Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Vídeo papa dançando samba é um vírus que vai infectar o seu celular, alerta delegado da PF #boato

Vídeo papa dançando samba é um vírus que vai infectar o seu celular, alerta delegado da PF #boato

Vídeo papa dançando samba é um vírus criado por hackers que rouba dados do celular, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Cuidado com o vídeo chamado papa dançando samba. Ele é um vírus mortal que vai infectar o seu celular. Quem fez o alerta é o delegado da Polícia Federal Jaime Paranhos.

Um dos tipos de boatos mais recorrentes na internet é aquele que aponta para “grande ameaças” virtuais que circulam por aí. E, nos últimos dias, uma denúncia que teria vindo de um delegado da Polícia Federal (PF) começou a se espalhar por aí.

De acordo com uma mensagem que circula em redes sociais, hackers estão compartilhando um vídeo chamado “papa dançando samba”. O arquivo seria, na realidade, um vírus mortal que infectaria o seu celular rapidamente. Leia a mensagem que circula online e o áudio atribuído ao delegado em questão:

Confira o desmentido em vídeo:

Bom dia, bom dia para todo mundo. Para quem não me conhece, eu sou doutor Jaime Paranhos aqui da delegacia da Polícia Federal de Curitiba. Sou delegado-chefe e tô gravando esse áudio a pedido dos amigos do grupo, o Vinícius a Joana, para falar sobre esse novo golpe aí que tá acontecendo no WhatsApp… sobre o vídeo do Papa.

Se você receber em um vídeo escrito papa dançando Samba, vocês não abram em hipótese alguma porque no momento que você apertar para fazer o download, ele instala um ladrão de senhas aí no seu aparelho e rouba todas as suas senhas. Então o caso é sério.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Eu e meu colega, Doutor Peixoto, meu delegado assistente. Já estamos investigando e procurando saber de onde que tá saindo esse vírus que tá causando tanto transtorno, tá? O importante é que não abra em hipótese alguma. Tá bom até mais.

Delegado da PF alertou que vídeo papa dançando samba é um vírus que vai infectar o seu celular?

O áudio se espalhou com muita força em redes sociais. Só há um detalhe: ele não só é um boato como também é um boato que já foi desmentido por aqui em duas oportunidades (em 2018 e 2020). Como o desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que escrevemos sobre o assunto:

Esse é um boato para ser explicado por partes. Apesar de ter sido compartilhado em formato de áudio (e não como os outros boatos do gênero, que viralizaram como texto), a tal história do vídeo do papa dançando samba é tão falsa quanto todas as outras que desmentimos aqui (inclusive uma das mensagens fala da “dança do papa”). Como já demos os motivos em outros textos, dá uma lida aí e assista um vídeo sobre essa ameaça falsa:

Não há como pegar um vírus de arquivo no WhatsApp. O aplicativo já está programado para enviar apenas alguns tipos de arquivos (vídeo, fotos, documentos). Mesmo que a pessoa tente enviar um vírus disfarçado de vídeo não vai conseguir. A única hipótese para “hackear” o celular de alguém seria por meio de um link. Mas, até o momento não vimos ninguém fazer isso com o tal vídeo.

Detalhe: o tal vídeo do papa dançando samba (assim como outros vídeos descritos nesse tipo de alerta) simplesmente não existe. Até o momento, ninguém registrou o papa Francisco dançando samba. O mais próximo disso está no boato que fala que o papa estava dançando merengue. Porém, nem era o papa e nem era samba.

Por fim, o tal delegado “Jaime Paranhos”. De cara, achamos muito estranho um delegado da Polícia Federal ficar se autodenominando “doutor” e chamando o colega de “doutor” (isso é mais cara de Polícia Civil e das antigas).

Para ter certeza de que o sujeito não está na PF, fomos até o Portal da Transparência do governo federal e procuramos por “Paranhos”. O resultado da busca foi “zero” Jaime Paranhos entre os servidores públicos brasileiros.

Resumindo: se você recebeu um áudio de um delegado chamado Jaime Paranhos falando sobre o tal vídeo do papa dançando samba como um vírus mortal que vai hackear o seu celular, ignore. Nem o vídeo em questão é uma ameaça tampouco a pessoa que gravou o arquivo é um delegado da PF.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso