguém deve se vacinar. Novamente, uma teoria da conspiração contra o governo foi levantada. Entretanto, a história apresenta tantos equívocos e traz tanta desinformação, que não foi difícil mostrar que se tratava apenas de um boato.

6) Enfermeira do HC fala sobre epidemia na cidade de São Paulo

E os boatos envolvendo pessoas da área da saúde opinando sobre a vacina da febre amarela e sobre a doença não pararam por aí. E essa história, ao contrário das outras, fala sobre uma enfermeira que alertou para o perigo da epidemia e afirmou que todas as pessoas deveriam se vacinar, já que a vacina é a única precaução. Uma mistura certeira para criar pânico e confusão. Acontece que a dica dada pela tal enfermeira, além de irresponsável, é furada. A história é mentira e nem todo mundo precisa tomar a vacina.

7) Própolis espanta o mosquito da febre amarela

E se as histórias da vacina não foram suficientes pra causar pânico e desinformação, por que não colocar as receitinhas da vovó no meio disso tudo? Pois bem, de acordo com essa história que andou circulando pelas redes sociais, o própolis ajudaria a afastar os mosquitos que transmitem febre amarela e dengue. A explicação é simples: beber de 3 a 6 gotas de própolis por dia iria fazer com que o seu corpo produzisse um cheiro desagradável para o mosquito transmissor. O fato é que própolis é muito bom, mas não pra espantar o mosquito transmissor da febre amarela e da dengue. Vale lembrar que a história já circulou em 2008, quando falava só da dengue, e em 2016, quando falava da Zika.

Bônus – Vacina tem 50% de letalidade e causa perda de visão

De todos os boatos sobre a febre amarela que circularam pelas redes sociais, alguns alertavam para perigos sobre a doença e também sobre a vacina, outros pediam para as pessoas não se vacinarem devido aos efeitos colaterais da vacina e outros apresentavam um certo teor apocalíptico.

E os dois boatos (bônus) que trazemos hoje se enquadram na última descrição. No primeiro, um dermatologista teria dito em um programa de rádio que a vacina contra febre amarela mata em 50% dos casos. Já a segunda, afirma que um estudo do Instituto de Imunologia de Macapá indica que a vacina da febre amarela pode causar cegueira.

Ainda bem que as duas histórias não passaram de boato. No caso da primeira, se tratou apenas de uma confusão de quem ouviu a entrevista. No caso da segunda, foi apenas má fé, já que o tal instituto nem existe.