Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Governo vai cortar sinais de internet no Brasil e WhatsApp será bloqueado #boato

Governo vai cortar sinais de internet no Brasil e WhatsApp será bloqueado #boato

Boato – Em função da greve dos caminhoneiros, o governo federal decidiu cortar todos os sinais de internet no Brasil e bloquear o WhatsApp na próxima atualização.

A greve dos caminhoneiros e o desabastecimento resultante da paralisação está causando um “tsunami” de emoções na internet. Tem gente reclamando das consequências da greve e tem gente atacando o governo. De um lado ou de outro, a boataria está correndo solta. E temos mais um boato para desmentir aqui. Melhor, dois boatos.

Circula na internet uma mensagem que aponta que o governo resolveu tomar uma medida drástica para frear a greve dos caminhoneiros: bloquear a internet no Brasil. Dois conteúdos começaram a circular na internet.

Um deles é uma mensagem que aponta que o governo vai cortar todos os sinais de internet do Brasil para que os manifestantes não possam se comunicar. Leia a mensagem que circula online:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

COMUNICADO URGENTE Governo pretende cortar todos os sinais de internet no Brasil nesta sexta feira 25/05 a partir das 15:00h, com o intuito de falhar a comunicação entre os manifestantes da greve! Haverá falha em todos os sinais de internet via rádio, via fibra óptica, via satélite e aparelhos celulares. Repassando urgente

A outra história que está circulando online parte de dois áudios relacionados ao WhatsApp. Um deles fala que o governo, por causa da greve, resolveu bloquear o WhatsApp e por isso pede para que as pessoas não atualizem o aplicativo. O outro fala que a Justiça bloqueou o WhatsApp. Leia a transcrição dos dois textos:

Áudio 1: Pessoal, deixar essa mensagem aí. Bom dia. Se porventura aparecer aí para atualizar o WhatsApp de vocês, não atualizem. Presidente deu ordem para bloquear o WhatsApp, entendeu? Por causa da greve aí que tá acontecendo… a greve tá tomando proporções, aí… enormes, entendeu? Já tá afetando muita coisa, e o presidente mandou bloquear o WhatsApp. Então vai aparecer aí, atualizar o WhatsApp, vai ficar pensando que é para atualizar, vai bloquear o seu aplicativo. Beleza? Então, fica esse alerta aí… divulga esse áudio aí para deixar a população ciente aí… vamos todos contra esses safados aí…

Áudio 2: Galera! Saiu uma nova aí. Vou estar repassando aqui… todos os grupos, tamo repassando… quem pega, vai, passa para frente aí… não vamos parar não. Saiu uma ordem judicial aí que determina bloqueio do WhatsApp em todo Brasil. Dentro de 48 horas. Então o que que tá acontecendo? Todo celular que tiver aí que atualizar, pedir para atualizar o WhatsApp, não atualiza. Que assim que atualizar vai automaticamente bloquear o seu WhatsApp, você não vai conseguir entrar vai ficar dando erro entendeu? Então eu peça, repassa para frente, para o máximo de amigo que puder, porque eu atualizei o da minha esposa, já bloqueou… o meu tá pedindo aqui para atualizar, eu não atualizei. O do meu funcionário pediu para atualizar e não atualizei. Então não atualiza que eu atualizei o da minha esposa bloqueou. Então aí ó todo Brasil aí. A Justiça determinou, valeu? Qualquer coisa você entra nos folha.uol.com.br que lá tá escrito bem detalhadamente: justiça brasileira determina o bloqueio do WhatsApp. Tá ok? Então, repassa para frente aí. Não vamos deixar dar esse golpe no Brasil.

Governo vai cortar sinais de internet no Brasil e WhatsApp será bloqueado?

É isso aí gente: o negócio está tão frenético que a gente já tá desmentindo mais de um boato por texto. E o fato é que, nem a internet, nem o WhatsApp vão ser cortados ou bloqueados no Brasil. Vamos aos fatos.

Vamos falar primeiro da história do corte de todos os sinais da internet. O primeiro ponto que nos deixou desconfiados é a fonte da informação. A história surgiu no mesmo perfil do Facebook publicou outro boato sobre corte de internet no Brasil há algumas (poucas) semanas.

O segundo ponto é mais óbvio. O texto diz que o governo iria cortar a internet às 15h do dia 25/05/2018. Já passamos deste horário e você está aqui lendo o nosso texto no Boatos.org. Ou seja, utilizando-se de internet. O terceiro é lógico: o governo não goza de muita popularidade. Cortar a internet das pessoas seria o tiro de misericórdia (se é que já não foi dado) em qualquer pretensão política de membros do executivo.

Agora, sobre o WhatsApp. A história não só é falsa como também é velha. Dentre as inúmeras vezes que desmentimos boatos relacionados ao bloqueio do WhatsApp no Brasil, houve uma (em 2016) na qual falamos sobre o áudio que fala da próxima atualização. Como o tempo urge e os boatos também, vamos colar a argumentação deste desmentido aqui:

O que o alerta de fato faz é reunir informações ultrapassadas, como o bloqueio de 48hs, que na verdade ocorreu em 16 de dezembro de 2015 para assustar quem quer atualizar o aplicativo. Um serviço que, aliás, é disponibilizado com frequência para o qual não há contraindicações.

Apesar de os impasses com o WhatsApp estarem longe de serem resolvidos, a justiça não decretou o bloqueio novamente e o áudio repassado menciona uma decisão que já aconteceu. Inclusive, na Folha, indicada como fonte no áudio, não há matérias recentes que mencionem o bloqueio do aplicativo.

Tudo que foi dito em 2016 sobre o áudio que fala sobre a atualização do WhatsApp vale para o que fala do bloqueio por causa da greve dos caminhoneiros. Vale só adicionar que, quando houve bloqueios do aplicativo no Brasil, ele se deu até em aparelhos que não passaram por atualização. Ou seja, deixar de atualizar não ajuda em nada.

Resumindo: as histórias que apontam que o sinal da internet vai ser cortado pelo governo do Brasil e que o governo e a Justiça mandaram bloquear o WhatsApp por causa da greve dos caminhoneiros são falsas. Não passam de boatos (novos ou reciclados) que viralizaram na web. Vamos para o próximo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.