Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Golpe no WhatsApp usa nome da rede de supermercados BH e cita presentes de Natal

Golpe no WhatsApp usa nome da rede de supermercados BH e cita presentes de Natal

Supermercados BH estão dando presente em Natal para quem compartilhar link no WhatsApp, diz boato (Foto: Reprodução/Internet)

Boato – A rede de supermercados BH está dando presentes de Natal para entrar em um site, responder a perguntas e compartilhar um link com amigos no WhatsApp.

Análise

Tem circulado na internet, principalmente no WhatsApp, mensagens que apontam que a rede de supermercados BH (famosa em Minas Gerais) estaria com uma ação de Natal.

A rede estaria dando prêmios de Natal (que passariam por vales-compra e dinheiro vivo) para as pessoas que entrassem em um site (na versão que vimos, tratavam-se de domínios chineses), respondessem a algumas perguntas e, no final, compartilhassem um link no WhatsApp. Leia:

🎉Supermercados BH – Presente de Natal🎊 Parabéns! Supermercados BH – Presente de Natal Através do questionário, você terá a chance de obter $1000 . Pergunta 1 de 4: Você sabia que estamos realizando um evento de Natal?  Parabéns! Você tem a chance de ganhar um presente. Clique no botão “Resgatar presente” para continuar. Reivindicar presente

Vídeo: é falso que médico favorável a Ivermectina ganhou prêmio de Melhor Cientista do mundo

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder a algumas questões. São elas: 1) É verdade que o Supermercados BH estão dando brindes de Natal para quem compartilhar um link no WhatsApp? 2) O que pode acontecer se você entrou no site atribuído ao Supermercados BH? 3) O que você deve fazer se entrou em um site desses?

É verdade que o Supermercados BH estão dando brindes de Natal para quem compartilhar um link no WhatsApp?

Não. Na realidade, trata-se de uma nova versão de um velho golpe que já desmentimos algumas vezes (inclusive algumas usaram o nome do Supermercados BH). Mesmo que você siga todos os passos descritos na mensagem, não há prêmio algum no final. O site é falso, não há nada nas redes sociais oficiais da empresa e, ainda por cima, o Supermercados BH já desmentiu que esteja dando esses prêmios.

O que pode acontecer se você entrou no site atribuído ao Supermercados BH?

Se você seguir todos os passos descritos no site falso do Supermercados BH, há três coisas que podem ocorrer: 1) Você pode ser direcionado a outro site de promoções falsas. 2) Você pode ser direcionado a um site pesadíssimo que vai fazer o seu computador ou celular travar. 3) Você pode ser direcionado a um site por meio de programas de afiliados. Em nenhum dos casos, você ganha o presente de Natal. Pior do que isso, você pode ter dados roubados por hackers.

O que você deve fazer se entrou em um site desses?

Se você entrou em um site desses, nós aconselhamos que você limpe dados do navegador, redefina senhas se percebeu algum compartilhamento estranho em redes e se utilize de um antivírus. O mais importante de tudo é você não cair em mais um golpe destes.

Conclusão

Golpe ⚠️

É falso que a rede de Supermercados BH esteja dando brindes de Natal para quem compartilhar um link no WhatsApp. Trata-se de mais um golpe (não o primeiro) que usa o nome da rede de supermercados.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)