Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Não atenda ligações do celular que inicia com *011; ele clona números #boato

Não atenda ligações do celular que inicia com *011; ele clona números #boato

Boato – Estão avisando nas rádios para você não atender ligações que vêm de uma lista de números que inicia com *011. Eles clonam o celular.

Em quase quatro anos de Boatos.org um dos tipos de que boatos que mais tivemos que desmentir é do “número que clona o seu celular”. Já desmentimos o boato que fala do número que começa com (31), que começa com (65), que começa com (17) e algumas vezes os números que começam com (11). Mais uma vez, vamos falar de um texto que fala de números com o DDD da capital paulista.

Circula por WhatsApp um texto que aponta que diversos telefones que começam o *011 estão clonando celulares Brasil afora. O texto é dividido em duas partes. A primeira conta uma história e a segunda fala de uma alerta. Leia:

Confira também: 8 fake news sobre alertas de golpes na internet

A L E R T A *Polícia Federal* Meu nome é Ricardo Alves sou Policial Militar. – AVISO URGENTE- MUITO SÉRIO *NAO DEIXEM DE LER NEM DE REPASSAR É UM ÓTIMO ALERTA À POPULAÇÃO.*

Polícia Federal informa: Não desligue seu celular! Bandidos mudaram a tática! Tenha cuidado. Deixe seu celular LIGADO..

Aquele golpe que estavam dando na praça, dizendo que haviam seqüestrado um parente seu e exigindo resgate? Pois é, infelizmente ele foi remodelado, adaptado, já que a imprensa nacional andou divulgando o método que era utilizado.

Esse aviso é sério. Estão avisando nas rádios: Não atendam as ligações do celular que inicia com *011… estão clonando os números de quem atende a esses telefonemas …. Repasse!

Os números são: *01138277800 *01122273580 *01125359888 *01130192220 *01125239900 *01141261830 *01141263400 É uma quadrilha especializada em dados pessoais principalmente os que armazenamos no celular! Fiquem atentos… não atendam !!! Repassem para quem vcs puderem.

Ligações do número *011 clonam telefones celulares?

Assim como nas outras histórias dos números “malignos” de telefone, essa história se espalhou pela internet. Mas será mesmo que é verdade que os tais números estão sendo usados por bandidos e clonam celulares? A resposta, assim como nos outros casos, é não.

Veja o nosso desmentido em vídeo

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

A primeira parte (que fala da ligação) a gente nem vai se dar muito ao trabalho de desmentir. Já fizemos isso em julho do ano. Ele não faz muito sentido pelo próprio modus operandi. Se quiser mais detalhes, dá uma conferida aqui.

Sobre a segunda parte, também é falsa. Além de repetir o que falamos em outras vezes sobre a impossibilidade de se clonar números de telefones segurando a pessoa na linha (esse método de filme de espionagem dos anos 80 se perdeu no tempo), fomos atrás dos números citados.

Descobrimos, por meio de diversas reclamações na internet, que eles pertencem ao telemarketing da Vivo (por sinal, não números fixos e não celulares). Não é a primeira vez que o número de atendimento da Vivo cai nos boatos de clonagem (muito se explica pelos telefonemas inconvenientes por parte dos serviços).

Agora, atente-se para um detalhe na mensagem. A mensagem aponta para ligações com o número *011 não serem atendidas. O que seria esse asterisco? Ele nasceu de um erro. No meio de tanta gente repassando a informação, alguma pessoa foi colocar o código de negrito no WhatsAPP (que é colocar * no início e no fim da palavra) e se esqueceu de colocar no final. E aí nasceu o *011.

Só para garantir, tentamos também procurar alguma informação sobre rádios que teriam dado a notícia. Pelo menos nas nossas buscas, não encontramos nenhuma.

Resumindo: todos os números apresentados como se fossem de bandidos nada mais são do que números de atendimento da Vivo. E, claro, a história do número que começa com *011 que clona celular é falsa.

PS.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.