Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Patrocinadores do Brasil estão dando camisetas oficiais da Copa em site #boato

Patrocinadores do Brasil estão dando camisetas oficiais da Copa em site #boato

Boato – Patrocinadores da seleção brasileira estão comemorando 22 anos de apoio e dando camisetas oficiais da Copa do Mundo da Rússia. Para ganhar, é só entrar em um site e compartilhar o link com amigos.

Muitas vezes, já tivemos que “reciclar” um desmentido para que ele desse conta de uma modificação no boato que circulava online. Mas admito que em nossos quase cinco anos de site e mais de 3 mil textos escritos (3.003 para ser mais exato) é a primeira vez que precisamos fazer essa modificação em menos de um dia.

Depois que fizemos um texto que apontava que a Nike estaria dando camisetas da seleção gratuitamente, uma mensagem falando que os “patrocinadores da seleção brasileira” estariam dando essas camisas começou a viralizar no WhatsApp.

Para ganhar, só seria preciso três coisas: entrar em um site, responder três perguntas e compartilhar o link com amigos. Nas nossas pesquisas, vimos dois links de sites falando da promoção: marketplaceru.site e bondachat-fr.site. Leia o texto que circula online:

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Patrocinadores da Seleção Brasileira comemoram 22 anos de apoio ao time e está dando gratis camisetas oficiais da copa do mundo por tempo limitado. Acabei de ganhar a minha:

Patrocinadores do Brasil estão dando camisas oficiais da Copa em site?

Apesar do grande número de compartilhamentos dessa “nova versão” da promoção, lamentamos dizer que, assim como no caso do boato da Nike, tudo não passa de um golpe para o roubo de dados. Como a única coisa que se modificou foi o “texto-isca” para o golpe, confira a nossa argumentação de por que a história é falsa:

Os mais espertos (pena que não são muitos pelo jeito) já perceberam que esta história de promoção de camisas da seleção brasileira na Copa não passa de mais uma tentativa de golpe. Funciona assim: uma mensagem chamativa aparece no WhatsApp, a pessoa clica no link que há nela, há uma pesquisa, a pessoa responde a três perguntas e, no final, há um pedido de compartilhamento. O vídeo explica tudo:

Tem uma coisa que você pode ganhar “grátis”: um vírus. De acordo com o site Vírus Total, o serviço AutoShun reconheceu o site como “malicioso”, o Kaspersky e a Emisoft reconheceram o site como “de Phishig” e a Eset reconheceu a página como “suspeito”. Ou seja, não é uma boa ideia clicar e entrar nele.

Só por desencargo, fomos verificar se a Nike está com alguma promoção de camisas grátis do Brasil nos seus sites ou perfis oficiais em redes sociais da empresa e, como era de se imaginar, nada encontramos. Se a promoção fosse real, haveria um anúncio oficial, certo?

Resumindo: a história que aponta que patrocinadores da seleção brasileira estão dando camisetas da Copa do Mundo é tão falsa quanto a que falava que a Nike que teria feito a promoção. Só mais boato que circula online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.