Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Havan está sorteando TV de 50 polegadas para quem acertar número premiado #boato

Havan está sorteando TV de 50 polegadas para quem acertar número premiado #boato

Havan está sorteando TV de 50 polegadas para quem acertar número premiado, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Havan está sorteando uma TV de 50 polegadas para quem acertar o número premiado. Para ganhar, só preciso comentar em um post no Facebook.

Não é raro nós termos que vir aqui até o Boatos.org para desmentir promoções falsas no WhatsApp. Mas esse tipo de balela não aparece apenas por lá. A prova está no caso de hoje: uma promoção falsa que viralizou no Facebook. E o nome da empresa envolvida é a Havan.

De acordo com mensagens na rede social, a Havan estaria sorteando 100 aparelhos de televisão. Para ganhar uma TV, o internauta só precisaria comentar um número no post da promoção e esperar ele “mudar de cor”. Leia a mensagem que circula online e que linka para um chat do Messenger com uma página chamada Minha Mente (que não recomendamos o clique):

A Havan Está sorteando uma TV de 50″ !!! Serão 100 Prêmios para os Primeiros que acertarem o Numero PREMIADO! Abre a foto, Comenta um numero de 1 a 60.. Se ele MUDAR de cor, ou te chamarmos no CHAT, Você ganha na HORA! Não perca Tempo, Abra a foto e Comente agora !! Resultado do Sorteio.

Havan está sorteando uma TV de 50 polegadas para quem acertar o número premiado?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Muita gente saiu comentando no tal post e clicando no link em questão. Mas será mesmo que a história que aponta que a Havan está dando um TV de 50 polegadas para quem comentar no Facebook é real? Não, não é.

Quando nos deparamos com a mensagem (vinda de uma página não-oficial e repleta de erros de português), ficamos desconfiados. Ao contrário dos boatos de WhatsApp (que visam roubar dados de usuários), essas promoções falsas em redes sociais servem para angariar seguidores a páginas para que elas sejam vendidas posteriormente. Em um passado distante isso era comum (como você pode ver aqui, aqui e aqui)

Falando em passado, lembramos do comunicado da empresa quando desmentimos outra informação falsa de promoção: “Qualquer outra informação sobre promoção ou vaga que não estiverem vinculadas a um desses canais SÃO FALSAS”.

Com a dica “de ouro” (se não estiver no canal oficial não é real), fomos atrás de mais detalhes nas páginas da empresa. Como era de se esperar, nada encontramos a respeito da tal promoção que, aliás, é bem absurda. Ou seja: se não tá nos canais dá Havan, já dá para cravar que é fake.

Resumindo: a história que aponta que a Havan está dando TVs de 50 polegadas para quem comentar em um post no Facebook é falsa. O modus operandi é manjado em promoções falsas e não a nada sobre o tal prêmio nos canais oficiais da empresa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2pHOzDD