Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Golpe do frete usa nome da Netshoes e fala de “tênis grátis”

Golpe do frete usa nome da Netshoes e fala de “tênis grátis”

Netshoes está dando tênis grátis para quem responder quiz e pagar frete, diz boato (Foto: Reprodução/Internet)

Boato – A Netshoes está dando um tênis grátis para quem entrar em um site, responder quiz e pagar valor do frete.

Análise

Nos últimos dias, o Boatos.org tem visto uma grande quantidade de golpes sendo distribuídos por anúncios pagos em redes sociais como o Facebook e Instagram. A história que vamos falar agora aponta para a Netshoes.

Anúncios de mulheres e homens apontam que a empresa estaria dando tênis masculinos e femininos para quem entrasse em um site, respondesse a um quiz e, no final, pagasse o valor de frete do produto. Leia:

Participe da nova iniciativa da Netshoes: Escolha e ganhe um dos produtos selecionados ao avaliar nossa marca! Basta completar nosso Quiz clicando no botão abaixo. 👇🏼Resgate seu tênis feminino agora mesmo!

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

De 0 a 5, como você avaliaria sua familiaridade com a marca? Muito ruim. Muito bom. Quando pensa na Netshoes, qual a primeira palavra que vem sua mente? Esportes Conforto Estilo Aventuras

De 0 a 5, quais as chances de você presentear alguém com os produtos? Muito ruim Muito bom Com quem você adora compartilhar os produtos da Netshoes? Familia Amigos

De 0 a 5, como você avalia a experiência de presentear alguém com produtos? Muito bom Muito ruim Qual produto da Netshoes você escolheria para presentear alguém especial? Roupa Tênis Mochila Acessório

De 0 a 5, quão importante é a usualidade da marca para você? Muito ruim Muito bom Qual experiência com a Netshoes você gostaria de vivenciar? Uma viagem para uma aventura com tudo pago Fazer sua própria linha de produtos

De 0 a 5, quão entusiasmado(a) você estaria por novos produtos inovadores? Muito ruim Muito bom O que você espera da Netshoes no futuro? Mais lojas e acessibilidade Novas parcerias e linhas temáticas exclusivas

Parabéns por concluir nossa pesquisa! Como agradecimento e recompensa, você ganhou um Kit Exclusivo de Produtos Netshoes! Clique no botão RESGATAR abaixo para resgatar seu prêmio. Esperamos que aproveite os produtos e que eles tragam ainda mais beleza e confiança para o seu dia a dia. Com carinho, Equipe RESGATAR

Checagem

Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes perguntas: 1) É verdade que a Netshoes está dando tênis grátis para quem responder a um quiz e pagar o frete? 2) O que acontece se você seguir todos os passos no site atribuído à Netshoes? 3) Como recuperar o dinheiro do frete perdido no golpe?

É verdade que a Netshoes está dando tênis grátis para quem responder a um quiz e pagar o frete?

Não. Para começar, resolvemos buscar por qualquer informação sobre a tal ação nas redes sociais da Netshoes ou no site oficial. Como era de se imaginar, nada encontramos.

Isso nos fez ter certeza de que a história não passa de um golpe. Afinal, o mesmo modus operandi tem sido utilizado em outras fake news já desmentidas no Boatos.org (como da Farm Rio e da Baggagio).

O que acontece se você seguir todos os passos no site atribuído à Netshoes?

O “seguir os passos” é responder as perguntas, escolher o “prêmio” e pagar o valor do frete. A partir daí, você está apto a… não ganhar nada.

Pelo que vimos, os golpistas, depois que recebem os valores, simplesmente somem com o dinheiro do frete. E claro, não entregam nenhum prêmio.

Como recuperar o dinheiro do frete perdido no golpe?

É muito difícil recuperar o dinheiro. Uma das esperanças é tentando fazer reclamações (em plataformas como o Reclame Aqui, o Consumidor.gov ou pelo Procon) contra as empresas que intermediam o pagamento. Há alguma chance de elas não pagarem os golpistas e estornarem o dinheiro.

Aconselhamos também que você registre na polícia que sofreu um golpe. Pegue todos os dados (inclusive citando as plataformas que estão veiculando o anúncio) e denuncie na polícia (pode ser um B.O. virtual). Com mais dados, há mais chances de investigação.

Conclusão

Golpe ⚠️

É falso que a Netshoes esteja dando tênis grátis para quem responder a um quiz e pagar o valor de frete do produto. Trata-se de uma versão de um golpe que já está se tornando batido.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).