Boato – Bandidos pedem que você desligue o celular para aplicar golpe do falso sequestro. Repasse!
A criatividade dos criminosos para arrancar dinheiro das vítimas, não tem limite. Sabe aquela história do falso sequestro? Ela não é nova e costuma vir à baila de tempos em tempos. O caso mais recente dá conta de uma versão nova do golpe.
O novo golpe funcionaria assim: criminosos disfarçados de funcionários de empresas de telefonia pedem que você desligue o celular para aplicar o golpe do sequestro. As denúncias foram divulgadas por usuários do Whatsapp e também circulou pelo Facebook. Leia o que diz a mensagem compartilhada no aplicativo:
“Polícia Federal – AVISO URGENTE- MUITO SÉRIO NAO DEIXEM DE LER NEM DE REPASSAR É UM ÓTIMO ALERTA À POPULAÇÃO. Polícia Federal informa: Não desligue seu celular! Bandidos mudaram a tática! Tenha cuidado. Deixe seu celular LIGADO… Aquele golpe que estavam dando na praça, dizendo que haviam seqüestrado um parente seu e exigindo resgate? Pois é, infelizmente ele foi remodelado, adaptado, já que a imprensa nacional andou divulgando o método que era utilizado. Agora, os criminosos ligam para você dizendo que seu celular foi clonado: – Alô, Fulano? Nós somos da (VIVO CLARO/OI /TIM) e estamos informando que seu celular foi clonado. Você deve desligá-lo por 1 hora apenas, para que possamos efetuar averiguações na linha do seu celular. Você, acreditando na ótima prestação de serviço, desliga o celular por uma hora, afinal o pedido é somente para desligar o celular, ‘que mal teria’? Aí é que vem o perigo… Os bandidos durante esta hora ligam para sua casa e praticam o golpe do seqüestro, previamente preparado.. Quem atende o telefone na sua casa, liga rapidamente para o seu celular e ouve: ‘Este celular está desligado ou fora da área de serviço’. Daí em diante é só pavor total, na família, nos amigos, no trabalho… Portanto, muito cuidado. Se ocorrer esse fato, MANTENHA SEU CELULAR LIGADO. NÃO O DESLIGUE EM HIPÓTESE ALGUMA. Para a área técnica da operadora checar alguma coisa na sua linha não é necessário desligar o aparelho, portanto não há justificativa para desligá-lo. Ao contrário, entre imediatamente em contato com as pessoas mais próximas à você (familiares, amigos, colegas de trabalho) e os alerte do fato. Após isso, entre em contato com a Polícia (ligue 190 e/ou vá à Delegacia de Polícia mais próxima). Esse aviso é sério. REPASSE”
Existe golpe do sequestro com celular desligado?
O enredo pode mudar um pouco, mas a história é sempre a mesma: alguém te liga narra um sequestro com ameaças, pressões e insultos. E o final nem precisa dizer, porque a gente já sabe. Porém, ao buscarmos informações sobre o caso, percebemos que a história não é não é bem assim.
Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos
Se você nos acompanha sabe que essas mensagens compartilhadas com a intenção de alertar a população são, na maioria dos casos, falsas. Já mostramos casos parecidos, como foi o da quadrilha que usava falsa pesquisa de qualidade da educação em sequestros ou o alerta falso sobre o golpe do telefone com delegado e reparos.
Apesar de ser ostentado como “novo golpe”, o texto circula na web desde 2006. E até então, não foi encontrado nenhum registro de casos com essa descrição. Além disso, só o fato do texto não indicar fontes, data e local de onde aconteceu já são motivos pra desconfiar.
Por fim, vale lembrar que os criminosos que praticam esse tipo de crime ligam aleatoriamente. Eles discam um número e tentam a sorte. Mas aí, qual a chance de acertarem o número da pessoa e do seu parente?
Com tantas incertezas nessa história podemos sacramentar: a história de que bandidos pedem que você desligue o celular para aplicar golpe do sequestro é falsa. Esse é mais um boato que circula na internet.
Nós sabemos que, infelizmente, o golpe do sequestro existe e que toda atenção é pouca, mas compartilhar boatos não ajuda em nada. Na dúvida, não compartilhe antes de checar as informações.
Ps.: Esse artigo foi uma sugestão do leitor José Carlos Almeida. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou Facebook.