Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Homem morre ao tomar choque carregando o celular no carro #boato

Homem morre ao tomar choque carregando o celular no carro #boato

Homem morreu ao tomar choque carregando o celular no carro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Imagens mostram homem levando choque ao pisar em poça d’água e segurar carregador de celular dentro do carro.

Sabemos que todo cuidado é pouco quando vamos usar a eletricidade ou produtos eletrodomésticos e eletrônicos. Isso porque esses equipamentos podem desencadear choques.

E quando se trata de eletricidade com água, essa relação merece atenção redobrada. Na Paraíba, por exemplo, as chuvas de 2020 já causaram mais de 1 mil acidentes elétricos.

Nesse sentido, um vídeo bastante chocante tem assustado os internautas. De acordo com a publicação, um homem teria morrido, em Presidente Dutra, após levar um choque do celular que estava no carro. Segundo as imagens, um homem anda descalço em direção ao carro. Ele pisa na poça d’água ao lado do automóvel e mexe em algo. De repente, ele tem espasmos e cai no chão. Em seguida, diversas pessoas correm em direção a ele para socorrê-lo. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

“Morreu de choque. Tava carregando o celular no carro. Foi pegar o celular os pés dentro d’água. Presidente Dutra, ontem. A gente não acreditaria se não tivesse uma câmera”.

Homem morreu ao tomar choque carregando o celular no carro?

As imagens são impressionantes e mostram o momento exato em que o homem leva o choque. Mas será que essa história de que ele teria levado o choque ao pisar na poça d’água e segurar o carregador do celular dentro do carro é real? Não é!

Vamos aos detalhes! Para começo de história, a mensagem segue algumas características de boatos online, como o caráter vago, alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, histórias envolvendo mortes por causa de celular não são novidade na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que mãe, filho e neto teriam morrido após uma descarga elétrica do celular. Também a que apontava que o YouTuber Don Hard teria levado um choque por causa do celular carregando e morrido e, por fim, a que indicava que uma jovem teria morrido eletrocutada após usar os fones de ouvido enquanto o celular carregava.

Ao buscar sobre o incidente, não encontramos nenhuma notícia sobre o ocorrido. Decidimos buscar, então, por mais detalhes sobre as imagens e descobrimos um vídeo que pode esclarecer as coisas.

O canal do Youtube Letrajota (muito bom, por sinal) fez um teste para saber se a bateria de um carro pode matar uma pessoa. De acordo com a explicação, a bateria de um carro possui cerca de 12V e funciona a partir de corrente contínua. Nessa situação, só levaríamos um choque caso encostássemos em dois pólos diferentes ao mesmo tempo.

Ainda segundo o Letrajota, uma pessoa adulta apenas começaria a sentir a descarga elétrica com uma bateria de 80V. Em contrapartida, um carregador de celular possui cerca de 5V a 9V. Mas qual a explicação para o incidente?

O canal Letrajota ressaltou que é possível ver um fio atrás do carro. Note que há um som na parte traseira do automóvel. Para o canal, a explicação mais plausível é que o homem tenha utilizado uma fonte para alimentar o som que, por sua vez, foi conectada à uma tomada externa (o fio que aparece na imagem). Segundo o canl, a fonte poderia estar com fuga de corrente, energizando todo o revestimento metálico e lataria do veículo. Com isso, ao encostar no celular, o homem acabou levando uma descarga elétrica. A situação ficou pior, pois o homem estava descalço e pisando em uma poça d’água.

Por fim, é importante destacar que não há informações sobre o atual quadro de saúde do homem. Até que se prove o contrário, não saberemos se ele está morto.

Em resumo: a história que disse que um homem morreu ao tomar um choque enquanto seu celular carregava no carro é falsa! No vídeo, é possível ver um fio passando por trás do carro. Segundo um canal automotivo, a explicação mais provável é que algum dos componentes do som do carro estivesse com fuga de corrente e tenha energizado o carro, o que, consequentemente, energizou o carregador e causou o incidente. Ou seja, tudo não passa de balela. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/3ciCNDx