Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Vídeo mostra mulher levando choque ao usar celular carregando #boato

Vídeo mostra mulher levando choque ao usar celular carregando #boato

Vídeo mostra mulher levando choque ao usar celular carregando, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Mulher usa celular enquanto aparelho está carregando, mexe na tomada, leva choque e marido a salva.

É inegável que o celular é um dos aparelhos mais utilizados (se não o mais) por todas as pessoas ao redor do mundo. Hoje, é possível carregar toda a nossa vida no eletrônico: a agenda de compromissos, as conversas, os contatos, as redes sociais etc.

E ainda existem pessoas que usam o aparelho eletrônico para trabalhar. Seja para lazer ou para trabalho, passamos muito tempo ao lado do celular. Mas de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, parece que essa não é uma boa decisão. Segundo uma publicação, um vídeo que viralizou na internet mostra uma mulher levando um choque ao usar o celular carregando.

Nas imagens é possível ver uma mulher falando ao celular que está carregando e uma criança deitada ao seu lado. Ainda segundo as imagens, a mulher começa a perceber que seu celular não está carregando direito e insiste em mexer na tomada e no próprio carregador. De repente, o vídeo mostra a mulher levando um choque e sua filha sai correndo para avisar o pai, que desliga o carregador e liga para a emergência. Confira:

“Atenção! Cuidado você que gosta de usar o telefone enquanto carrega. O risco de uma descarga elétrica é muito grande. Podemos ver nesse vídeo uma mulher carregando o celular e utilizando ao mesmo tempo, quando, em um determinado momento sofre um choque. Fica o alerta! Quando for carregar o celular, deixe-o carregar por completo para utilizá-lo”.

Vídeo mostra mulher levando choque ao usar celular carregando?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Tik Tok e no Facebook e deixou muita gente com medo (afinal de contas, essa é uma prática bastante comum no dia-a-dia). Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem do vídeo e da falta de provas.

Logo ao nos deparar com a mensagem, ficamos desconfiados. Isso porque o texto apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, histórias falsas envolvendo o celular não são novidade na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu diversas mensagens que apontavam supostos acidentes envolvendo celulares e você pode conferir todas elas aqui.

É importante ressaltar que é possível sim uma pessoa levar um choque elétrico enquanto carrega o celular, especialmente, se o carregador apresentar algum defeito ou não for original. Entretanto, isso não é regra. Tanto carregadores quanto celulares são construídos para serem seguros e só devem chegar a um extremo se apresentarem problemas na bateria ou no carregador.

O alerta é válido, mas não é necessário desespero! Ao pesquisar por mais informações sobre o vídeo da história de hoje, descobrimos que ele foi publicado, originalmente, em uma página do Tik Tok. E ao acessar a página, descobrimos que o vídeo, na realidade, é apenas um teatro.

Existem alguns detalhes que denunciam a farsa. O primeiro deles é a marca de “REC” no vídeo (geralmente, esse é um marcador de situações montadas). O segundo está na calma da criança, que não chora, não grita e não colabora. E, por último, a mãe que, mesmo após o marido tirar o fio da tomada, continua tremendo e só para quando o homem retira o cabo da mão.

Por fim, esse tipo de vídeo e de história já circulou outras vezes na internet (e até são comuns em algumas redes sociais, como o Tik Tok). Aqui no Boatos.org desmentimos um deles, que indicava que um vídeo mostraria uma tentativa de sequestro de uma criança. Além disso, nossa equipe também tem alertado para funcionalidades de redes sociais que podem potencializar a criação de vídeos falsos.

Em resumo: a história que diz que um vídeo mostra uma mulher levando um choque ao usar um celular carregando é falsa! Ao analisar o vídeo, é possível perceber algumas coisas estranhas, como a falta de reação da criança, a marca “REC” nas imagens e a mulher não ter parado de tremer quando o homem desliga o aparelho da tomada. Ao buscar um pouco mais, descobrimos que o vídeo surgiu no Tik Tok e, na verdade, foi montado, sendo apenas uma encenação. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso