Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Toyota dá carros grátis por conta do 60º aniversário em site no WhatsApp #boato

Toyota dá carros grátis por conta do 60º aniversário em site no WhatsApp #boato

Toyota comemora 80º aniversário e dá um Corolla para quem compartilhar link, diz boato (Foto: Reprodução/Internet)

Boato – A Toyota está dando carros (como o Corolla) grátis por conta do 60º aniversário. Para ganhar, é preciso entrar em um site e compartilhar um link com amigos no WhatsApp.

Não é de hoje que falamos de promoções falsas que oferecem brindes e mimos na internet. Poucas são, por assim dizer, tão ousadas como a de hoje. Ela aponta para um “superprêmio” da Toyota para quem realizar uma tarefa trivial.

De acordo com uma mensagem que tem se espalhado no WhatsApp, a Toyota estaria dando um carro do modelo Corolla para as pessoas que entrassem em um site (com URL mais do que suspeita), respondessem a algumas perguntas básicas, participasse de um jogo de caixas e, no final, compartilhasse um link com amigos no WhatsApp.

Confira o desmentido em vídeo:

“Toyota distribui carros no 60. Aniversario”, diz a mensagem que está circulando no aplicativo e aponta para a fundação da empresa como o “motivo”. Leia o texto que está contido no site da suposta promoção:

Comemoração do 60º aniversário da TOYOTA Retribuição para sorteios de usuários! 6 Fevereiro, 2023 Parabéns! Comemoração do 60º aniversário da TOYOTA Retribuição para sorteios de usuários! Através do questionário, você terá a chance de obter o Toyota Corolla .

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Pergunta 1 de 4: Você conhece TOYOTA? Sim não Pergunta 2 de 4: Quantos anos você tem ? 18-29 30-39 40-49 50+ Pergunta 3 de 4: O que você acha da TOYOTA? Muito bom Inacreditável OK Não tão bom Pergunta 4 de 4: Você é homem ou mulher ? Macho Fêmea

Parabéns! Sua resposta foi salva com sucesso! Você tem a chance de ganhar presentes. Você deve selecionar a caixa correta com seu prêmio dentro. Você tem 3 tentativas. Boa sorte! OK Parabéns! Você fez isso! Você ganhou o Toyota Corolla

AS REGRAS 1. Você deve informar 5 grupos ou 20 amigos sobre nossas promoções. 2. Digite seu endereço e complete o registro. 3. Os presentes serão entregues dentro de 5-7 dias OK

Toyota dá carros grátis por conta do 60º aniversário em site no WhatsApp?

A história não demorou muito a circular na internet. Porém (se você acompanha o Boatos.org já deve imaginar), é falso que a Toyota está dando os tais “carros grátis” para as pessoas que saírem compartilhando um link por aí.

Na realidade, essa promoção falsa é uma nova versão de uma história que o Boatos.org já desmentiu lá em 2021. A grande diferença era que na época foi dito que o aniversário era de 80 anos. Detalhe: tanto a data de 60 como de 80 estão erradas. Relembre o que escrevemos sobre o tema (atualizamos apenas algumas informações):

Na realidade, o anúncio em questão é uma nova versão de um tipo de fake news recorrente nos últimos dias: o da promoção falsa que pede compartilhamento no WhatsApp (tratamos disso, inclusive, neste texto especial).

Depois de recebermos esse tipo de fake, matamos a charada de qual é o objetivo desses golpistas em específico. No caso dessas “promoções” que estão sendo veiculadas em sites de domínio chinês, perguntas padrão (inclusive com erros de tradução se repetindo), pedido de compartilhamento e de “registro” (temos exemplos usando o nome da Amazon, Renner, Skol e outras empresas), o objetivo é lucrar com o cadastro em uma plataforma de investimentos em trading (em outras palavras, cassino da bolsa de valores).

Não sabemos que os lucros se limitam ao cadastro em si (muito provavelmente, os golpistas estão lucrando com programas de pagamento por indicação) ou se o site em questão é falso e pode também roubar dados. Independentemente disso, o nosso conselho é que você não entre nestes sites, não compartilhe o link dele com os amigos e não faça cadastro algum. Temos vídeos que alertam para esse tipo de fake e o que você pode fazer a respeito:

Vale apontar que sequer a Toyota está completando 60 anos em 2021. A fabricante de automóveis japonesa foi fundada em 1937. Ou seja: neste ano, está completando 76 anos. Não é preciso nem dizer que, ao buscar por mais informações em relação à tal ação de distribuição de prêmio, nada encontramos além do texto do próprio boato.

É importante frisar que, agora em 2023, continua sendo falsa a informação que aponta que a Toyota está dando o tal Corolla. Além de ser uma “promoção” absurda, o texto é só uma reciclagem do que já foi dito.

Resumindo: é falsa a história que cita que a Toyota está distribuindo “carros grátis” para quem sair compartilhando um link por aí. Trata-se de uma fake news antiga que voltou a circular agora em 2023.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/40erlBS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso