Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Facebook está bloqueando posts com “Bolsonaro reeleito” na rede social #boato

Facebook está bloqueando posts com “Bolsonaro reeleito” na rede social #boato

Facebook está bloqueando posts com “Bolsonaro reeleito” na rede social, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Posts com os dizeres “Bolsonaro reeleito” estão sendo bloqueados, censurados e marcados como spam no Facebook.

Além da mídia, as redes sociais (também chamadas “carinhosamente” de big techs pelos detratores) também são alvos de pessoas que costumam espalhar boatos na internet. As acusações de “censura” não só ficam restritas a publicações falsas desmentidas como também a “postagens aleatórias”.

Outro dia, desmentimos um boato que apontava que o Instagram estava censurando postagens com os dizeres Lula genocida. Hoje, a acusação é contra o seu “irmão” Facebook. De acordo com o texto que circula online, a rede social está censurando posts com os dizeres “Bolsonaro reeleito”.

A mensagem diz o seguinte: “Hoje me deparei com essa MERDICE do foicebuk. Um post dizendo “Bolsonaro reeleito” bloqueado e considerado spam kkkkkkkk esse foicebuk mortadela”. A prova seria um print de um conta que usava uma imagem “Reeleito! #EleSim” junto com o aviso “11 dos seus comentários vão contra nossos padrões sobre spam Seu comentário viola os Padrões da Comunidade sobre spam”.

Facebook está bloqueando posts com “Bolsonaro reeleito” na rede social?

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Não demorou muito para a denúncia surgir com tudo em grupos bolsonaristas (inclusive no próprio Facebook). Porém, não é verdade que está proibido publicar “Bolsonaro reeleito” na rede social (ou qualquer outra).

Além do histórico desse tipo de fake, a mensagem, por si só, já carrega uma contradição imensa. Como você viu ali em cima, a mensagem tem, inclusive, a palavra “Bolsonaro reeleito”. Vamos pensar: se houvesse um bloqueio contra a palavra em questão, a postagem “denunciando” sequer teria aparecido na rede social.

Para além disso, o print que acompanha a mensagem não prova que a publicação “bloqueada” era “Bolsonaro reeleito”. Não é mostrada a publicação que foi bloqueada. A palavra “reeleito” aparecia somente na imagem da conta que foi bloqueada (por sinal, a imagem não foi). E por que a conta seria bloqueada? Há algumas hipóteses. Veja o que diz a própria página no Facebook que trata do assunto:

Se você recebeu um aviso de que estava enviando spam, você pode ter: – Enviado solicitações de amizade para pessoas que não conhece na vida real. – Publicado ou compartilhado algo muito rapidamente ou com muita frequência em um curto período de tempo. – Marcado ou enviado mensagens para pessoas que não fazem parte do seu grupo de amigos. – Enviado uma mensagem ou um link que foi marcado como indesejado por alguém. – Entrado em contato com pessoas para fins comerciais sem consentimento. Caso queira usar o Facebook para sua empresa, crie uma Página do Facebook.

É importante citar que fizemos testes com a palavra “Bolsonaro reeleito” em publicações (inclusive o post chamando este texto, que está no Facebook) e, como era de se imaginar, não fomos bloqueados ou marcados como spam.

Resumindo: a história que aponta o Facebook está censurando publicações com as palavras “Bolsonaro reeleito” é falsa. Além de a mensagem se contradizer em relação à acusação, nossos testes mostraram que, se a postagem não for contra as políticas de spam (tipo publicar “mil vezes” a mesma coisa), é possível externar o seu desejo (ou medo, sei lá).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: