Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Micro-ondas faz celular explodir por causa da radiação #boato

Micro-ondas faz celular explodir por causa da radiação #boato

Mulher se queima após abrir microondas enquanto atendia telefone celular, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Não abra o forno micro-ondas se você estiver com o telefone celular na mão. A radiação faz com que o aparelho exploda e isso aconteceu com uma senhora.

Em tempos de Black Friday, dois dos mais populares produtos apresentados são os aparelhos celulares e o forno micro-ondas. Com isso, um áudio voltou a circular com força na internet. Ele alerta para uma suposta “combinação mortal”.

De acordo com o arquivo, que é acompanhado de uma foto de uma mulher com o braço enfaixado e em uma cama de hospital, o telefone celular explode se você estiver com ele na mão e abrir a porta do forno micro-ondas. Isso ocorreria por conta da radiação do aparelho. Leia a transcrição do alerta que circula por aí:

Confira o desmentido em vídeo

Pessoal, fica o Alerta aí ó as pessoas às vezes não sabe eu mesmo sabia disso a gente corre risco né essa senhora aí ela teve parte do acima do peito dos seios ali o rosto cabeça todo se queimou todinha Porque ela foi abrir o micro-ondas atendendo o celular a radiação do micro-ondas passou para o celular pegou fogo e aconteceu essa tragédia Então é só um alerta para vocês quem tiver com celular na mão não abre meu micro-ondas tá bom um abraço para todos e cuidado

Micro-ondas faz celular explodir por causa da radiação?

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Não demorou para a mensagem se espalhar com força na internet e deixar muita gente preocupada. Porém, a informação que aponta para radiação e telefones celulares não só é falsa como se trata de um boato já desmentido por aqui. Em 2017, desmentimos a tese em questão. Em 2019, desmentimos a história que envolvia a mulher da imagem. Como os desmentidos valem para hoje, relembre o que escrevemos:

Uma rápida olhada nas publicações já levanta dúvidas. A mensagem segue aquele velho roteiro de fake news na internet. Ela é vaga (não diz quem é a mulher ou quando e onde o acidente ocorreu), alarmista (usando uma foto chocante e um tom bastante assustador), possui erros de português (tanto no texto como no vídeo), pedidos de compartilhamento (só no áudio são duas vezes) e não cita fontes confiáveis.

A coisa fica ainda mais estranha quando procuramos por mais informações sobre o caso e não encontramos nada. Nenhuma notícia ou relato pessoal da suposta vítima.

Vale ressaltar também que os áudios não fazem lá muito sentido. O microondas não funciona de porta aberta e, quando é aberto, ele automaticamente desliga. Além disso, essa história do celular “puxar radiação” é pura balela. Bem como a dica de não abrir a geladeira com o celular na mão.

Aliás, o próprio áudio apresenta algumas inconsistências. Por exemplo, a mulher que fala no áudio sequer explica quem é a vítima. Além disso, ela também fala na vítima levar um susto com os ferimentos quando acordar (entretanto, nas imagens, é possível ver que a suposta vítima está consciente e com um olho aberto).

Resolvemos, então, procurar por vídeos de acidentes que relacionassem celulares com microondas. Encontramos alguns e, como é possível observar, o resultado não é nada bom (ao colocar um celular dentro de um microondas ligado, o aparelho faz bastante fumaça, chega a explodir e a pegar fogo). Porém, é impossível afirmar que um acidente desses seria capaz de causar os ferimentos descritos pela mensagem e mostrados pela foto.

Resumindo: não é verdade que o forno micro-ondas faz aparelhos celulares explodirem. O que circula na internet não passa de mais um boato que podemos considerar um clássico na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: