Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Fotos do vulcão Chillán têm vírus que hackeia o seu celular em 10 segundos #boato

Fotos do vulcão Chillán têm vírus que hackeia o seu celular em 10 segundos #boato

Fotos do vulcão Chillán tem vírus que hackeia o seu celular em 10 segundos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Eles vão enviar fotos do vulcão Chillán. Cuidado! É um vírus que hackeia o seu telefone em 10 segundos.

  Introdução

Houve um tempo no qual tivemos que desmentir uma série de mensagens que supostamente alertavam para algo terrível: um vírus enviado pelo WhatsApp que hackearia o seu celular em 10 segundos. Depois de muito tempo, vamos falar em uma mensagem desta natureza.

De acordo com mensagens que estão sendo espalhadas no próprio WhatsApp e também em outras redes sociais, o mais novo vírus estaria escondido em supostas fotos do vulcão Chillán. Leia:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Eles vão enviar algumas fotos do Vulcão Chillán pelo Whatsapp. O arquivo se chama Erupção em Chillán Chile, não abra ou veja, ele invade seu telefone em 10 segundos e não pode ser interrompido de forma alguma. Passe as informações para seus familiares e amigos. NÃO ABRA. Eles também disseram isso na TV

  Análise

Por se tratar de uma mensagem que fala, principalmente, do WhatsApp, a mensagem se espalhou prioritariamente, no aplicativo de mensagens. Porém, vimos a história também circular por redes sociais como o Twitter, Facebook e outras.

Assim como um “bom boato”, a mensagem tem algumas características como o caráter vago, o tom alarmista,  os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis. Não bastasse, há o pedido de compartilhamento.

Também como um boato clássico, a mensagem remete a histórias que já desmentimos. Só sobre “vírus que hackeia o celular”, já desmentimos fake news que apontavam para “prenderam o Lula”, “dança do papa“, “Mariana e a caneca” e outros.

Na parte da checagem do texto, vamos responder às seguintes perguntas: 1) É verdade que há hackers enviando a tal foto do vulcão Chillán para passar um vírus no WhatsApp? 2) Existe o tal vulcão Chillán? 3) É verdade que haja uma foto no WhatsApp que consegue hackear o seu celular em 10 segundos?

Checagem

É verdade que há hackers enviando a tal foto do vulcão Chillán para passar um vírus no WhatsApp?

Não, absolutamente. Assim como em todos os outros casos citados, não há qualquer registro de que o alerta seja real. Na realidade, nem há qualquer pessoa que tenha enviado a tal foto com vírus. Na realidade, sequer há lógica na premissa (o que vamos explicar mais para frente).

Existe o tal vulcão Chillán?

Mais ou menos. O vulcão que talvez tenha sido mencionado não se chama Chillán. Na realidade, há um vulcão no Chile de nome Nevados que fica na cidade de Chillán. Vale apontar que também não há nenhum hacker se aproveitando da imagem do Nevados.

É verdade que há uma foto no WhatsApp que consegue hackear o seu celular em 10 segundos?

Na realidade, não. Felizmente, o WhatsApp só aceita que imagens sejam compartilhadas em alguns formatos como, por exemplo, JPG e PNG. Ao contrário de arquivos executáveis, eles não têm capacidade de instalar vírus no seu celular.

Conclusão

Fake news 👎❌

É falso que haja hackers enviando vírus por meio de uma foto de um vulcão chamado Chillán. Trata-se de uma nova versão de um velho fake que já desmentimos na Internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm