Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > É falso que WhatsApp tenha lançado atualização chamada Whatspix que paga para “avaliar marcas”

É falso que WhatsApp tenha lançado atualização chamada Whatspix que paga para “avaliar marcas”

Whatspix é uma atualização do WhatsApp que paga para avaliar marcas, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O WhatsApp lançou uma atualização chamada Whatspix que paga você para avaliar marcas.

Análise

Há algum tempo, o Boatos.org desmentiu algumas mensagens que apontavam que empresas (como a Shein e Facebook) estariam pagando as pessoas para trabalharem como avaliadoras de marcas famosas. Essa história foi, digamos, recauchutada.

De acordo com diversas mensagens que estão circulando em redes sociais (sejam posts no Facebook ou vídeos no YouTube e TikTok), o WhatsApp lançou uma “nova atualização” chamada Whatspix.

Ela pagaria as pessoas para avaliar produtos e comentar em publicações de marcas famosas. O pagamento (como o nome sugere) seria em Pix e seria preciso apenas baixar o “aplicativo maravilhoso”. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Vídeo: é falso que médico favorável a Ivermectina ganhou prêmio de Melhor Cientista do mundo

Versão 1: Aplicativo pagando no pix pra avaliar relatórios de grandes empresas.ja fiz vários saques 💸 deixei o link oficial aauu l pra você começar a faturar ainda hoje com esse app maravilhoso 🤑 #rendaextra #ganhardinheiro #AvaliadorDeMarcas #avaliadorpremiado #whatspix

Versão 2: Chama no ZAP da imagem ou no MENSENGER que mando o link. 😍 Tá pagando muito para avaliar (mais um pagamento) Ainda não tem esse novo aplicativo parceiro do whatsapp? Chama que mando o link

Versão 3: Esta é a atualização mais legal criativa do WhatsApp este ano. O WhatsApp acabou de lançar o Whatspix. Ele reúne empresas que estão pagando para você gerar relatórios no Whats. É muito simples e você recebe o dinheiro via Pix na mesma hora. Clique em saiba mais e garanta seu acesso antes que as vagas esgo

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) O WhatsApp lançou alguma atualização chamada Whatspix que paga dinheiro para você avaliar marcas? 2) É possível ganhar dinheiro avaliando marcas por meio do tal Whatspix? 3) O que acontece se você pagar o valor pedido para conseguir o “emprego”?

O WhatsApp lançou alguma atualização chamada Whatspix que paga dinheiro para você avaliar marcas?

Não lançou. Até se chamou (em algumas postagens na internet) de “Whatspix”, a funcionalidade de se mandar Pix pelo aplicativo de mensagens. Porém, não há nenhuma atualização com este nome.

Também não há qualquer iniciativa por parte da Meta (empresa que faz a gestão do WhatsApp) de se lançar uma aplicativo que pague para a pessoa ser um “avaliador de marcas”.

É possível ganhar dinheiro avaliando marcas por meio do tal Whatspix?

Infelizmente, não. Na realidade, o modus operandi mostrado pela empresa é o mesmo de outros golpes. Há essa promessa falsa (vale apontar que são utilizadas imagens de ilustração na internet para simular este pagamento e depoimentos falsos de quem “ganhou muito dinheiro”) na internet e se a pessoa entra em contato só perde dinheiro.

O que acontece se você pagar o valor pedido para conseguir o “emprego”?

O que não faltam são depoimentos em páginas como o Reclame Aqui. Antes de “ganhar muito” com o Whatspix, a pessoa é instada a pagar um valor para baixar aplicativo. Depois ela é instada a pagar pelo curso e vai sendo cobrada até perceber que caiu em um golpe e não vai ganhar valor algum.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o WhatsApp tenha lançado qualquer aplicativo de nome Whatspix. Além disso, a promessa de ganhos como “avaliador de marcas” não passa de mais um golpe (entre muitos) que circula na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)