Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > É falso que a Vale esteja dando presentes por causa do Ano Novo no WhatsApp

É falso que a Vale esteja dando presentes por causa do Ano Novo no WhatsApp

Vale dá presentes de ano novo para quem compartilhar link no WhatsApp, diz boato (Foto: Reprodução/Internet)

Boato – A Vale está dando presentes de Ano Novo para as pessoas que entrarem em um site, responderem a algumas perguntas e compartilharem um link no WhatsApp.

Análise

Está circulando na internet uma mensagem que aponta para uma suposta ação da Vale para a virada do ano. Por causa do Ano Novo, a empresa estaria dando presentes (incluindo prêmios em dinheiro) para internautas no WhatsApp.

O texto aponta que a Vale estaria dando prêmios de R$ 1.000 para as pessoas que entrarem em um site de domínio chinês, respondessem a algumas perguntas e, no final, compartilhassem um link com amigos no WhatsApp. Leia o conteúdo da mensagem que está viralizando online:

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

🎉Vale – presente de ano novo🎊 Parabéns! Vale – presente de ano novo Através do questionário, você terá a chance de obter $1000 . Pergunta 1 de 4: Você conhece Vale? sim não Pergunta 2 de 4: Quantos anos você tem ? 18-29 30-39 40-49 50+ Pergunta 3 de 4: O que você acha da Vale? Muito bom Inacreditável OK Não tão bom Pergunta 4 de 4: Você é homem ou mulher ? Macho Fêmea

Parabéns! Sua resposta foi salva com sucesso! Você tem a chance de ganhar presentes. Você deve selecionar a caixa correta com seu prêmio dentro. Você tem 3 tentativas. Boa sorte! OK *** AS REGRAS *** 1. Você deve informar 5 grupos ou 20 amigos sobre nossas promoções. 2. Digite seu endereço e complete o registro. 3. Os presentes serão entregues dentro de 5-7 dias OK

Checagem

Ontem mesmo, tivemos que desmentir uma história muito parecida com essa. A única diferença era que a empresa citava era o Supermercados BH. Para fazer a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes perguntas: 1) É verdade que a Vale está dando presentes para quem compartilhar um link WhatsApp por causa do Ano Novo? 2) O que acontece se você entrar no site que cita o presente de Ano Novo da Vale? 3) O que fazer se você entrou em um site como este de promoções falsas?

É verdade que a Vale está dando presentes para quem compartilhar um link WhatsApp por causa do Ano Novo?

Não é verdade. Assim como falamos ontem (no fake sobre o Supermercados BH), a mensagem segue um roteiro clássico em relação a fake news na internet. Além de a “promoção” ser ridícula (por que raios a Vale estaria dando presentes para consumidores se nem é um empresa que atua no varejo?), nada acontece se você seguir todos os passos descritos na mensagem.

O que acontece se você entrar no site que cita o presente de Ano Novo da Vale?

Também conforme já apontamos, há três coisas que podem acontecer: 1) Você pode ser direcionado a outro site de promoções falsas. 2) Você pode ser direcionado a um site por meio de programas de afiliados. 3) Você pode ir para uma página pesadíssima que vai fazer o seu celular ou computador travar. Em nenhum dos caso, você ganha o prêmio.

O que fazer se você entrou em um site como este de promoções falsas?

Há um risco extra no site. Normalmente, essas páginas servem apenas para fazer com que os golpistas ganhem com publicidade. Porém, em alguns casos, podem haver malwares (como programas espiões) ou roubo de dados pessoas. Veja os nossos conselhos:

Se você entrou em um site desses, nós aconselhamos que você limpe dados do navegador, redefina senhas se percebeu algum compartilhamento estranho em redes e se utilize de um antivírus. O mais importante de tudo é você não cair em mais um golpe destes.

Conclusão

Golpe ⚠️

É falso que a Vale esteja dando prêmios ou presentes por causa do Ano Novo. A história não passa de mais um golpe em nome da empresa que está circulando na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)