Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Vídeo Carnaval da Copa é um vírus do WhatsApp que hackeia celular #boato

Vídeo Carnaval da Copa é um vírus do WhatsApp que hackeia celular #boato

Boato – Tem um vídeo no WhatsApp chamado Carnaval da Copa. Ele é um vírus que hackeia o seu celular em 10 segundos. Atenção!

Aqui no Boatos.org já falamos diversas vezes sobre ameaças de vírus e tentativas de phishing que circulam por trás de promessas de emprego e promoções falsas no WhatsApp. Só que, assim como nem tudo que reluz é ouro (caraca, essa é nova), nem toda ameaça no zapzap é um vírus. E é disso que vamos falar hoje.

Circula no aplicativo uma mensagem que aponta que um vídeo chamado Carnaval da Copa é a mais nova ameaça à segurança dos usuários. De acordo com a mensagem, trata-se de um vírus que hackeia o seu celular em 10 segundos e não dá para tirar de jeito nenhum. Leia a mensagem que circula online:

Tem um vídeo rolando no Whatsapp chamado “carnaval da copa”.  Se passarem pra você não abra em hipótese alguma.  Ele hackeia seu celular em 10 segundos e não dá pra tirar de jeito nenhum. Passem para outros grupos e o máximo de pessoas que você puder. Repassando!!

Vídeo Carnaval da Copa é um vírus do WhatsApp que hackeia celular?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Como sabemos, a Copa do Mundo está se aproximando e, com isso, os boatos sobre a competição devem se acentuar. E essa história de Carnaval da Copa não passa de mais um deles. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Não é a primeira vez que o Boatos.org desmente informações falsas relacionadas a “vírus mortais” no WhatsApp. Já falamos, inclusive, de um muito parecido com o esse: o do “Carnaval de Pipoca”. Esse, teve versão em português, em espanhol e até em vídeo. Assiste aí:

Se você acessou os links e assistiu ao vídeo, já deve saber o porquê de a história ser falsa. Só para recapitular, vamos destacar aqui:

Não há como pegar um vírus de arquivo no WhatsApp. O aplicativo já está programado para enviar apenas alguns tipos de arquivos (vídeo, fotos, documentos). Mesmo que a pessoa tente enviar um vírus disfarçado de vídeo não vai conseguir. A única hipótese para “hackear” o celular de alguém seria por meio de um link. Mas, até o momento não vimos ninguém fazer isso com o tal vídeo.

Só por desencargo, fomos procurar pelo tal vídeo Carnaval da Copa, e como é de se imaginar, nada encontramos. Tampouco relacionado a qualquer vírus no WhatsApp ou em outros aplicativos de mensagem.

Resumindo: a história que aponta que o vídeo Carnaval da Copa é um vírus que hackeia o seu celular em 10 segundos é falsa. Não passa de mais um dos inúmeros boatos sobre “vírus mortal” no WhatsApp que circulam por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.