Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Instagram dá presentes grátis no WhatsApp em “atividade de prêmios” #boato

Instagram dá presentes grátis no WhatsApp em “atividade de prêmios” #boato

Instagram dá presentes grátis no WhatsApp em “atividade de prêmios”, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Instagram lançou uma ação no WhatsApp em que dá presentes grátis em uma “atividade de prêmios” para todas as pessoas que compartilharem um link no aplicativo.

E lá vamos nós com mais uma daquelas promessas mirabolantes que circulam no WhatsApp. Desta vez, a mensagem que circula online aponta para uma suposta ação do Instagram que resultaria em “presentes grátis”.

Um link acompanhando dos dizeres “Atividade de prêmio no Instagram Presentes grátis para todos!” está circulando junto com um link de um site dos mais estranhos (na versão que vimos era um site de domínio .cn, da China).

No site em questão, há o anúncio de que o Instagram estaria dando “1000 real” para as pessoas que respondessem algumas perguntas e compartilhassem o link do site chinês com amigos no WhatsApp (não sem antes passar por um “sorteio” de caixas). Leia a mensagem que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Atividade de prêmio no Instagram Presentes grátis para todos! Parabéns! Hoje, 2 abril, 2021, você foi escolhido para participar de nossa pesquisa. Você levará apenas um minuto e receberá um prêmio fantástico: 1000 REAL! Cada sexta-feira nós escolhemos aleatoriamente 100 usuários para dar a eles a chance de ganhar prêmios incríveis. O prêmio de hoje é 1000 REAL! Haverá 100 vencedores sortudos. Esta pesquisa visa melhorar a qualidade do serviço prestado aos nossos usuários e sua participação será recompensada 100%.

Você só tem 4 minutos e 22 segundos, para responder a esta pesquisa! Apresse-se, o número de prêmios disponíveis é limitado! Questão 1 de 4: Você é homem ou mulher? Masculino Fêmea Questão 2 de 4: Quantos anos você tem? 18-29 30-39 40-49 50+ Questão 3 de 4: Como você avalia os serviços do Instagram? Muito bom Inacreditável OK Não tão bom Questão 4 de 4: Você gosta de instagram? Sim Não

Parabéns, suas respostas foram salvas com sucesso! Com base na sua resposta, você tem a chance de ganhar presentes. Você deve selecionar a caixa correta com o seu prêmio dentro. Você tem 3 tentativas. Boa sorte! OK Parabéns! Você adivinhou! Seu prêmio em dinheiro é: 1000 REAL Siga as instruções na próxima página para reivindicar seu prêmio!

OK Parabéns! Seu prêmio é de 1000 REAL, siga as instruções na próxima página para reivindicar seu prêmio ! 1. Compartilhe com 5 grupos / 20 amigos no WHATSAPP (clique no ícone “WhatsApp” abaixo) 2. Clique em “Continuar” para receber presentes. WhatsApp Compartilhe até que a barra azul esteja cheia ! Continue Esta oferta é válida por 500 segundos.

Instagram dá presentes grátis no WhatsApp em “atividade de prêmios”?

O que não faltou foi gente (ou robô, vai lá saber) compartilhando a tal mensagem em redes sociais. Porém, não é verdade que o Instagram está dando os tais presentes no WhatsApp na tal atividade de prêmios.

Na realidade, a mensagem que está circulando online é rigorosamente igual a de outros golpes que já desmentimos aqui (e explicamos neste texto). As únicas diferenças são o nome do Instagram e o prêmio em questão (1000 real, escrito assim mesmo).

Assim como nos outros casos, mesmo que você siga todos os passos descritos na mensagem, nada acontece no final. Você é apenas redirecionado a outro site que nada tem a ver com a marca Instagram. Em alguns casos, é um site redirecionado por meio de publicidade. Em outros, é um site pesadíssimo que vai fazer o seu celular ou computador travar. Há, ainda, a chance de você ser direcionado a outro site com ofertas falsas. Como se trata de um tipo de boato manjado, temos até vídeos que falam sobre o o assunto:

É claro que ao buscar por qualquer ação do Instagram para quem compartilhar o link do site em questão, nada encontramos. A rede social não iria fazer uma promoção em um site que não tem nada a ver com o oficial e muito menos iria criar mensagens com erros crassos como “mil real”.

Resumindo: a história que aponta que o Instagram está dando prêmios para as pessoas que entrarem em um site com domínio chinês (ou qualquer outro desconhecido), responderem perguntas e compartilharem o link com amigos é falsa. É mais um novo capítulo de um velho golpe que circula na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3tP2fIR
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy
Marcações: