Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Gerente geral do Sebrae (ou projeto Am) tem vaga de emprego no WhatsApp #boato

Gerente geral do Sebrae (ou projeto Am) tem vaga de emprego no WhatsApp #boato

Gerente de marketing da Amazon oferece vaga de emprego no WhatsApp, diz boato (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Boato – O gerente geral do Sebrae (ou do projeto Am) está com uma vaga de emprego para as pessoas que responderem a algumas mensagens e fazerem um cadastro

Mesmo após o pior momento da pandemia da Covid-19, uma coisa é fato: ainda temos muitos problemas em termos de economia no Brasil. Um dos piores é o desemprego. Por isso mesmo que uma mensagem que aponta para uma chance de emprego está fazendo sucesso por aí.

De acordo com o texto, o “gerente do Sebrae” (em alguns casos é dito que se trata do “gerente do projeto Am”) oferece uma vaga de emprego para se trabalhar de casa com um bom salário. A única coisa que seria preciso fazer era entrar em contato pelo WhatsApp. Leia algumas das mensagens que estão circulando por aí:

Olá, sou gerente geral do Sebrae [Projeto AM] e atualmente estou recrutando uma equipe de meio período. Salário mensal: 1000-5000. Contato whatsapp. Clique no link abaixo para consultar o gerente.

Gerente geral do Sebrae (ou projeto Am) tem vaga de emprego no WhatsApp?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Tanto na versão “Sebrae” como na versão “projeto Am”, a história se espalhou com todas as forças na internet. Porém, tudo não passa de um golpe.

A história (principalmente na versão projeto Am) é muito parecida com de outro golpe já desmentido aqui no Boatos.org. Na ocasião, a falcatrua era feita por quem se identificava como “gerente da Amazon”.  Quanto à versão Sebrae da história, o roteiro é o mesmo. Tanto que a própria organização desmentiu que esteja oferecendo vagas de emprego pelo WhatsApp. Veja o que foi dito:

Atenção, seguidores! Os criminosos estão com um novo golpe na praça. Fiquem atentos! Desta vez, se passam por gerente do Sebrae, em mensagens pelo WhatsApp, com uma falsa proposta de contratação de equipe, e informam um falso link para atendimento ao cliente – que pode servir para fraudar os seus dados pessoais e financeiros.

Caso recebam e-mail / SMS / WhatsApp em nome do Sebrae, solicitando que cliquem em um link duvidoso, ou que façam algum pagamento, confirmação ou enviem código via SMS, ignorem! São golpes envolvendo a marca, que já estão sendo apurados pela Polícia.

Normalmente, este tipo de oferta é utilizado em golpes de engenharia social. Por meio da interação no WhatsApp, os golpistas buscam obter dados para fazer falsos cadastro, roubar contas em redes sociais e, em alguns casos, pedem dinheiro e somem.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o Sebrae está oferecendo vagas de emprego no WhatsApp. O mesmo pode ser dito pelo tal de “projeto Am”. Tratam-se de mensagens falsas que se aproveitam de uma promessa para enganar pessoas em vulnerabilidade.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: