Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Golpe em redes sociais fala sobre distribuição gratuita de Toyota Hilux que “não foi vendida”

Golpe em redes sociais fala sobre distribuição gratuita de Toyota Hilux que “não foi vendida”

Toyota Hilux que não foi vendida está sendo distribuída gratuitamente em redes sociais, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Toyota está distribuindo uma Hilux Conquest que não foi vendida gratuitamente para quem comentar em uma página em redes sociais.

Análise

Agora, em 2024, uma história que já foi popular em outros anos está circulando na internet. Na mensagem que vimos, a Toyota estaria distribuindo um “presente” daqueles.

Diversas páginas apontam que a Toyota está distribuindo um Hilux Conquest (que custa nada menos do que R$ 300 mil) gratuitamente para as pessoas que comentarem em um post em redes sociais. Leia o texto que circula na web:

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Versão 1: SURPRESA DE ANO NOVO PARA ALGUÉM!!! Esta Toyota Hilux não foi vendida, então vamos sorteá-la até o dia 15 de janeiro para quem digitar @ nos comentários e depois clicar em destacar. Ps. O carro possui uma pequena avaria no teto, por isso não foi vendida. Trata-se de um amassado.

Versão 2: SURPRESA DE ANO NOVO PARA ALGUÉM!! Esta Toyota Hilux não foi vendida então vamos entregá-la a alguém até o dia 12 de janeiro que digitar @ nos comentários e depois clicar em destacar.

Versão 3: 2024 Hilux Conquest Digite seu Nome na próxima página para receber a Toyota Hilux de presente. Após a conclusão de todos os procedimentos, nossa equipe irá notificá-lo através do e-mail que você se cadastrou não há cobrança de confirmação e entrega ao vencedor, este prêmio é 100% gratuito e legal.

Checagem

Vimos a história circulando com muita força em redes sociais e, claro, chamando atenção de quem admira (e também de quem não admira) o veículo. Para fazer a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que a Toyota está distribuindo a Hilux gratuitamente em páginas de redes sociais? 2) O que acontece se você seguir os passos da páginas que promete a Toyota Hilux Conquest? 3) Qual é o intuito deste tipo de golpista?

É verdade que a Toyota está distribuindo a Hilux gratuitamente em páginas de redes sociais?

Como qualquer pessoa com um mínimo de senso crítico pode imaginar, a resposta é não. Não têm nenhuma lógica a Toyota distribuir um veículo que custa R$ 300 mil para todas as pessoas que comentarem em um post. Além disso, postagens como esta denotam um truque manjado (e já desmentido no Boatos.org). Na verdade, tudo denota um golpe.

O que acontece se você seguir os passos da páginas que promete a Toyota Hilux Conquest?

A gente, já sabendo que é um golpe, realizou os passos descritos na mensagem. Descobrimos que a pessoa que “destaca” o post é respondida com um link do “site premiado”. Ao entrar na página, você é instado a dar mais um clique.

Na versão que vimos, você é direcionado a outro site com promoções falsas (no caso, de um telefone celular) se você responder a três perguntas e compartilhar um link. Ou seja: você ficará em um looping eterno de páginas falsas.

Qual é o intuito deste tipo de golpista?

Há algumas coisas que fomentam este golpe. A primeira é “bombar” páginas no Facebook ou perfis no Instagram para que eles sejam vendidos. A segunda é o roubo de dados da pessoa e/ou a infecção de aparelhos com programas espiões.

Neste caso, há o risco de, infelizmente, você perder dinheiro se entrar em uma empreitada como esta.

Conclusão

Golpe ⚠️

É falso que a Toyota esteja dando uma Hilux para as pessoas que estão comentando em posts em redes sociais como o Facebook ou o Instagram. Trata-se de um golpe que visa fazer com que, na realidade, espertalhões lucrem com as suas esperanças.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).