Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Tilibra está dando agendas da Capricho 2019 em site no WhatsApp #boato

Tilibra está dando agendas da Capricho 2019 em site no WhatsApp #boato

Boato – A Tilibra está dando agendas personalizadas da Capricho. Para ganhar só é preciso entrar em um site e compartilhar um link com amigos no WhatsApp.

O ano letivo de 2019 está prestes a começar e a volta às aulas já está movimentando o comércio. Mas não é apenas as papelarias que estão tentando lucrar com o período. Golpistas também estão querendo faturar “algum”.

Há alguns dias falamos na promoção falsa que falava que a Faber-Castell estava dando lápis de cor grátis em um site likado no WhatsApp. Agora, uma nova empresa e uma nova “promoção” viraliza no APP.

Desta vez, circula na internet a informação de que a Tilibra (empresa que fabrica cadernos) está dando agendas personalizadas da Capricho (marca de uma publicação para garotas adolescentes) do ano 2019.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A mensagem que circula online aponta para um suposto site da promoção (nas versões que recebemos de nossos leitores foram o sobrefitness.club e o agendaspersonalizada.club). “Volta as aulas *Tilibra*, são milhares de *Agendas Personalizadas Capricho 2019* grátis, eu já escolhi a minha”, diz a mensagem. Veja o que diz o site:

Página inicial: Tilibra: Nova Agenda Capricho Ganhe um linda agenda personalizada da Capricho 2019. Responda o questionário abaixo e receba seu cupom de retirada. Pergunta 1 de 3 Qual é a melhor marca de agenda personalizada? Tilibra – Capricho Outras

Página que pede compartilhamento: Parabéns! Sua Agenda Personalizada foi reservado. Siga as instruções abaixo para receber seu cupom de retirada. 1: Clique no botão compartilhar abaixo e selecione 10 amigos ou 5 grupos no WhatsApp e envie está promoção para eles  2: Após compartilhar seu cupom será gerado automaticamente entre 10 a 15 minutos. COMPARTILHAR Compartilhe até completar a barrinha abaixo.

Tilibra está dando agendas da Capricho 2019 em site no WhatsApp?

É gente. Apesar de esse tipo de postagem ser mais manjada do que andar para frente, muita gente acreditou e saiu compartilhando por aí. Se fizemos esse tipo de comentário, você já pode imaginar que a “promoção da Tilibra e da Capricho” não existe. Vamos aos fatos.

Se você é mais uma das pessoas que chegaram ao Boatos.org procurando como ganhar a tal agenda, saiba que o modus operandi utilizado na mensagem é o mesmo utilizado em tantos outros golpes. 1) Os golpistas criam uma mensagem de uma promoção falsa com um link para um site. 2) No site, há o pedido para que os internautas respondam a três perguntas e compartilhem um link com os amigos. 3) Nada acontece.

O único objetivo de quem cria essas mensagens é ganhar dinheiro com publicidade (por ser uma página de promoção, gera um público segmentando e dá para “ganhar algum”) nos sites falsos e roubar dados de internautas (para uma futura venda para listas de spam).

Nem precisava buscar pelas empresas citadas para saber que a história é falsa. Mas como aqui a gente faz o “trampo completo”, fomos verificar se a Tilibra ou a Capricho tinham alguma promoção do gênero.

Ao buscar pelo assunto nas redes sociais da Tilibra, nada encontramos. Isso só reforça que se trata de uma farsa. Se a promoção fosse real, já estaria nas redes sociais da empresa. Quando buscamos pelo assunto nas páginas da Capricho, achamos até um desmentido.

Há sim, uma promoção da Capricho para volta às aulas. Mas nem ela está hospedada nos sites que viralizaram no WhatsApp tampouco é uma “distribuição de agendas personalizadas”. Leia o que diz uma publicação da revista:

Atenção: promoção que dá agendas é falsa! Verdadeira promoção Volta às Aulas com CAPRICHO é a que estamos divulgando no site – e vai dar iPhones 8 para as vencedoras! O link da promoção verdadeira é: voltaasaulasch.com.br

Vamos ver o que temos aqui: a promoção utiliza o mesmo modus operandi de tantos outros golpes e já foi desmentida por uma das empresas citadas. Pronto: já podemos dizer que a história que diz que a Tilibra vai dar agendas personalizadas da Capricho para quem compartilhar um link no WhatsApp é falsa. Bora para o próximo boato (ou falcatrua).

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.