Coca Cola dá fundo de bem-estar para quem compartilhar link no WhatsApp #boato

Boato – A Coca Cola está dando um fundo de bem-estar de R$ 1000 para as pessoas que entrarem em um site, responderem a perguntas e compartilharem um link com amigos no WhatsApp.

Não bastasse o grupo de golpistas que espalha informações falsas no WhatsApp ficarem criando “novas promoções” com o nome de empresas diferentes, agora eles estão criando novas versões de ofertas falsas sem ao menos mudar o nome da empresa.

Outro dia, o Boatos.org desmentiu a informação falsa de que a Coca Cola, por causa do aniversário, estaria dando prêmios para as pessoas que entrassem em um site, respondesse a algumas perguntas e compartilhasse um link no WhatsApp. Hoje, a história mudou “um pouquinho”.

De acordo com mensagens que estão viralizando no WhatsApp, a Coca Cola teria criado um “fundo de bem estar” e estaria dando R$ 1000 (1000 real, de acordo com o texto) para as pessoas que entrassem no site e seguisse os mesmo passos. “Fundo de Bem-Estar da Coca-Cola Clique para entrar para participar da pesquisa, tenha a chance de ganhar o 1000 REAL”, diz a mensagem. Leia o conteúdo contido no site (na versão que vimos era uma página com domínio .cn, da China):

Parabéns! Coca Cola Celebração do 20º aniversário! Parabéns! Hoje, 13 abril, 2021, Você tem muita sorte de ser selecionado para nossa pesquisa. Em apenas um minuto, você receberá um prêmio maravilhoso! Preparamos algumas recompensas para quem participa da pesquisa. Você só tem 4 minutos e 21 segundos, para responder a esta pesquisa! Apresse-se, o número de prêmios disponíveis é limitado!

Questão 1 de 4: Você conhece o Coca-Cola? Sim não Questão 2 de 4: Quantos anos você tem? 18-29 30-39 40-49 50+ Questão 3 de 4: O que você acha do Coca-Cola? Muito bom Inacreditável OK Não tão bom Questão 4 de 4: Você escolheria beber Coca-Cola? Sim não Parabéns, suas respostas foram salvas com sucesso! Você tem a chance de ganhar presentes. Você deve selecionar a caixa correta com seu prêmio dentro. Você tem 3 tentativas. Boa sorte! OK

Parabéns! Você fez isso! Você ganhou o 1000 REAL! *** AS REGRAS *** 1. Você deve contar a 5 grupos ou 20 amigos sobre nossas promoções. 2. Digite seu endereço e baixe o aplicativo. 3. Os presentes serão entregues dentro de 5 a 7 dias OK Parabéns! Coca Cola Celebração do 20º aniversário!

Parabéns!! Seu prêmio é: 1000 REAL, siga as instruções na próxima página para reivindicar seu prêmio! 1. Compartilhe com 5 grupos / 20 amigos no WHATSAPP (clique no ícone ‘WhatsApp’ abaixo) 2. Clique em ‘Continuar’ para receber presentes. WhatsApp Compartilhe até que a barra azul esteja cheia! Continuar Esta oferta é válida por 500 segundos.

Parabéns! O ultimo passo: Você tem que concluir esta etapa final! 1. Você deve instalar o aplicativo abaixo e uma vez instalado, você deve abri-lo por 30 segundos. (Lembre-se de que esta etapa é muito importante) Depois de concluir as ações acima, aguarde até que o administrador verifique, a revisão será concluída em 24 horas. Seu prêmio será distribuído em 5 dias Registro completo

Coca Cola dá fundo de bem-estar para quem compartilhar link no WhatsApp?

A mensagem se espalhou rapidamente em redes sociais e deixou muita gente impressionada. Porém, trata-se de um fake quase igual ao que desmentimos (a única diferença está no “motivo” da oferta”. Como quase tudo que falamos vale para hoje, relembre o que foi escrito.

Na realidade, o que acontece é sempre a mesma coisa. Mesmo que você siga todas as instruções, acaba sendo redirecionado a um site que não vai lhe entregar os prêmios. As opções são três. 1) Um site pesadíssimo que vai fazer o seu celular travar. 2) Um site redirecionado por publicidade. 3) Um outro site com promoções falsas. Veja o que falamos, em vídeo, sobre o assunto:

Vale apontar que o site da tal “promoção da Coca Cola” não é oficial. Além de ter um domínio estranhíssimo (na versão que vimos era um domínio .cn, da China), o site tem diversos erros de ortografia (provavelmente de traduções mal feitas) e se contradiz até na idade da empresa (tem versão que fala em 20 anos. Outras em 90 e 100).

Por sinal, nada encontramos ao buscar pelo assunto nas redes sociais da Coca Cola e, na realidade, a Coca Cola está completando 129 anos em 2021 (foi fundada no ano de 1892). Ou seja: nem 20, nem 90 e nem 100.

Só um detalhe está diferente no fake de hoje: o do tal fundo de bem-estar. Até achamos uma página da Coca-Cola que fala sobre diversas ações da empresa. Mas, nenhuma está relacionada a um “fundo de bem-estar” ou mesmo a compartilhamento de links no WhatsApp.

Resumindo: cá estamos só para reforçar que a história que aponta que a Coca Cola está dando um fundo de bem-estar para as pessoas que compartilharem um link de um site com domínio chinês é falsa. Se você vir um link desses, não clique nele e, se puder, avise a pessoa que compartilhou que o boato já foi desmentido por aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3tP2fIR
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet