Homem morre ao tomar choque com fone Bluetooth conectado a cabo de alta tensão #boato

Boato – Vídeo mostra o momento em que um homem toma um choque com um fone Bluetooth que acabou sendo conectado com um fio de alta tensão.

Houve um tempo que muitas das fake news que circulavam na Internet apontavam para alertas sobre coisas relacionadas à tecnologia. Hoje vamos falar de uma história deste tipo.

De acordo com mensagens que acompanham um vídeo de um homem sofrendo um acidente, ele havia morrido ao tomar um choque com um fone Bluetooth que estava conectado a um telefone celular. A mensagem aponta que o aparato se conectou a cabos de alta tensão. Leia o texto em questão:

Confira também: Janja tirou foto com traficante? Saiba a verdade aqui!

Clique e siga o Boatos.org no YouTube

AVISO SÉRIO Por favor, não use fones de ouvido bluetooth, perto de cabos elétricos de alta tensão e instalações como plataformas ferroviárias. A corrente elétrica do cabo, pode se conectar com o fone de ouvido, ativado pela rede atingindo diretamente o usuário.

Homem morre ao tomar choque com fone Bluetooth conectado cabo de alta tensão?

A história se espalhou com todas as forças na internet e, claro, gerou um alarde em redes sociais. Porém, é falsa a informação que aponta que o acidente em questão foi causado por um fone Bluetooth. Aliás, o alerta também é falso.

Além do fator “histórico de fake news” do tipo (temos exemplos aqui, aqui e aqui), as mensagens têm características de fake news como o tom vago, o caráter alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis.

Ao buscar sobre o assunto, nada encontramos sobre o tal incidente. Pelo contrário: ao buscar por imagens do ocorrido, descobrimos que o vídeo é, na realidade, de uma situação que nada tem a ver com fones de ouvido Bluetooth.

O caso em questão ocorreu na Índia em dezembro de 2022.. O choque foi causado pela queda de um fio de alta tensão na cabeça de Sujan Singh Sardar, homem que está na imagem. De acordo com o India Today, ele acabou com ferimentos na cabeça, mas sobreviveu.

É importante citar que, ao contrário do que aponta a mensagem, não é possível ser eletrocutado por ondas de Bluetooth. A afirmação é tão absurda quanto falar que uma pessoa vai tomar choque em um celular porque ele está conectado à Internet com outro aparelho elétrico.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que um homem acabou eletrocutado por conta de ondas de Bluetooth de um fone de ouvido. Trata-se uma fake news sobre ameaças tecnológicas que circulam na Internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/2M3r9Bt
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet