Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Mulher se queima após abrir microondas enquanto atendia telefone celular #boato

Mulher se queima após abrir microondas enquanto atendia telefone celular #boato

Mulher se queima após abrir microondas enquanto atendia telefone celular, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Após abrir microondas enquanto falava ao celular, mulher teve corpo e couro cabeludo queimados. Marido também se machucou. Motivo foi a radiação.

Queimaduras são incômodas e dolorosas. E podem ocorrer em momentos em que menos se espera. Por isso, é importante ter atenção dobrada quando se está em situações que possam ocasionar esse tipo de acidente.

Mas e quando a queimadura se torna uma surpresa? De acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, uma ação bastante comum na cozinha pode causar grandes acidentes.

Segundo publicações, uma mulher teria se queimado ao abrir o microondas enquanto falava ao celular. Ainda de acordo com as postagens, seu marido também teria se queimado ao tentar ajudar. Confira mensagem que circula online e a transcrição do áudio:

Confira o desmentido em vídeo

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Versão 1: “MISERICÓRDIA!! Ouçam o áudio e vejam o RISCO de ABRIR o MICROONDAS falando ao CELULAR, a Sra. da foto teve o CORPO e COURO CABELUDO todo INCENDIADO e o marido que foi socorrê-la também queimou-se. Vamos divulgar para alertar ao maior número possível de pessoas. P.S.: Uma Pena o Facebook não permitir o envio do áudio do WhatsApp”.

Versão 2: “Vê o que aconteceu, Carminha. A cunhada de Ulisses tá… a esposa do irmão dele. Aconteceu ontem, eles trabalhando. Ela foi botar comida no microondas, quando abriu o microondas tava com o telefone no… tava falando no telefone. De repente, ninguém sabe explicar, mas enfim, a radiação do microondas foi todinha pro celular, né? Passou todinha pro celular e queimou ela todinha. Ela tá sem cabelo, tá com o seio… ela tá toda queimada. Do corpo pra baixo… Do seio pra cima, ela tá toda queimada. Sem cabelo, sem nada. O cabelo dela era lindo. Quando ela ver, meu Deus. Jesus. Cê tenha cuidado com microondas, geladeira. abrir geladeira, microondas com o celular, atendendo o celular. Tô avisando minhas amigas, né? A gente jamais quer que aconteça e, assim, vamos ter cuidado. Vai passando aí pra todas as amigas, pra ter cuidado, porque a gente tem que divulgar, né? É triste, viu? Tá vindo pra restauração agora. Aí, tá no hospital em Garanhuns e tá vindo pro Recife. Tá sendo encaminhada pra aqui, pro setor de queimados, né? Pra restauração. E o marido dela tá com as mãos todas queimadas também. Ele foi tentar salvar ela, quando eleviu… quando ele olhou pra ela, ela tava pegando fogo, mulher. Ele disse que não sabe explicar como foi”.

Mulher se queimou após abrir microondas enquanto atendia telefone celular?

As imagens do suposto acidente são fortes e a história tem dado o que falar. A informação viralizou nas redes sociais e está sendo compartilhada por muita gente que está assustada com a situação. Mas será que essa história de celular, microondas e queimaduras é real? A resposta é não.

Vamos aos fatos! Uma rápida olhada nas publicações já levanta dúvidas. A mensagem segue aquele velho roteiro de fake news na internet. Ela é vaga (não diz quem é a mulher ou quando e onde o acidente ocorreu), alarmista (usando uma foto chocante e um tom bastante assustador), possui erros de português (tanto no texto como no vídeo), pedidos de compartilhamento (só no áudio são duas vezes) e não cita fontes confiáveis.

A coisa fica ainda mais estranha quando procuramos por mais informações sobre o caso e não encontramos nada. Nenhuma notícia ou relato pessoal da suposta vítima.

Vale ressaltar também que os áudios não fazem lá muito sentido. O microondas não funciona de porta aberta e, quando é aberto, ele automaticamente desliga. Além disso, essa história do celular “puxar radiação” é pura balela. Bem como a dica de não abrir a geladeira com o celular na mão.

Aliás, o próprio áudio apresenta algumas inconsistências. Por exemplo, a mulher que fala no áudio sequer explica quem é a vítima. Além disso, ela também fala na vítima levar um susto com os ferimentos quando acordar (entretanto, nas imagens, é possível ver que a suposta vítima está consciente e com um olho aberto).

Resolvemos, então, procurar por vídeos de acidentes que relacionassem celulares com microondas. Encontramos alguns e, como é possível observar, o resultado não é nada bom (ao colocar um celular dentro de um microondas ligado, o aparelho faz bastante fumaça, chega a explodir e a pegar fogo). Porém, é impossível afirmar que um acidente desses seria capaz de causar os ferimentos descritos pela mensagem e mostrados pela foto.

Em resumo: a história que diz que uma mulher teria se queimado ao abrir o microondas enquanto falava ao celular é falsa! As informações apresentadas no áudio (celular “puxa” a radiação do microondas, não abrir a geladeira com o celular na mão) não fazem sentido. Além disso, não existe nenhuma notícia ou relato pessoal da suposta vítima na internet. Por fim, a falta de informações sobre a mulher queimada (ninguém sabe quem ela é) e a inconsistência da história (que mostra a mulher acordada, mas fala em um suposto choque quando ela acordar) colocam um ponto final no caso: a história não passa de balela. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.