Momo é um demônio que divulgou número de telefone no WhatsApp #boato

Boato – Um demônio chamado Momo divulgou o seu número de telefone 81 3-4510-2539 no WhatsApp e na internet para infernizar as pessoas. Nunca atenda uma ligação dele. Você vai morrer.

Se a internet é um campo fértil para mentes criativas de pessoas mais velhas (que não se cansam de criar e compartilhar histórias sobre planetas que vão se chocar com a Terra, 2ª vinda de Jesus ou mesmo curas milagrosas para câncer), o que podemos dizer de “mentes brilhantes adolescentes”.

Em alguns recantos da internet, as chamadas Creepypastas circulam por aí. Mesmo sendo predominantemente (para não dizer de forma unânime) falsas, as histórias arrepiam muitos jovens. O grande problema é quando os “causos” viralizam e fazem muitas pessoas acreditarem que estamos “diante do mal”. É o caso de hoje, que trata do demônio Momo.

De acordo com mensagens que circulam na internet, o demônio Momo divulgou o seu número na internet: +81 3-4510-2539. O demônio utiliza sua foto horrenda. Como mensagem de apresentação, ele diz “as pessoas me chamam de L”. Se as pessoas enviam mensagens para esse número, ele responde com xingamentos, hackeia dados e as ameaça de vazar informações na internet.

Se você acha que para por aí, está enganado. As mensagens que circulam online apontam que o demônio fala em línguas desconhecidas, amaldiçoa as pessoas que recebem a sua ligação e está motivando suicídios. Ou seja: o Momo é um bicho do mal mesmo. Leia uma das mensagens que circula online:

Está imagem rapidamente se espalhou como um incêndio pela internet . Muitos memes foram criados, ouros usaram para assustar. Mas a maioria não faz ideia de qual seria a sua verdadeira origem. Tudo começou no facebook. Alguém assustado pedindo ajuda postou o seguinte número : +81 3-4510-2539. Analisando o número, notamos que o prefixo +81 é o código nacional do Japão, ou seja, o usuário é japonês.

Ao adicionarmos este numero, podemos entrar em contato com uma criatura chamada de MOMO. É um ser medonho com uma face capaz de fazer qualquer um perder o sono. Não sabemos se é uma corrente do mal ou algum tipo de brincadeira, mas existem vários relatos a respeito do número que estaria passando trote para celulares do contato Sul-americano deixando muita gente incomodada.

Na mensagem aparece a seguinte escrita “?????L?????”, que traduzindo quer dizer “As pessoas me chamam de L”, o motivo não sabemos. Há alguns relatos no Twitter que alegam que a pessoa por trás do número que se identifica como “Momo” ,consegue se comunicar em diversos idiomas, o que torna o caso ainda mais perturbador, ainda mais vindo de Japão.

Dizem que quem recebe a ligação desta criatura via wathsapp está automaticamente amaldiçoado. Ou seja, se recebeu a ligação, já pode encomendar o caixão e se preparar para partir desta pra melhor ou pra pior.

Ah relatos de pessoas que afirmam que entrar em contato ou responder as mensagens do MOMO pode ser perigoso. Ah relatos de ameaças e insultos. Ah rumores de que o MOMO faz ameaças de ataques cibernéticos dizendo que iria expor todas as informações pessoais da vítima , inclusive os Nudes para todos. É como se a criatura fosse onisciente, sabendo falar várias línguas, sabendo de tudo sobre a vida das vítimas e de tudo o que ocorre no Mundo.

Pra piorar a situação, a criatura tem enviado vídeos para suas vítimas falando algumas coisas em um idioma desconhecido, mostrando que não é apenas uma fotomontagem, mas sim uma criatura real.

Momo é um demônio que divulgou seu número de telefone no WhatsApp?

Ai Deus, me dê paciência. Sim, tem muita gente que está assustada com o tal Momo (e principalmente com medo de receber uma ligação dele). É claro que tudo isso é uma bobagem. Para tranquilizarmos (não queremos ver ninguém assustado com trotes) reunimos alguns dados que mostram o que tal Momo é muito mais inofensivo que você pensa.

Primeiramente, fizemos uma análise do número de telefone do “demônio Momo”. Felizmente, não há possibilidades do número do WhatsApp ser do inferno. Como dito no próprio texto do boato, o número do telefone é do Japão. Mais exatamente de Tóquio (ou região) e de um telefone fixo para utilizar uma conta no WhatsApp.

Aliás, Japão tem tudo a ver com duas importantes informações que mostram um pouco da pessoa que está por trás de “Momo”. A primeira é a imagem. Ao contrário do que as pessoas pensam, não se trata de uma “foto de um demônio”. É uma escultura que foi exposta em uma Galeria de Arte chamada Vanilla em 2016. A figura parece ser tão legal que várias pessoas resolveram tirar uma selfie com ela. Olha aí a felicidade do rapaz com a Momo:

Mas e a tal mensagem “As pessoas me chamam de L”? A referência também é japonesa. É de um anime que depois virou uma série de TV no Japão (assistam) e, posteriormente, um filme para o Netflix nos EUA (não assistam) chamado Death Note. Na série, “L” é um personagem misterioso que investiga quem é culpado por diversas mortes. Em dado momento, ele usa essa exata frase. Detalhe importante: Death Note também tem um demônio. Já dá para ver o gosto de quem criou o tal perfil no WhatsApp. Um brasileiro também percebeu isso:

Falando no perfil, há mais indícios de que se trata de um grande trote. Um deles é que o “número de Momo” começou a ser modificado por outros “engraçadinhos” que gostariam de passar o trote. Muito provavelmente, muitos desses xingamentos que vimos online são de “Momos falsos”. Falamos isso, porque quando entramos em contato com o Momo japonês, não obtivemos respostas. Ou seja: ele não é tão “onipresente assim”.

Mas existe alguma ameaça nisso tudo? A priori não. Mas não é uma boa ideia deixar enviar uma mensagem para o “demônio Momo” (seja japonês, mexicano, brasileiro etc). O risco está em expor os seus dados para uma pessoa que você não conhece.

Por exemplo, se você criou uma conta em redes sociais com o mesmo número do WhatsApp, a pessoa vai ter acesso. Se você receber um link para phishing, pode ter dados roubados. Outro exemplo: seu número pode ser colocado em uma lista. Há outros exemplos, mas já deu para perceber que não é legal falar com estranhos.

Há uma última ameaça que esperamos que, ao você ler este texto, não seja mais uma ameaça: é você se impressionar com o tal “perfil Momo” e começar a obedecer ordens. Não faça isso: por trás de uma tela ninguém (nem o diabo) pode fazer algum mal a você.

Resumindo: a tal história que fala que o demônio Momo está divulgando o seu número para matar as pessoas é falsa. O tal demônio não é demônio, Momo é uma escultura e que o dono da conta no WhatsApp é fã de uma série japonesa (das boas). O resto é papo de quem quer audiência na internet ou passar trote nas pessoas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

16 comentários em “Momo é um demônio que divulgou número de telefone no WhatsApp #boato

  • 06/11/2018 em 09:30
    Permalink

    nem sei se essa tal de momo existe mesmo
    fala SÉRIO NÉ !!!!!!!!
    como o próprio artigo do site diz
    pode ser um trote para ganharem dinheiro
    ninguem sabe se isso é real
    só quem ja viu!!!!!!
    DEUS É MAIS!!! (CRUZ CREDOOOOO)

    Resposta
  • 06/11/2018 em 09:29
    Permalink

    nem sei se essa tal de momo existe mesmo
    fala SÉRIO NÉ !!!!!!!!
    como o próprio artigo do site diz
    pode ser um trote para ganharem dinheiro
    ninguem sabe se isso é real
    só quem ja viu!!!!!!

    Resposta
  • 12/09/2018 em 17:20
    Permalink

    Cada uma a troco de que essas pessoas inventam essas indiotices de muleque Quejudo? ganha algum dinheiro inventando isso? Se ganha vale a pena ou se não num tem o que fazer mesmo

    Resposta
  • 12/09/2018 em 17:13
    Permalink

    É horrível esse demônio mesmo e parece mesmo com o boneco do desenho que o rapaz falou eu hein

    Resposta
  • 28/08/2018 em 16:30
    Permalink

    Boa tarde.
    Só para completar a informação de vocês, no Japão não se utiliza o WhatsApp. Há outro tipo de app. Essa informação veio do meu primo, que mora lá.

    Resposta
  • 23/08/2018 em 13:57
    Permalink

    Isso é verdade sim
    Não é boato
    Uma criança (Recife-PE)perdeu a vida por participar do desafio proposto por esse demônio.

    Resposta
    • 27/08/2018 em 15:09
      Permalink

      Não é um demônio. São pessoas (? Podemos chamar seres assim de pessoas?) Se aproveitando de todo o folclore criado em torno disso.

      Resposta
    • 28/08/2018 em 16:19
      Permalink

      Demônio não, são bandidos tentando roubar dados das pessoas, e criam desafios tontos para não serem descobertos. Me poupe.

      Resposta
  • 14/08/2018 em 16:54
    Permalink

    Espero que essa momo não queira levar os jovens para a morte.

    Resposta
  • 13/08/2018 em 22:02
    Permalink

    Ta mais para uma galinha depenada, do que um demônio *-*

    Resposta
  • 10/08/2018 em 16:45
    Permalink

    e muito assim hoje em dia os demonio tem whatzapp e ta muito popular ta com priguiça de e la na casa da pessoa e manda mensagem kk muito assim momo ta divando kkk

    Resposta
  • 31/07/2018 em 12:48
    Permalink

    Só não entendi porque disse para não assistir ao filme (apesar de ser ruim). A série original, anime, é muito inteligente.

    Resposta
  • 23/07/2018 em 14:11
    Permalink

    Resumindo pode mandar mensagem ou não?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)