Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Atentado terrorista é realizado por muçulmanos em Goiás #boato

Atentado terrorista é realizado por muçulmanos em Goiás #boato

Boato – Durante um atentado, muçulmanos utilizam explosivos em uma caminhonete na cidade de Sanclerlândia, em Goiás.

Não faz muito tempo comentamos aqui no site sobre o espectro de insegurança que parece pairar sobre as pessoas. Muito desconfiadas e atentas, as pessoas têm encontrado, ao menor sinal de perigo ou tragédia, motivos que tentem justificar por que as coisas acontecem.

Junto com a onda de insegurança, parece que também está em alta o pensamento xenofóbico. Temos desmentido com cada vez mais frequência histórias relacionadas à suposta ação de muçulmanos no Brasil, erroneamente ligados ao Estado Islâmico e muçulmanos extremistas. Foi o caso do grupo de homens muçulmanos taxados de terroristas quando apenas estavam “turistando” no nordeste, ou ainda do caso falso de terroristas em Trindade, Goiás.

Pois o “perigo muçulmano” supostamente continua em Goiás. Uma postagem no Facebook tem repassado imagens sobre um atentado que teria ocorrido na cidade de Sanclerlândia (GO). A mensagem aponta que terroristas explodiram uma caminhonete deixando vários feridos. Confira a informação:

Atentado terrorista em goias os mulçulmanoa começaram agir. Explosivos detonam em camionete do novo cangaço, próximo a Sanclerlandia GO, os outros integrantes do bando fugiram e o SAMU muito ocupado. Resultado… Repassando do GP Plantão Brasil de Palmas TO

Atentado terrorista foi realizado por muçulmanos em Sanclerlândia, Goiás?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Não há muito que rodear para desmentir essa história, por que ela é falsa e tranquilamente desmentível (se permitem o neologismo). Acontece que o texto é uma invenção aleatória feita a partir de um acidente que de fato ocorreu na cidade de Sanclerlândia, em Goiás.

Embora tenham espalhado que a explosão estava relacionada a terroristas muçulmanos, o que de fato ocorreu foi a explosão de um rojão na carroceria da caminhonete enquanto o veículo fazia uma carreata convidando pessoas para uma festa junina. Cinco pessoas estavam na carroceria e uma delas ficou em estado grave e foi encaminhada a UTI.

Vale também comentar os erros de ortografia, o tom alarmista e a total falta de informação coerente da suposta notícia. Todas estas são características de boatos. Outro fato importante: o mesmo grupo que inventou esta balela é o responsável por compartilhar a mentira sobre terroristas do Estado Islâmico em Trindade (GO) que mencionamos no início do texto.

Portanto, não houve nenhum atentado terrorista com explosivos e muçulmanos em Sanclerlândia. O que de fato ocorreu foi um acidente com rojão durante uma carreata. Aliás, é preciso muito cuidado ao manusear fogos de artifício e ao lidar com boatos xenofóbicos também.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.