Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Faber-Castell está dando amostras grátis de lápis de cor em site no WhatsApp #boato

Faber-Castell está dando amostras grátis de lápis de cor em site no WhatsApp #boato

Boato – A Faber-Castell está dando amostra grátis de lápis de cor 60 cores em site no WhatsApp. Para ganhar, só é preciso se cadastrar em site e enviar link para amigos.

2019 chegou e, após as festas de fim de ano, já tem gente focando na volta à escola. É aí que até aquele pessoal dos “golpes por WhatsApp” ficam espertos e chegamos à nossa história de hoje no Boatos.org. Circula na internet uma mensagem que aponta que a Faber-Castell (empresa tradicional no ramo de lápis) está dando amostras de lápis de cor 60 cores.

Para ganhar, só seria preciso entrar em um site que está linkado em uma mensagem no WhatsApp (na versão que pesquisamos, encontramos o site promocoesamostrasgratis.tk) e se cadastrar. “Cadastre-se e receba sua *AMOSTRA GRÁTIS FABER-CASTELL* também! *É GRÁTIS!* Cadastre-se e receba [link]”, diz a mensagem que circula no WhatsApp.

Ao entrar no site, você recebe duas instruções. A primeira é colocar dados pessoais como nome, telefone, e-mail e endereço. Depois disso, você é instado a compartilhar um link com amigos no WhatsApp. Leia trecho da mensagem que circula online:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Receba sua amostra grátis! Amostra grátis Lápis de cor 60 cores – Faber-Castell Você fará belíssimos desenhos com estes Lápis de cor da Faber-Castell! Eles apresentam cores mais vivas, desenham muito mais macio e são fáceis de apontar. São produzido em madeira super-resistente, pode ser utilizado tanto na escola quanto em demais trabalhos diários.

Faber-Castell está dando amostras grátis de lápis de cor em site no WhatsApp?

Muita gente compartilhou a informação que viralizou na internet. Mas será mesmo que a Faber-Castell está distribuindo amostras grátis de lápis de cor para quem sair compartilhando um link de um site aleatório por aí? A resposta é não. Senta aí que a gente explica tudinho para você.

Ao bater o olho na mensagem, achamos algumas informações “um pouco sem sentido”. Mesmo que você não saiba de todo o modus operandi usado neste tipo de postagem (a gente já fala nisso), é importante refletir sobre três coisas que tornam a “promoção da Faber-Castell”, digamos, inviável.

A primeira é falar em “amostra grátis de lápis 60 cores”. Desde quando um dos produtos principais de uma empresa se “transforma em amostra grátis”? Se uma caixa com 60 lápis é uma “amostra grátis”, qual seria o “produto completo”? Uma caixa de 1000 lápis?

Outra coisa estranha está no fato de a promoção estar hospedada em um site que não tem nenhuma ligação com a empresa. Além de se tratar de um “endereço aleatório”, ao buscar pelo “promoçoesamostrasgratis.tk” no site Vírus Total, ele é identificado como “de phishing” pelo serviço Kaspersky e como “suspeito” pelo Forcepoint ThreatSeeker.

A terceira “coisa estranha” é que, ao buscar pela referência do tal envio da amostra grátis pelo site da Faber-Castell, nada encontramos. Se, de fato, uma promoção dessa magnitude fosse real, a empresa anunciaria o produto em todas as suas redes sociais.

Esses detalhes mais a própria mensagem (com diversas características de boatos) já nos deixam desconfiados da veracidade da história. Mas nem precisava disso tudo só “por um detalhe”: esse tipo de mensagem é um clássico em boatos na internet. O que acontece é sempre a mesma coisa: mesmo que você siga todos os passos, nada acontece (a não ser você ter dados roubados). Na nossa editoria de tecnologia, há vários exemplos disso.

Resumindo: a história que aponta que a Faber-Castell está dando amostras grátis de caixas de lápis de 60 cores é falsa. Não passa de mais uma tentativa de golpe para roubo de dados que está circulando com força no WhatsApp. Não clique, não compartilhe e não caia nessa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.