Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Tire sua foto do perfil para não ser hackeado e bloqueado no WhatsApp #boato

Tire sua foto do perfil para não ser hackeado e bloqueado no WhatsApp #boato

Boato – Atenção! Estão bloqueando os perfis que utilizam foto. Tire a sua foto do perfil para que você não seja hackeado no WhatsApp.

A instabilidade apresentada por sites pertencentes ao Facebook (além do próprio Facebook, o Instagram e o WhatsApp) suscitou e ressuscitou diversos boatos na internet. Já dando um spoiler, vamos falar de alguns deles hoje (já falamos de um aqui). O de “agora” vai tratar da sua foto do perfil do WhatsApp para que “não aconteça o pior.

De acordo com mensagens que têm circulado (principalmente no WhatsApp), perfis que se utilizam de fotos (imagens de destaque) estão sendo bloqueados e hackeados. A curta mensagem que circula online aconselha os usuários a deletarem as imagens. “Tire sua foto do perfil para seus perfis não serem hackeado, pois eles estão bloqueando e rastreando os dados de quem tá com foto de perfil (Repasse por favor)”, diz a mensagem.

Assista também

Tire sua foto do perfil para não ser hackeado e bloqueado no WhatsApp?

Uma rápida olhada e percebemos duas coisas. 1) Muita gente tirou a foto do perfil do WhatsApp. 2) Muita gente compartilhou o alerta por aí. Mas será mesmo que a informação que circula online procede? A resposta é não. Calma que a gente explica tudo para vocês.

Na realidade, não há muito o que falar. Apenas de que se trata, digamos, de uma história sem o mínimo nexo. Não há qualquer explicação técnica que justifique que um perfil em rede social (seja ela qual for) seja hackeado apenas porque tem uma foto de destaque.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Normalmente, quem tenta roubar dados ou mesmo senhas precisa de uma “isca” para isso (por exemplo, aquelas promoções falsas que sempre viralizam no WhatsApp). Isso porque é preciso que o dono da conta “clique” em algum tipo de autorização de acesso ou instale algum aplicativo malicioso. Só trocando ou mantendo a foto do perfil não há como fazer isso.

Vale dizer também que a mensagem que circula online segue o “pacote completo” da boataria. É vaga (sequer fala nominalmente em qual rede social estaria o problema), alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento e sem citar fontes confiáveis. Ao buscar por quaisquer informações sobre o alerta, nada encontramos (além de o texto do perfil).

Aliás, em redes sociais, chegamos a ver gente caçoando de quem caiu na balela. Alguns perfis publicaram memes falando sobre o assunto. “Quando vc se sentir um idiota, lembre-se das pessoas que estão tirando a foto de perfil do whatsApp, achando que vai ser hackeado”, foi uma das frases. “Não acredite em tudo o que lê na internet”, diz outra.

Resumindo: a história que aponta que estão hackeando perfis que se utilizam de fotos e que você deve tirar (deletar) a foto do perfil é falsa. Não é verdadeira no WhatsApp, Facebook ou Instagram assim como não seria verdadeira no Orkut. Simplesmente, não tem lógica. Vamos para a próxima.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.