Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Toyota celebra 100º aniversário e dá Samsung S21 (ou iPhone 12) em site no WhatsApp #boato

Toyota celebra 100º aniversário e dá Samsung S21 (ou iPhone 12) em site no WhatsApp #boato

Toyota celebra 100º aniversário e dá Samsung S21 (ou iPhone 12) em site no WhatsApp, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Toyota está completando o 100º aniversário e dando presentes como um celular Samsung Galaxy S21 (ou iPhone 12) para as pessoas que entrarem em um site e compartilharem um link com amigos no WhatsApp.

Vamos dar um spoiler para vocês: hoje a nossa pauta está cheia daqueles golpes que prometem prêmios incríveis no WhatsApp, mas só servem para roubar dados no WhatsApp. Agora vamos falar de uma “promoção” em nome da Toyota.

De acordo com mensagens que estão circulando no WhatsApp, a Toyota estaria completando 100 anos e por isso estaria dando muitos prêmios para as pessoas que entrarem em um site, participar de um “jogo de caixas” e compartilhar um link com amigos no WhatsApp. Leia o texto contido no site:

Confira o desmentido em vídeo:

Mensagem inicial do site: Toyota Celebração do 100º aniversário Muitos presentes requintados, bem como mais de 1000 unidades de relógios inteligentes e dispositivos móveis Tudo o que você precisa fazer é abrir a caixa de presente correta. Você tem 3 tentativas, boa sorte! Ganhe brindes, boa sorte! Escolha a caixa que você gosta Você só pode participar da promoção uma vez

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Jogo das caixas: Infelizmente Você tem mais tentativas restantes:2 Infelizmente Você tem mais tentativas restantes:1 PARABÉNS! Seu prêmio é o Samsung Galaxy S21. Siga as instruções na próxima página para reivindicar seu prêmio! Ganhe brindes, boa sorte! Parabéns!

Pedidos finais para “entregar o prêmios”: Siga as instruções abaixo para reivindicar o seu telefone! 1. Compartilhe com 5 grupos / 20 amigos no Whatsapp (clique no ícone verde abaixo) 2.Clique em ‘CONTINUAR’ e reivindique seu prêmio. Parabéns!

A última etapa: Você tem que concluir esta etapa final! 1. Você deve registrar o aplicativo abaixo, e ele deve ser aberto por 30 segundos após o registro. (Lembre-se de que esta etapa é muito importante) Depois de concluir as ações acima, aguarde até que o administrador verifique, a revisão será concluída em 24 horas.

Toyota celebra 100º aniversário e dá Samsung S21 (ou iPhone 12) em site no WhatsApp?

Vimos a mensagem em questão se espalhando em diversos idiomas (inclusive em português). Porém, não é verdade que a Toyota está celebrando o tal 100º aniversário e dando os celulares Samsung S21, iPhone ou mesmo qualquer outro prêmio.

Não há muito o que falar. Isso porque a versão “Toyota” é apenas uma nova versão de um golpe está mais do que manjado nos últimos. Agora há pouco, desmentimos um boato muito parecido (para não dizer quase igual) que falava sobre os mesmos prêmios sendo dados pela Adidas. Veja o que escrevemos a respeito.

Na realidade, o anúncio em questão é uma nova versão de um tipo de fake news recorrente nos últimos dias: o da promoção falsa que pede compartilhamento no WhatsApp (tratamos disso, inclusive, neste texto especial).

Depois de recebermos esse tipo de fake, matamos a charada de qual é o objetivo desses golpistas em específico. No caso dessas “promoções” que estão sendo veiculadas em sites de domínio chinês, perguntas padrão (inclusive com erros de tradução se repetindo), pedido de compartilhamento e de “registro” (temos exemplos usando o nome da Amazon, Renner, Skol e outras empresas), o objetivo é lucrar com o cadastro em uma plataforma de investimentos em trading (em outras palavras, cassino da bolsa de valores).

Não sabemos que os lucros se limitam ao cadastro em si (muito provavelmente, os golpistas estão lucrando com programas de pagamento por indicação) ou se o site em questão é falso e pode também roubar dados. Independentemente disso, o nosso conselho é que você não entre nestes sites, não compartilhe o link dele com os amigos e não faça cadastro algum. Temos vídeos que alertam para esse tipo de fake e o que você pode fazer a respeito:

Vale apontar que sequer a Toyota está completando 100 anos em 2021. A fabricante de automóveis japonesa foi fundada em 1937. Ou seja: neste ano, está completando “apenas” 74 anos. Não é preciso nem dizer que, ao buscar por mais informações em relação à tal ação de distribuição de prêmio, nada encontramos além do texto do próprio boato.

Resumindo: a história que aponta que a Toyota está dando prêmios por causa do aniversário de 100 anos é falsa. Não passa de mais uma promoção falsa que estamos tendo que desmentir aqui em nosso site.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3tP2fIR
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy
Marcações: