Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Jovem comete suicídio após participar do Desafio da Momo no Brasil #boato

Jovem comete suicídio após participar do Desafio da Momo no Brasil #boato

Boato – O chamado desafio da Momo fez a sua primeira vítima no Brasil. Uma jovem cometeu suicídio após receber ligações do demônio do WhatsApp.

A criatividade humana não tem limites. A prova disso está em uma notícia falsa que desmentimos há poucos dias: a que apontava que um demônio chamado Momo (ou a Momo) tinha publicado o seu número no WhatsApp e estava amaldiçoando as pessoas. Na ocasião, falamos que a foto era de uma escultura e que o tal número não respondia nada.

Tudo certo, ok? Errado. O nosso desmentido teve duas consequências. Os leitores inteligentes perceberam que a história era falsa. Já os desprovidos de sabedoria confundiram o número do nosso WhatsApp com o da Momo e começou a nos enviar mensagens. Nunca recebemos tantas mensagens de crianças e adolescentes (cadê os pais desse povo?).

E tudo tende a piorar. De acordo com um texto que circula na internet, o desafio da Momo fez a primeira vítima. A mensagem, que envia um link para um “blog daqueles”, aponta que Jamile (17 ou 19 anos) se suicidou após receber uma mensagem demoníaca. Leia a mensagem que circula online:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

URGENTE *DESAFIO DA MOMO FAZ A PRIMEIRA VÍTIMA FATAL NO BRASIL* Essa jovem tem 19 anos e foi alerta para todos nós! ontem o desafio da ‘Momo’, do WhatsApp fez a primeira vítima fatal. ATÉ O PASTOR SILAS MALAFAIA FEZ O ALERTA EU SEU PROGRAMA DE TV SOBRE A PERICULOSIDADE DO NOVO JOGO DEMONÍACO.

Uma menina chamada Jamile, de 17 anos, de SP, se suicídio por conta de um jogo que está tomando de conta do WhatsApp e que se chama o DESAFIO DA MOMO. Nesse desafio a pessoa tem que mostrar que é corajosa, abrir o contato chamado MOMO e envia mensagens para o número da Criatura.

Ao abrir o numero da criatura e enviar MENSAGEM, a pessoa passa a receber chamadas durante a madrugada via WhatsApp amaldiçoado a pessoa e invocando demônios em um ritual macabro ao vivo. Ou seja, se alguém recebeu a ligação, já pode encomendar o CAIXÃO. Inclusive esta criatura sabe falar várias línguas, sabendo de tudo sobre a vida das vítimas.

Gente pq entrar num desafio DESSES? PESSOAL Tomem Cuidado C/ Esse contato, não abra mensagens, e se você estiver em grupos que as pessoas estão postando saia imediatamente! QUEM PUDER, AJUDE COMPARTILHANDO!

Jovem comete suicídio após participar do Desafio da Momo no Brasil?

Caramba (de novo estamos falando sobre esse assunto “interessantíssimo”): será mesmo que a história que aponta que o tal “desafio da Momo” ou o “demônio Momo” fez uma garota se suicidar no Brasil? É claro que não. Vamos explicar todos os detalhes para você aqui.

O primeiro ponto que explica a farsa está na mensagem que circula online. Ela tem todas as principais características de uma fake news. É vaga, alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento e não cita fontes confiáveis. Por sinal, a fonte que a mensagem cita é um site que “sobrevive” de espalhar fake news na internet. Já desmentimos uma dúzia de notícias falsas que vieram de lá.

O segundo ponto que indica que o caso da jovem que cometeu suicídio é inventado está no fato de que a notícia não foi publicada em uma fonte confiável sequer. Mas não é só isso: sabe a foto utilizada na balela? Ela não é da tal Jamile de 17 anos (o boato é tão mal escrito que, em trechos, é dito que ela tem 19 anos). Trata-se da mexicana Erika Kassandra Bravo. Confira a triste história dela (retirada do site R7):

No final do ano passada, uma outra adolescente foi vítima de abuso e de um crime brutal. A mexicana Erika Kassandra Bravo, de 19 anos, estudante de Enfermagem, foi encontrada morta numa estrada em Las Cocinas, aldeia na região central do México. O crime chocante teve outros detalhes escabrosos: Erika tinha desaparecido por três dias e, quando encontrada, o corpo estava jogado numa vala, com a pele do rosto retirada pelo assassino

O último ponto que denuncia a farsa está em um “detalhe” muito importante. A história parte de um pressuposto de que o “demônio Momo” existe. Isso é, no mínimo, absurdo. Se você ainda tem dúvida sobre a história da Momo ser um demônio, leia o seguinte artigo.

Momo é um demônio que divulgou número de telefone no WhatsApp #boato

Resumindo: assim como a história do desafio da Momo não procede, a informação que aponta que uma jovem se matou por causa de uma ligação do “demônio do WhatsApp” é falsa. É só mais uma história falsa (e bizarra) que circula online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.