Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Nike dá camisa oficial da seleção brasileira na Copa América em site no WhatsApp #boato

Nike dá camisa oficial da seleção brasileira na Copa América em site no WhatsApp #boato

Boato – A Nike está comemorando 22 anos vestindo a seleção brasileira. Por isso, está dando camisetas grátis da Copa América 2019 em um site no WhatsApp.

É “de lei”. Basta uma efeméride aparecer para uma promoção falsa surgir em redes sociais. No ano passado, a Copa do Mundo suscitou algumas. Neste ano, é a vez da Copa América fazer muita gente ficar empolgada em vão no WhatsApp.

De acordo com uma mensagem que começou a viralizar no WhatsApp, a Nike está completando 22 anos como patrocinadora da seleção brasileira de futebol e, por isso, resolveu dar camisetas grátis da Copa América. “Nike comemora 22 anos vestindo a Seleção Brasileira e está dando grátis camisetas oficiais da copa américa por tempo limitado. Acabei de ganhar a minha: [site]”, diz a mensagem.

Ao entrar no site (na versão que vimos acessamos a página “Show de Brindes Club”), nos deparamos com um pequeno questionário e, ao final das três perguntas, com o pedido para que a pessoa compartilhe a mensagem com cinco amigos no WhatsApp. Leia a mensagem que está na página:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Válido apenas para hoje Copa America Brasil 2019 Você foi selecionado para participar de nossa pesquisa e ganhar uma camiseta oficial da seleção brasileira Pergunta 1 de 3 Você gostaria de ganhar uma camiseta Masculina ou Feminina? Masculina Feminina Pergunta 2 de 3 Escolha abaixo o tamanho da camiseta. P M G GG EXGG Pergunta 3 de 3 Escolha a cor abaixo da camiseta que quer receber. Amarela Azul

PARABÉNS Você ganhou uma camisa oficial da seleção brasileira siga os procedimentos abaixo: 1: Clique no botão compartilhar abaixo e selecione 5 amigos ou 5 grupos no WhatsApp (CLIQUE NO BOTÃO WHATSAPP) 2: Após compartilhar nosso site com seus amigos, você será redirecionado automaticamente para saber aonde retirar. WHATSAPP Compartilhe até completar a barrinha abaixo: Atenção esta é uma promoção verdadeira não pedimos que baixe aplicativos ou instale qualquer tipo de arquivos maliciosos!

Nike dá camisa oficial da seleção brasileira na Copa América em site no WhatsApp?

Muita gente compartilhou a informação, respondeu as perguntas e já ficou ansiosa para ganhar a tal camiseta da seleção brasileira da Copa América. Mas será mesmo que essa promoção é real? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Na verdade, não há muito no que falar. Isso porque essa promoção falsa é idêntica à do ano passado sobre a camiseta da Copa do Mundo. Como a explicação do ano passado vale para esse ano, vamos relembrar o que falamos.

Os mais espertos (pena que, pelo jeito, não são muitos) já perceberam que esta história de promoção de camisas da seleção brasileira na Copa não passa de mais uma tentativa de golpe. Funciona assim: uma mensagem chamativa aparece no WhatsApp, a pessoa clica no link que há nela, há uma pesquisa, a pessoa responde a três perguntas e, no final, há um pedido de compartilhamento. O vídeo explica tudo:

Só por desencargo, fomos verificar se a Nike está com alguma promoção de camisas grátis do Brasil nos seus sites ou perfis oficiais em redes sociais da empresa e, como era de se imaginar, nada encontramos. Se a promoção fosse real, haveria um anúncio oficial, certo?

Vale dizer que averiguamos a página no site Vírus Total e, assim como no ano passado, ela foi identificada como um site malicioso (pelo serviço CyRadar), site com Malware (Fortinet) e site de phishing (Kaspersky e Sophos AV). Ou seja, não é recomendável nem clicar no link.

Resumindo: a história que aponta que a Nike está dando camisetas grátis da seleção por causa da Copa América é falsa. Além de ser um boato antigo, o site que está hospedando a promoção pode ser (ao contrário do que o próprio afirma) perigoso. Não clique e não compartilhe.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.