Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Vídeo do papa dançando samba é um vírus e delegado da PF faz alerta #boato

Vídeo do papa dançando samba é um vírus e delegado da PF faz alerta #boato

Confira a versão 2020 do desmentido sobre o boato do papa dançando samba aqui. 

Boato – Delegado da Polícia Federal Jaime Paranhos faz alerta sobre um novo vírus mortal no WhatsApp: um vídeo chamado papa dançando samba.

Não tem jeito! Volta e meia, eles aparecerem por aqui. Praticamente todos os meses, o Boatos.org faz um desmentido sobre aquela mensagem que começa com “Por favor, informe todos os contatos de sua lista para não abrir um vídeo blábláblá“. Pois bem, cá estamos para falar sobre a mesma “ameaça”. Só que desta vez, ela está sendo apresentada de uma forma diferente.

Um áudio que viralizou no WhatsApp aponta que um vídeo chamado papa dançando samba é um vírus espião. A gravação foi feita por um homem que se identificou como Jaime Paranhos, que diz ser delegado da Polícia Federal e que está investigando o vírus junto com o “doutor Peixoto”. O tal delegado ressalta que você não deve abrir o vírus. Escute o áudio e leia a transcrição:

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Bom dia, bom dia para todo mundo. Para quem não me conhece, eu sou doutor Jaime Paranhos aqui da delegacia da Polícia Federal de Curitiba. Sou delegado-chefe e tô gravando esse áudio a pedido dos amigos do grupo, o Vinícius a Joana, para falar sobre esse novo golpe aí que tá acontecendo no WhatsApp… sobre o vídeo do Papa.

Se você receber em um vídeo escrito papa dançando Samba, vocês não abram em hipótese alguma porque no momento que você apertar para fazer o download, ele instala um ladrão de senhas aí no seu aparelho e rouba todas as suas senhas. Então o caso é sério.

Eu e meu colega, Doutor Peixoto, meu delegado assistente. Já estamos investigando e procurando saber de onde que tá saindo esse vírus que tá causando tanto transtorno, tá? O importante é que não abra em hipótese alguma. Tá bom até mais.

Vídeo do papa dançando samba é um vírus e delegado da PF fez alerta?

A tal áudio deixou muita gente com a pulga atrás da orelha e com muitas dúvidas. Para quem ficou assustado, estamos aqui para tranquiliza-los. A tal história de vírus, papa, samba, delegado e etc não passa de uma balela. Vamos aos fatos.

Esse é um boato para ser explicado por partes. Apesar de ter sido compartilhado em formato de áudio (e não como os outros boatos do gênero, que viralizaram como texto), a tal história do vídeo do papa dançando samba é tão falsa quanto todas as outras que desmentimos aqui (inclusive uma das mensagens fala da “dança do papa”). Como já demos os motivos em outros textos, dá uma lida aí e assista um vídeo sobre essa ameaça falsa:

Não há como pegar um vírus de arquivo no WhatsApp. O aplicativo já está programado para enviar apenas alguns tipos de arquivos (vídeo, fotos, documentos). Mesmo que a pessoa tente enviar um vírus disfarçado de vídeo não vai conseguir. A única hipótese para “hackear” o celular de alguém seria por meio de um link. Mas, até o momento não vimos ninguém fazer isso com o tal vídeo.

Detalhe: o tal vídeo do papa dançando samba (assim como outros vídeos descritos nesse tipo de alerta) simplesmente não existe. Até o momento, ninguém registrou o papa Francisco dançando samba. O mais próximo disso está no boato que fala que o papa estava dançando merengue. Porém, nem era o papa e nem era samba.

Por fim, o tal delegado “Jaime Paranhos”. De cara, achamos muito estranho um delegado da Polícia Federal ficar se autodenominando “doutor” e chamando o colega de “doutor” (isso é mais cara de Polícia Civil e das antigas).

Para ter certeza de que o sujeito não está na PF, fomos até o Portal da Transparência do governo federal e procuramos por “Paranhos”. O resultado da busca foi “zero” Jaime Paranhos entre os servidores públicos brasileiros.

Resumindo: muita gente está preocupada com o alerta do delegado Jaime Paranhos que fala do vídeo papa dançando samba. Não precisa ficar aflito: o vídeo não existe, o delegado não existe e esse tipo de boato é um dos mais batidos do zapzap.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.