Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Mensagem “Eu não autorizo” faz com que WhatsApp não use suas fotos em nova regra #boato

Mensagem “Eu não autorizo” faz com que WhatsApp não use suas fotos em nova regra #boato

Mensagem “Eu não autorizo” faz com que WhatsApp não use suas fotos em nova regra, diz boato (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Boato – Se você publicar uma mensagem com o título “Eu não autorizo”, o WhatsApp não vai poder utilizar suas fotos em nova regra que começa amanhã.

O anúncio por parte do WhatsApp de que vai mudar os termos de uso a partir de fevereiro de 2021 (ação que, por enquanto, foi adiada para maio) fez com que diversos boatos começassem a se espalhar na internet. O último deles dá uma “dica” aos usuários do aplicativo de mensagens.

De acordo com um texto que está viralizando no próprio WhatsApp, o internauta que não quiser se submeter às “novas regras” que começariam “amanhã” teria que compartilhar um texto que começa com “Eu não autorizo” e que seria uma declaração de que o WhatsApp, Facebook ou Instagram não teria o direito de usar suas fotos. Leia a mensagem que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

EU NÃO AUTORIZO! * EU NÃO AUTORIZO EU NÃO AUTORIZO EU NÃO AUTORIZO Lembre-se, amanhã começa a nova regra do Whatsap que permite que você use suas fotos !! Lembre-se que o prazo é hoje !!! Pode ser usado em ações judiciais contra você. Tudo o que você postou pode ser postado a partir de hoje, até mesmo mensagens excluídas. Não custa nada mais do que um simples copiar / colar, melhor estar seguro do que ser violado.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Não dou permissão ao WhatsApp ou a qualquer organização associada ao WhatsApp, como Facebook e Instagram, para usar minhas imagens, informações, mensagens, fotos, mensagens excluídas, arquivos, etc. Isso é real. Eu compartilho !!!!!!!! Eu não autorizo Compartilhe em 10 grupos e um sinal aparecerá em seu WhatsApp assim: isso significa que seu telefone está protegido contra a nova regra.

Mensagem “Eu não autorizo” faz com que WhatsApp não use suas fotos em nova regra?

O texto se espalhou em muitos grupos e listas no WhatsApp. É uma pena que ela não tenha efeito prático algum. Não adianta sair compartilhando a mensagem em questão porque o WhatsApp não vai usar ou deixar de usar suas fotos por isso.

Na verdade, a mensagem em questão nada mais é do que um texto falso adaptado para o aplicativo em questão. Aqui no Boatos.org já desmentimos o mesmo texto sendo creditado ao Facebook nada menos do que sete vezes (aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui) e uma vez relacionada ao Instagram. Desmentimos, também, em vídeo:

Em todos os casos, explicamos que uma publicação como essa tem efeito jurídico nulo. O que vale em relação aos aplicativos (inclusive o WhatsApp) é o que você lê nos termos de uso. Logo, publicar “eu não autorizo” não modifica em nada.

Para além de falsa, a informação não tem lá muito nexo. Se no Facebook e Instagram já é estranho pensar que os administradores vão checar em cada timeline se a mensagem está postada, no WhatsApp a informação é mais inverossímil ainda. Nem que o aplicativo quisesse poderia saber se você está postando a tal mensagem. Isso porque as mensagens do WhatsApp são protegidas por criptografia de ponta-a-ponta.

Não bastasse isso, a informação de que o WhatsApp mudaria as regras “amanhã” é falsa. Como falamos lá no início do texto, a previsão para os novos termos de uso entrar em prática seria 8 de fevereiro. Porém, as mudanças foram adiadas para maio.

Para terminar, é importante citar (como já falamos em outro desmentido) que não é verdade que o WhatsApp vai utilizar as suas mensagens e compartilhar com outros aplicativos. Os termos de uso tratam de outra coisa. Desmentimos em vídeo:

Resumindo: além de não ser verdade que postando uma mensagem “Eu não autorizo” você vai se livrar dos termos de uso, os novos termos do WhatsApp (que foram adiados para maio) não preveem o uso e compartilhamentos de mensagens no aplicativo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/318Tn5c
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK