Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Plataforma opini.pix não vai pagar dinheiro por pesquisa sobre marcas famosas

Plataforma opini.pix não vai pagar dinheiro por pesquisa sobre marcas famosas

Você vai ganhar muito dinheiro respondendo pesquisas com opini.pix, diz boato (Foto: Reprodução/YouTube)

Boato – Você pode ganhar muito dinheiro respondendo pesquisas sobre grandes marcas na plataforma opini.pix.

Análise

Início de ano nunca é diferente. Os inúmeros boletos, como IPVA, IPTU e os materiais escolares dos filhos, vão se acumulando e a necessidade de mais dinheiro acaba colocando diversas pessoas em risco. E já sabemos que a promessa de dinheiro fácil sempre deve ser vista com enorme desconfiança.

Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, a plataforma opini.pix estaria pagando muito dinheiro na internet. Segundo uma publicação, bastaria responder pesquisas sobre grandes marcas para ganhar o dinheiro anunciado. Confira:

Versão 1: “APP OPINI PIX ((É GOLPE?)) OPINA PIX É CONFIAVEL? OPINI PIX FUNCIONA? APP OPINI PIX – OPINA PIX”. Versão 2: “OPINI PIX. OPINI PIX PAGA MESMO? OPINA PIX FUNCIONA? OPINIPIX É CONFIÁVEL? APLICATIVO OPINA PIX”. Versão 3: “APP OPINI PIX (VEJA MEU RELATO) OPINI PIX FUNCIONA? OPINA PIX É GOLPE? APP OPINI PIX – OPINA PIX”.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A história ganhou uma enorme visibilidade nas redes sociais, em especial, no Facebook, YouTube e Instagram e deixou muita gente esperançosa. Apesar disso, a história apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

A partir daí, buscamos mais informações sobre o assunto e vamos te explicar, em três passos, os motivos para não acreditar nessa história: 1) Você vai ganhar muito dinheiro respondendo pesquisas no “Opini.pix”? 2) O que acontece se você fazer o pagamento para o opini.pix? 3) Por que há propagandas como estas em canais do YouTube com muitos seguidores?

Checagem

Você vai ganhar muito dinheiro respondendo pesquisas no “opini.pix”?

Definitivamente não. Para começo de conversa, a tal opini Pix sequer é apresentado como uma empresa no “site oficial” da plataforma. Não existe CNPJ, nome dos responsáveis e nem outras informações legais no site. E a falta dessas informações já coloca em xeque a participação de grandes marcas (como Nubank, Bradesco e McDonald’s) nessa ação. Sabemos que grandes marcas são bastante criteriosas em relação a parcerias, especialmente envolvendo promessas de dinheiro a seus clientes.

O golpe funciona da seguinte forma: a plataforma é divulgada em anúncios nas redes sociais e por meio de vídeos no YouTube. Ao acessar o link indicado, uma página de uma suposta pesquisa é aberta. Ao final do processo, você é redirecionado para uma página de pagamento e o site exige que você pague entre R$ 70 a R$ 150 para receber o valor prometido. Todo esse enredo é, no mínimo, muito estranho, porque primeiro o anúncio te oferece dinheiro, mas depois você precisa pagar uma quantia em dinheiro (que não foi previamente divulgada) para supostamente receber o valor.

O que acontece se você fazer o pagamento para o opini.pix?

O resultado, com certeza, será catastrófico e exatamente igual a outros golpes: você vai perder tempo e dinheiro (e ainda não vai receber nada). No Boatos.org, já desmentimos inúmeros outros golpes parecidos que prometiam o pagamento de um valor para você avaliar produtos, mas ao chegar no final da avaliação, pediam o pagamento de uma quantia (que não havia sido previamente divulgado). Você pode consultar todos os desmentidos aqui, aqui e aqui.

Não existe nada de pagamento. A Perfectpay, empresa que é utilizada como meio de pagamento nesse tipo de golpe, acumula reclamações na internet. Na plataforma Reclame Aqui é possível ver diversas reclamações sobre o site opini.pix. Muitas pessoas afirmam que pagaram o valor indicado, mas não receberam o dinheiro.

Por que há propagandas como estas em canais do YouTube com muitos seguidores?

O golpe está sendo divulgado de forma recorrente no YouTube. Na rede social, os títulos dos vídeos que divulgam a Opini.Pix apresentam uma estratégia retórica onde questionam se a plataforma é realmente confiável. Mas ao acessar o vídeo, os “influencers” mudam completamente a narrativa, falando apenas coisas boas e afirmando que a plataforma paga tudo e de forma correta. Porém, existem coisas suspeitas nessa divulgação.

A principal hipótese é de que os youtubers que estariam divulgando a plataforma, na verdade, foram hackeados. Existem dois pontos que corroboram para essa teoria. O primeiro deles é que em algumas contas (aqui e aqui), as pessoas que gravaram os vídeos de divulgação não são os donos dos canais.

O segundo é que youtubers já relataram casos parecidos. Em 2020, youtubers alertaram que tiveram suas contas invadidas por hackers que utilizaram os canais para fazer lives e prometer dinheiro fácil por meio de criptomoedas. Já em 2023, a empresa Kaspersky escreveu um artigo onde mostra como hackers podem sequestrar contas e como a pessoa pode se proteger, alertando para casos que ocorreram nos últimos anos.

Além disso, existem outras hipóteses, como os youtubers estarem sendo pagos para divulgar esse tipo de conteúdo e a criação de canais clones (com nomes parecidos). Porém, devido às denúncias, a teoria mais provável é que os canais tenham sido invadidos.

Conclusão

Golpe ⚠️

A plataforma opini.pix é um golpe e não vai te pagar para responder pesquisas sobre grandes marcas. Além do “site oficial” da suposta empresa não apresentar nenhuma informação legal, como CNPJ ou nome dos responsáveis, a opini.pix ainda pede um pagamento antes de liberar o valor prometido pela pesquisa. Por fim, no YouTube, diversos vídeos que estão divulgando a plataforma não foram gravados pelos donos dos canais onde as imagens foram publicadas. Acredita-se que os canais foram hackeados e estão sendo usados para amplificar o anúncio da plataforma. No Reclame Aqui, existem diversas denúncias e relatos de pessoas que pagaram o valor pedido pelo site, mas que não receberam nada.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).